Corsair-VOID-PRO-RGB-Wireless-NewEsc-portada

[Review] Headset Corsair VOID PRO RGB Wireless

Design e construção90
Comodidade95
Som95
Microfone 90
Software80
Autonomia e alcance95
Reader Rating2 Votes85
Auriculares extremadamente cómodos
Excelente qualidade de som
Bom alcance e autonomia
Construção robusta e duradeira
Bom feedback, EQ, etc...
O software poderia ter mais opções de personalização
Sentimos a falta de um botão de mute dos auriculares - o microfone conta com duas formas distintas de mute
Se tiveres a cabeça pequena, podem não isolar tão bem o ruido
91

Quem disse que o verão é um momento com poucos lançamentos Gaming? Nada disso, e para provar isso mesmo, hoje trazemos a review dos Corsair VOID PRO RGB Wireless.

A Corsair decidiu mostrar a sua artilheria apresentando uma Gama VOID totalmente renovada, e com vários dispositivos. Desta forma todos os utilizadores poderão encontrar aquele headset que melhor se adapte ao que está a procura, e também à sua carteira.

Nós tivemos a sorte de experimentar os VOID PRO RGB Wireless, uns headset inalámbricos com som envolvente virtual Dolby 7.1, e as sensações que nos deixou são de um produto de muita qualidade. Vejamos mais de perto este dispositivo.

Corsair VOID PRO RGB Wireless: características

Em primeiro lugar, vamos fazer um resumo das caracteristicas técnicas destes hearset Corsair VOID PRO RGB Wireless.

Conexão Inalámbrica 2.4 GHz com receptor USB
Iluminação RGB
Som Dolby 7.1
Drivers Imãs de neodimio de 50mm
Autonomía Até 16 horas
Resposta em frequência 20Hz – 20KHz
Impedância 32 Ω a 1kHz
Microfone Unidireccional com cancelação de ruido
Impedância do microfone 2.0 kΩ
Resposta na frequência do microfone 100Hz – 10kHz
Sensibilidade -38 dB (± 3 dB)
Dimensões 228mm x 242mm x 108mm, 390 gramos

Corsair VOID PRO RGB Wireless NewEsc general

Design

Estes Corsair VOID PRO RGB Wireless são uns dispositivos que quase podíamos qualificar de elegantes. As suas linhas rectas, a escolha dos seus materiais e as cores (que, podemos dizer, são muito variadas) tornam este headset num dispositivo que chama a atenção desde o primeiro momento.

Se falarmos da sua construção, a Corsair demonstra, uma vez mais, que sabe fabricar dispositivos bastante robustos e que transmitem uma sensação premium, como estes Corsair VOID PRO RGB Wireless.

Os auriculares estão montados sobre uma diadema com núcleo metálico, encoberta de diferentes plásticos na zona superior. A parte inferior está acolchoada com uma espuma cómoda, grossa e suave, mais cómoda que a de outros headset premium, como os Razer Man O’War.Corsair VOID PRO RGB Wireless NewEsc esponja cabeza

Como é habitual, a Corsair traz um dispositivo com uma construção e comodidade por em cima da média, e esteticamente atrativo

Em relação aos ear cups, na parte externa temos um plástico obscuro semitransparente que permite ver o logo da Corsair iluminado (iluminação RGB que podemos configurar graças ao CUE). No interior, por outro lado, vem protegido com uma espuma com memoria (semelhante à da banda superior), que é incrivelmente cómoda mesmo após várias horas de utilização.

Estes auriculares são Circumaurais, pelo que envolvem as orelhas completamente. O material de contacto que recobre a espuma é uma tela de microfibra transpirável, assim que não são uns headset que aquecerão as orelhas. Pelo contrário, são cómodos e agradáveis de usar.

Além disso, são bastante leves e exercem pouca pressão nos laterais da cabeça. Isto permite que sejam muito cómodos, mas tem dois pontos negativos. O primeiro é que se tiverem a cabeça pequena, possivelmente sejam um pouco grandes, mesmo que os ajustem ao mínimo. O segundo ponto é que se mexem um pouco com giros rápidos da cabeça.Corsair VOID PRO RGB Wireless NewEsc detalle espuma lateral

Outro incoveniente é que, para utilizadores com cabeças pequenas, ao não exercer muita pressão nas orelhas, não isolam tão bem o ruido externo, especialmente pela zona inferior dos auriculares.

