Review Huawei P8 Lite – Análise em vídeo e texto

Depois de termos visto a apresentação do Huawei P8 em Lisboa, vamos agora testar o modelo mais pequeno e mais económico, o Lite, e ver se é uma boa opção para vocês.

Exteriormente, é fino e leve, com um design premium e é agradável de se segurar, até porque atrás não é perfeitamente liso e por isso agarra-se bem à mão. E de lado tem os botões bem colocados e fáceis de aceder com o polegar. O ecrã é de 5 polegadas, com resolução de alta definição e embora não seja Full HD como muitos telefones deste preço, as cores são nítidas e tem um largo ângulo de visão.

Uma câmara de grande detalhe, pouco comum em telefones de gama média

À frente tem um LED de notificações e uma câmara de 5 MP com muito boa qualidade e para quem valoriza as selfies, aqui tem uma pequena caixa propositadamente próxima da câmara, para assim conseguirmos ver se estamos bem na fotografia e para parecer que estamos a olhar para a lente e não para o ecrã.

Atrás, a câmara é de 13 MP e é muito boa, conseguindo captar imagens com grande detalhe, e este é um ponto muito forte deste Huawei. Quanto aos vídeos, é capaz de gravar em Full HD, não sendo possível filmar em 4K, o que é normal nesta gama de preço.

Por baixo, tem um altifalante capaz de emitir um som surpreendentemente alto e nítido, tendo em conta o tamanho deste P8, embora não seja tão bom quanto o Moto G que analisámos recentemente e que tem 2 altifalantes à frente.

Firmware e Ecossistema

Por dentro, corre o Android 5 Lollipop e tem a máscara da Huawei que altera o aspeto e adiciona funcionalidades, como as notificações que estão organizadas cronologicamente, e a possibilidade de diminuir o ecrã para um lado para facilitar a utilização com uma mão nalguma situação, ou simplesmente chegar o teclado para um lado e ainda adicionar um botão em baixo para baixar a barra de notificações sem termos de ir lá cima. Outra funcionalidade é a possibilidade de pressionar 2x o botão de diminuir volume para tirar uma fotografia instantaneamente.

Huawei P8 Lite back

Desempenho

Quanto ao desempenho, as transições são fluidas e é relativamente rápido a abrir aplicações, estando ao nível do Moto G e do Vodafone Smart Ultra 6 que analisámos recentemente. E mesmo nos jogos a qualidade dos gráficos é muito boa e a experiência de utilização é agradável.

Por ser tão fino, a bateria é relativamente pequena e no nosso teste aguentou um dia de utilização moderada com 15h de WiFi, 3h30 de ecrã e 1h de Youtube, o que não é muito, mas se precisarem de mais algum tempo de bateria podem ativar o modo de ultra que reduz o telefone às funcionalidades básicas.

O P8 Lite suporta a internet móvel 4G e tem uma entrada para cartões de memória para expandir os 16 GB de armazenamento, ou então pode-se usar essa entrada para colocar outro cartão de rede e tornar este Huawei num Dual SIM. O preço é de 200€ na Amazon ES.

Vale a pena?

Em conclusão, para quem procura um telefone fino e leve, este Huawei tem um bom desempenho e uma ótima câmara, fazendo dele um telemóvel muito bom para o dia a dia. Por outro lado, por este preço há telefones com melhor ecrã e mais bateria.

E para vocês, é muito importante o ecrã e a bateria, ou preferem um telefone mais fino e mais leve e que tenha um bom desempenho e boa câmara? Partilhem connosco as vossas opiniões nos comentários!

Queremos ainda deixar um agradecimento à Globaldata por nos ter cedido este Huawei para testar.

 

Bateria
85
Ecrã
85
Câmara
90
Som
90
Desempenho
90
Design e conforto
90
Software
85
Review dos Leitores52 Votes
70
Fino, leve e com um design premium
Boa câmara
Bom desempenho
A bateria podia ser melhor
Há telefones deste preço com melhor ecrã
88
  1. Boa tarde, é verdade que a coluna do lado esquerdo é o único altifalante e do lado direito é um micro?
    Já tenho o telemóvel há algum tempo, mas só à poucos dias é que reparei que apenas a coluna do lado esquerdo é que dava som. Já li alguns artigos que afirmam que do lado direito é um micro. Gostaria de saber se está correto. Obrigada

  2. Olá. boa tarde. Estou muito indecisa entre o Huawei P8 Lite e o Vodafone Smart Ultra 6 pode me ajudar? Qual é que me aconselha?

      1. Olá, obrigado 🙂 estava muito indecisa na escolha. Tenho medo de comprar e depois me arrepender. Nunca tive um Huawei e por isso estava na dúvida.

  3. Boa noite, estou a pensar adquirir um smartphone 5″, as dúvidas estão entre o Sony Xperia M4 Aqua ou o Huawei P8 Lite. Qual poderá ser a melhor opção de compra tendo em conta o desempenho de câmaras, bateria, processador e sistema android?
    Obrigada, continuação de um bom trabalho.

  4. Boa noite. Eu tenho um LG d290n, e gostaria de saber se me aconselha a trocar este aparelho pelo huawei p8 lite. Obrigado

  5. Viva
    Já li tanta coisa que acabo por não saber o que fazer. Neste momento estou indeciso entre o HUAWEI P8 LITE, o bq Aquaris M5 e o Xiaomi MI4I.
    Consegue-me ajudar.
    Cumprimentos

  6. Boas, gostaria de saber se este telemóvel com o tempo e com algumas aplicações (pesadas ou não) se diminui o seu rendimento de forma significante? Digo isto pois tenho um LG que no início era relativamente rápido e agora está bastante lento mesmo com poucas aplicações.
    Obrigado e continue com o bom trabalho 🙂

    1. Olá Filipe,

      Isso acontece com todos, mais cedo ou mais tarde, mas nesse caso um Nexus ou um Motorola são mais indicados 🙂

  7. Olá Tiago Ramos,
    Vi hoje esta REVIEW HUAWEI P8 LITE e gostei, aliás o P8 Lite já me agradava sobretudo pela sua leveza!
    Dado estar a pensar comprar um novo smartphone 5″ (isto porque actualmente, tenho o velhinho Samsung 4″ Galaxy S Duos S7562), procuro android (se possível última versão), sobretudo leveza, o melhor em dimensões, bom desempenho e bateria com boa duração (não precisa de ser óptima, dado não ser utilizador intensivo do smartphone, não uso durante todo o dia). E com boas câmaras para fotos.
    Agora estou confuso e indeciso (há muitas opções!), essencialmente, entre estes, Huawei P8 Lite, Huawei Ascend P7, BQ Aquaris M5 4G FHD. (não pretendia gastar muito mais de 270€).
    O que mais me agrada, é o Huawei Ascend P7, pelo desempenho, câmaras e dimensões será que vale o investimento ?
    Ou deverei optar por outro ?
    Agradeço desde já todas as sugestões! 🙂

    1. Olá Sérgio,

      O Huawei tem melhor câmara, processador, mais armazenamento e é por isso a minha recomendação 🙂

  8. Olá, quero trocar de telemóvel e estou indecisa entre o Huwaei P8 lite e o BQ Aquaris M5 4G. Qual é a vossa opinião, qual é a melhor aposta? Obrigada

  9. Li a análise sobre este equipamento, que gostei. Estando a pensar numa compra de um telemóvel com caracteristicas semelhantes, qual ou quais as alternativas que me pode sugerir, nesta relação qualidade/preço.
    Rodrigues

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Bateria
Ecrã
Câmara
Som
Desempenho
Design e conforto
Software
Final Score