HITMAN3 ps5 xbox series x

Review Hitman 3 – O mundo do assassinato, aperfeiçoado

Review dos Leitores0 Votes
0
O Melhor
Excelente liberdade nos cenários que permite experimentação e criatividade
Bons gráficos e excelente otimização
História cativante
O Pior
IA não evoluiu ao longo da trilogia
85
Hitman 3 Packart

Hitman 3

PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S

Kinguin Logo

Apesar das impressões do reboot de Hitman em 2016 não terem sido as melhores, principalmente devido à estrutura episódica do jogo, a IO Interactive (IOI) fez um excelente trabalho em criar um conjunto de sandboxes que introduziram uma liberdade sem precedentes na série.

Em Hitman 2 a IOI introduziu mais mapas e aumentou a quantidade de opções que temos para interagir com o mundo e assassinar os alvos e em Hitman 3, apesar de ter menos 2 níveis, a IOI atingiu praticamente a perfeição no que toca a ter um cenário credível e vivo, com imensos caminhos e opções para escolher.

Derrubar o poder escondido

Após descobrir a identidade dos parceiros da Providence, a organização que tenta controlar o mundo a partir das sombras, o Agente 47 visita vários locais do mundo em busca destes alvos.

Como disse, apesar de existirem menos cenários em Hitman 3, do que havia em Hitman 2, a complexidade e opções em cada um é muito superior ao que existia nos jogos anteriores.

Imediatamente ao iniciar cada nível, deparam-se logo com várias alternativas possíveis para iniciar a caça, quer pelo posicionamento de certos alvos chave, como empregados, guardas, etc., quer pelo aparecimento das já típicas missões de história que, caso as sigam, permitem criar uma oportunidade de assassinato de um ou mais alvos simultaneamente.

Dubai Location

Também existem várias formas de infiltração, quer usando disfarces, quer movendo sorrateiramente enquanto causam distrações para afastar os inimigos do caminho. Em alguns mapas, podem simplesmente esperar num certo sítio durante vários minutos até o alvo aparecer sozinho, como um quarto ou um escritório.

A história está bastante bem escrita e as cutscenes, que finalmente deixaram de ser uma apresentação de PowerPoint, mantêm a intriga elevada enquanto desenvolvem a personalidade do Agente 47 e dos que o rodeiam.

Cada cenário pode ser terminado de forma bastante rápida, se souberem o que fazer, mas diria que cada missão pode durar cerca de 1 hora ou até mais, na primeira vez que as completarem.

Excelente variedade de cenários

Em Hitman 3, cada cenário é completamente diferente dos demais e todos possuem objetivos e mecânicas únicas.

Dartmoor Location

O primeiro cenário, passa-se numa torre recém construída no Dubai, que se eleva acima das nuvens, numa alusão ao Burj Khalifa e temos dois alvos que se encontram na festa de inauguração.

O segundo cenário passa-se numa mansão em Inglaterra, com os típicos labirintos de arbustos à volta e um cenário digno de um filme de 007 no interior. Uma das missões de história, permite-vos infiltrar como um inspetor privado enquanto investigam um crime quase ao estilo de um livro da Agatha Christie. Foi o meu favorito

O terceiro cenário passa-se numa discoteca em Berlin, que se encontra numa antiga central geotérmica agora abandonada. O que torna esta missão especial, é o facto de não sabermos quem é o alvo, nem a sua quantidade, o que nos leva a ter de investigar todos estes detalhes, enquanto evitamos ser descobertos.

O quarto cenário é provavelmente o que tem melhor estrutura, uma vez que possui dois locais completamente distintos um do outro. Passa-se na China e é composto por um daqueles bairros típicos das mega cidades chinesas e uma instalação subterrânea usada para espiar o mundo inteiro. É o primeiro nível em que podemos usar a câmara para interagir com elementos como portas, janelas ou escotilhas.

hitman 3 every location revealed aqnk

Após este cenário, viajamos para a Argentina onde vamos ter de nos infiltrar numa festa no meio de uma vinha. A estrutura lembra um pouco Sapienza, mas é também a missão em que os elementos da história se integram melhor na sandbox e nos obriga a ter de ser bastante precisos nas nossas ações.

Por fim, temos um epílogo e o cenário não tem nada a ver com o que vimos em nenhum dos jogos da trilogia, diria que em nenhum dos jogos Hitman alguma vez feitos (pelo menos que me lembre).

Gráficos, Performance e Som

Graficamente, Hitman 3 é muito bom. A IOI atualizou os jogos anteriores com algumas das melhorias de Hitman 3 e acabou por unificar todos os jogos num único.

Elementos como Screen Space Reflections tornam o jogo muito mais bonito e com melhores reflexos, apesar de nalguns sítios parecer um pouco estranho, especialmente em cúpulas de vidro que refletem elementos que não existem.

Alguns elementos como texturas de árvores, relva, etc., também foram melhorados e foi introduzida física em tecidos e folhagem que antes não existia.

HITMAN3 BlogHeader

Se há coisa que me queixo, é de que este jogo precisa de um update com RTX, acho que o elevaria a um novo nível.

Performance é muito boa, no PC que uso com uma RTX 2080Ti, i7 9700K, 32GB de RAM e com o jogo instalado num SSD, a performance é excelente e nunca desce das 100 fps, mesmo com tudo ao máximo e imensos NPCs no ecrã.

O jogo possui ainda uma versão para PSVR, que não testei por jogar no PC, mas esta versão permite jogar em VR todos os mapas, incluindo os dos jogos anteriores claro, com um custo gráfico, mas que permite uma imersão nunca vista na série.

A nível de som, a banda sonora é excelente, especialmente nos momentos mais tensos que dão uma sensação de urgência.

Conclusões

Hitman 3 é o culminar de 4 anos de melhorias contínuas no design de níveis. A história também acaba por ser bem contada e possui um fluxo que se adapta bem ao estilo de sandboxes individuais, que é cada cenário.

A IOI atingiu um grande patamar no que toca a interação com o mundo de jogo, opções para escolher e, principalmente, replay value que neste jogo é enorme.

Fico com grandes expectativas para ver o que o estúdio consegue fazer com a licença de 007, que supostamente vai ser uma nova trilogia.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ecrã
Performance
Autonomia
Autonomia e alcance
Câmaras
Ecossistema
Qualidade/Preço
Ergonomia
Audio
Micrófono
Personalização
Video
Fotografia
Conectividade
Final Score