Em relação à distrubuição dos elementos nos Corsair VOID PRO RGB Wireless encontramos que, na parte externa do auricular esquerdo temos o microfone extraível, o botão para ligar e apagar, e o botão de mute para o microfone. Na zona inferior encontramos a conexão microUSB para carregar e a roda para mudar o volume e o modo de ecualizador.

Corsair VOID PRO RGB Wireless NewEsc botones lateral

Aqui fazemos uma menção especial ao microfone. Este microfone, que inclui uma esponja para suavizar as frequências mais altas, é flexível, pelo que o poderão colocar como quiserem. Além disso, ao extrair ou esconder o estarão a desativar ou ativar. Podem saber quando está ativo graças ao LED vermelho que está ao fim do mesmo.

Em relação ao microfone, nos perguntamos: porque incluíram um botão para desativar o microfone se este se ativa e desativa ao extrair ou incorporar nos auriculares?Corsair VOID PRO RGB Wireless NewEsc micrófono

Talvez tivesse sido mais útil ter deixado esse botão para outra opção (por exemplo, que os auriculares nos dissessem o nível da bateria, ou para desativar a iluminação com um só toque, ou até parar mutear o som dos auriculares diretamente…).

Os Corsair VOID PRO RGB Wireless oferecem dois botões diferentes para desativar o microfone, mas nenhum para mutear o som dos auriculares

Em relação ao auricular direito não encontramos nenhum botão ou elementos de controlo: apenas a iluminação do logo da Corsair.

De uma forma resumida podemos dizer que se tratam de uns auriculares com uma qualidade de construção que ressalta à vista, e que não nos deixa dúvidas de que foram feitos para durar anos. Mesmo assim, existem alguns elementos que se podiam ter optimizado para tirar-lhe ainda mais proveito.Corsair VOID PRO RGB Wireless NewEsc detalle diadema

Funcionamento

Mas claro, quê acontece quando se colocam os auriculares? Basicamente os vossos ouvidos começam a agradecer-vos por querer-lhes tanto. Ao usá-los, irão notar que a Corsair decidiu oferecer uma qualidade de audio bastante alta por um preço acessível.

Os tons graves têm força e não abafam os tons mais agudos. As frequências medias, por outro lado, ouvem-se bastante bem, talvez com uma tendência para as frequências mais baixas.

O modo de som envolvente 7.1 virtual está muito bem conseguido, estando ao nível de auriculares, como os Razer Man O’War: e a tecnologia Dolby faz com que seja um gosto utilizá-los neste modo. De facto, se estiverem a jogar, vendo um filme ou ouvindo música, o mais provável que é poucas vezes desativem o modo Surround.Corsair VOID PRO RGB Wireless NewEsc lateral

O posicionamento virtual é mais que adequado, e poderão diferenciar facilmente se o inimigo está atrás ou em outra posição. Claro, não chega ao nível de outros auriculares com som 7.1 real como os Razer Tiamat 7.1, mas a diferença apenas se notará se os compararmos lado a lado.

O som dos Corsair VOID PRO RGB Wireless é realmente muito bom. Tanto a sua resposta em frequência como o posicionamento 7.1 de Dolby não decepcionam

O microfone, por outro lado, capta o som nítido e faz com que as vozes se ouçam claras, cancelando o ruído externo. O movimento de subir e baixar o microfone é cómodo e intuitivo, pelo que é provável que o utilizem mais que o próprio botão de dedicado para desligar o mesmo.

A resposta dos Corsair VOID PRO RGB Wireless é imediata e apesar de serem wireless, o seu alcance é mais do que suficiente para ir a cozinha e voltar entre as partidas, isto sem deixar de falar com os vossos companheiros. Isto é possível graças a distribuição das antenas duais da Corsair, que melhoram o alcance e contam com um salto automático de frequências para encontrar sempre a banda ótima de transmissão, podendo chegar até aos 12 metros de distancia.

Corsair VOID PRO RGB Wireless NewEsc Conector inalámbrico USB

Se falamos da autonomia, temos de aplaudir o trabalho da Corsair. Na descrição do produto podemos ver que falam de umas 16 horas de autonomia, e nos nossos testes pudemos chegar às 14 horas sem problemas, pelo que o resultado é mesmo bom. E, se queremos ampliar esta autonomia, apenas temos de desativar a iluminação RGB.

Em relação a roda para muda o volume e o modo de equalizador, a sua utilização é cómoda e está bem localizada por debaixo do auricular esquerdo. Pressionando-a podem mudar entre os 5 modos do equalizador que poderão também personalizar. Se a deixarem pulsada, podem ativar e desativar o Dolby.

