Review-Honor-9-NewEsc-portada-1200x600

[Review] Honor 9: A perfeição da elegância

Design
95
Ecrã
85
Rendimento
87
Câmaras
85
Ecossistema
90
Review dos Leitores4 Votes
71
Excelente Design
Performance de topo
Boa câmara
Preço competitivo
Falta de vidro protetor
Suscetível a dedadas e escorregadio
88

A Honor sempre foi uma marca que nos fascinou bastante, principalmente pelo design que incorporam nos seus smartphones, sempre elegantes e com características diferenciadoras. Claro que ficamos bastante contente quando pudemos meter as mãos no Honor 9, o novo flagship da marca.

Este acompanhou-nos numa viagem pela Alemanha

Onde descobrimos excelentes vistas ideais para testar a câmara do Honor 9. Um smartphone lindo, fácil de manusear e com uma excelente câmara, capaz de boas fotos em qualquer situação.

Design do Honor 9

O Honor 9 é um smartphone extremamente elegante com, talvez, um dos melhores designs que já vimos num dispositivo deste género nos últimos anos.

A parte da frente é bastante parecida com a do Huawei P10, ou não fosse o Honor 9 powered by Huawei, mas a sua parte traseira é a sua característica que o distingue dos demais.

Honor 9 1

Possui uma forma arredondada ao estilo edge visto, por exemplo, nos Galaxy da Samsung, feita em metal com uma cobertura de silicone de titânio, cujo padrão permite reflexos impressionantes a que a Honor chama “efeito aurora”.

Na apresentação do dispositivo, foi-nos dito que a cada 100 unidades produzidas, o padrão é alterado pelo que é provável que o vosso dispositivo seja praticamente único.

Botões capacitivos FTW!

O Honor 9 possui ainda uma câmara dupla, apesar de não ser Leica, um sensor de impressões digitais frontal e, para meu agrado, botões capacitivos que pensei nunca mais iriam voltar.

Honor 9 3

Também possui uma interface de áudio 3.5mm e ligação USB Type-C, com suporte a Fast Charge, e que é realmente fast. Podem também colocar um cartão SD e um SIM ou dois cartões SIM em simultâneo.

Infelizmente, o Honor 9 não vem com uma película protetora no ecrã como é habitual nos Huawei. Em contrapartida, traz uma capa traseira em plástico rígido.

No entanto, esta capa fica facilmente riscada, o que diminui uma boa parte do efeito aurora que a Honor tanto publicita. Ainda assim é melhor que ter o metal cheio de impressões digitais.

Performance não ficou esquecida

É comum existirem smartphones que se focam muito no design ou numa característica específica, como a bateria, mas cuja performance deixa a desejar.

Felizmente, o Honor 9 possui excelente design e performance a condizer. Isto deve-se ao facto de, no seu interior, possuir as mesmas especificações do Huawei P10, o flagship da Huawei.

Powered by Huawei!

Isto significa que vão encontrar um SoC Kirin 960, com um Cortex A73/A53 Octa-core e uma GPU Mali-G71 MP8, tudo igual ao Huawei P10.

O ecrã de 5.15 polegadas a 1080p e 70% de screen-to-body ratio permite que possam utilizá-lo de forma ergonómica, com uma só mão.

Com estas especificações, possuem um dispositivo bastante fluido e apelativo aos olhos.

Além disso, o sistema operativo é o Android 7.0 e vem com o EMUI 5.1 por cima, que é para nós, uma das melhores interfaces para Android disponível no mercado. Seguramente que contará com upgrade para o futuro-novo Android Oreo.

Honor 9 2

Já falámos muitas vezes de como EMUI é fantástico, com a versão 5.1 a ser uma interface extremamente limpa e fácil de utilizar. Inclusive para multi-tasking e o Honor 9 apenas tem a ganhar por utilizar esta UI.

O Honor 9 possui ainda um sistema de áudio chamado Huawei Histen, que permite efeitos de som 3D de alta qualidade, com um equalizador poderoso e cheio de opções.

Infelizmente, o Honor 9 que recebemos não vinha com os headphones compatíveis, mas experimentámos na sua apresentação e é um excelente companheiro de filmes e música.

Câmara não é Leica, mas é muito boa

A câmara do Honor 9 foi algo que nos surpreendeu pela positiva. Apesar de não estar incluída na parceria com a Leica, possui na mesma uma excelente qualidade.

O que aqui temos é um sensor de 20MP monocromático acompanhado de outro de 12MP a cores, com uma abertura f/2.2 e uma câmara frontal de 8MP com abertura f/2.2.

Honor 9 4

As fotos apresentam cores bastante vivas, não se nota aquele granulado quando se faz zoom e o sistema de estabilização é muito bom. Com o smartphone a corrigir qualquer trepidação que a foto possua.

A câmara ainda possui vários modos já existentes no Huawei P10 e característicos dos dispositivos Huawei. Modos como a foto e vídeo profissionais, grande abertura, pintura de luz, Supernoite, entre outros.

Um dos modos diferenciadores, é o Panorama 3D

Este modo funciona como uma foto panorâmica normal, mas em vez de apenas apontarem a câmara de uma ponta à outra do plano que querem, têm de se mover à volta do objeto, criando assim uma foto em 360º que podem ver, por exemplo, em VR.

É uma excelente característica e muito útil caso queiram, por exemplo, mostrar algum objeto a alguém podendo assim mostrar esse objeto de diversos ângulos.

Podem ver algumas das fotos tiradas com o Honor 9 neste album!

Para os que gostam de gravar muitos vídeos, ficarão satisfeitos ao saber que o Honor 9 também grava em 4K.

Bateria e temperaturas

O Honor 9 vem equipado com uma bateria de 3200 mAh. Esta capacidade é boa para o uso comum e sem exageros, mas no nosso caso, que utilizamos GPS, dados e o Pokémon GO durante uma boa parte do dia, está longe de ser ideal, sendo que durava uma tarde com tudo isto ligado.

Não podíamos deixar de apanhar o Zapdos!

Assim, se gostam de passar o dia a apanhar Pokémon, vão ter de levar as vossas powerbanks convosco.

A temperatura também não é a ideal, sendo que aquece ligeiramente. Esta dispara quando o usamos enquanto carrega, quer na tomada, quer com powerbank como aconteceu durante a nossa viagem.

Isto leva a que comecem a suar das mãos, o que faz com que fiquem com a capa traseira cheia de marcas ou escorregue, algo que pode acontecer dada a superfície extremamente lisa da capa traseira.

Conclusão

O Honor 9 é um smartphone que nos agradou bastante. Possui um design brilhante, performance de topo e uma câmara de grande qualidade. O melhor de tudo é que custa pouco mais de 400€ na loja oficial da marca, algo que na minha opinião é uma situação de win-win face ao Huawei P10, apesar de terem públicos alvo diferentes.

Apenas não gostei do facto de não vir com vidro protetor, escorregar facilmente e ser facilmente marcado pelas mãos.

Além disso apenas está disponível para compra online, algo que pode afastar muitos cépticos que preferem ir à loja e comprar os seus dispositivos na hora.

 

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ecrã
Rendimento
Câmaras
Ecossistema
Final Score