Recomendamos que dediquem um pouco de tempo para encontrar o vosso ajuste perfeito, já que como comentamos antes, estes auriculares tem uma leve tendência em potenciar as frequências baixas, pelo que é bastante fácil ajustar este comportamento ao vosso gosto, para assim compensar a resposta na frequência (e no vosso ouvido).Corsair VOID PRO RGB Wireless NewEsc general 2

Gostamos bastante do feedback sonoro que nos deram os auriculares. Desde a configuração de CUE poderão ativar e desativar os comandos de voz de forma que os Corsair VOID PRO RGB Wireless informem se desativaram o microfone, se os headset estão ligados ou desligados, o modo de equalizador no qual se encontram ou se vão ativar a poupança de energia.

Este modo de poupança de energia também nos parece uma excelente característica. Ao passar um certo tempo sem que os auriculares reproduzam som, inicia-se uma conta atrás para que se apaguem automaticamente. Sim, antes de se apagarem, reproduzem um som. Este comportamento também se pode configurar facilmente.

Software

CUE (Corsair Utility Engine) é o software que poderemos utilizar para administrar todos os parâmetros relacionados com estes auriculares. A nível geral, as opções que oferece são corretas. Contudo, na nossa opinião, poderia ter muitas mais, para assim tirar-lhe mais proveito a todo o hardware destes Corsair VOID PRO RGB Wireless.

No ecrã principal da configuração simplesmente podemos ativar ou desativar o som Dolby, e modificar o volume do microfone e a retroalimentação do mesmo.

Temos um acesso para personalizar os efeitos de luz dos auriculares, seleccionando entre vários modos e podendo modificar alguns parâmetros, mas poucos. Não é que sejamos críticos, já que vocês serão os únicos que não verão a iluminação dos auriculares, mas mesmo assim podia ser mais completo.

Em relação aos pre-ajustes de EQ encontramos os modos BassBoost, Pure Direct, Movie Theater, FPS Competition e Clear Chat. Poderão adicionar outros modos em função aos vossos gostos, facilmente.

Se entramos na secção de configuração do dispositivo, encontramos a possibilidade de atualizar o seu firmware, um indicador de nível da bateria, e as opções para habilitar os comandos de voz, o apagado automático e o nível de brilho para a iluminação.

O software é o pior aspecto que encontramos nestes headset. Pensamos que faltam de mais opções de configuração, calibração, etc…

Como podem ver, nada relacionado com a possibilidade de ajustar o som envolvente (que, apesar de ser virtual, podemos calibrar tal como nos headset da Razer com Synapse), ou simplesmente para experimentar com algum audio em concreto.

Também não temos a possibilidade de personalizar o comportamento do botão do micro, por exemplo, ou da pulsação da roda de volumem (seria bastante útil se pudéssemos desativar o som dos auriculares, em vez de mudar para o modo de EQ).

Corsair VOID PRO RGB Wireless NewEsc botón volumen

A boa noticia é que, ao ser software, é mais fácil que se possa atualizar com o tempo e que a Corsair incorpore estas melhorias. Esperamos que assim seja, e que com o tempo possamos tirar-lhe mais proveito a estes auriculares.

Valem a pena?

Chegamos ao final desta review encantados com a qualidade de som, comodidade, construção e design que nos oferecem estes Corsair VOID PRO RGB Wireless.

São uns auriculares que farão as delicias da maioria dos gamers, e tirando alguns detalhes que podiam ser melhorados, a verdade é que oferecem uma experiência sonora que permitirá jogar e jogar sem ter noção do tempo, desfrutando de cada som durante o jogo.
Corsair VOID PRO RGB Wireless NewEsc logo corsair

Os Corsair VOID PRO RGB Wireless brancos, que são os que experimentamos, podem ser encontramos por um preço recomendado de 119,90€, o qual não está nada mal tendo em conta à qualidade dos mesmos. De fato, poderão encontrá-los na Amazon a um preço de lançamento de 109€, que não deveriam deixar escapar.

Existem outras versões sem iluminação, com cabos e um pouco mais económicos. Pela diferença de preço achamos que a versão Wireless vale mais a pena, porque o seu rango e autonomia são mesmo bons, e poderão desfrutar da liberdade de jogar sem cabos durante dias sem ter de os voltar a carregar.

NewEsc Recomendado Tech

More Stories
god-of-war-werah
God of War – Primeiras Impressões