Genshin cover

Review – Genshin Impact: É assim que se faz um Gacha

O Melhor
Mundo incrível para explorar
Combate fluido e profundo
Excelentes recompensas e progressão
Muito amigável para jogadores free to play
O Pior
Algumas inconsistências gráficas
Não é possível transferir o save da PS4 para outras plataformas
92

Genshin Impact é o novo título Gacha free to play disponível para PC, PS4 e Mobile com excelente foco na exploração de um mundo de jogo enorme e combate fluido com grandes mecânicas de elementos.

O género Gacha é bastante popular em países como no Japão ou China, mas cada vez mais surgem novos títulos no Ocidente. Este género tenta imitar aquelas máquinas de bolas que vemos nos cafés, nas quais pode sair um brinquedo aleatório de uma lista de brinquedos disponíveis.

Geralmente este género é uma fachada para os jogadores gastarem rios de dinheiro em novos personagens, sendo o gameplay na maioria das vezes limitado a um modo automático que permite farmar as missões e materiais necessários para progredir.

Genshin Impact por outro lado, possui elementos Gacha que vos permite obter novos personagens ou armas poderosas, mas é perfeitamente possível atingirem o conteúdo de endgame sem necessitarem de gastar um cêntimo que seja no jogo.

Uma história em desenvolvimento

Tal como é comum neste género de jogos, a história vai-se desenvolvendo ao longo dos tempos. No entanto, até onde estou a história tem sido bastante interessante.

Em Genshin Impact podem escolher um de dois gémeos (rapaz ou rapariga) que é transportado para outro mundo durante a luta com uma certa entidade. Após um encontro com Paimon, uma espécie de espírito que nos acompanha ao longo da nossa jornada, damos de caras com Moonstadt, uma região que se encontra sob o ataque de Dvalin, um dragão que em tempos protegeu aquela terra.

Genshin 7

Após nos juntarmos aos cavaleiros de Favonius, vamos enfrentar uma série de tarefas que vão levar à descoberta da verdade: Dvalin foi controlado pela Abyss Order, uma organização conhecida por odiar humanos e com a ajuda de Venti, o deus responsável por Moonstadt, temos de libertar Dvalin do controlo da Abyss Order.

Este prólogo dura cerca de 20 horas uma vez que certas partes estão bloqueadas até atingirem um certo nível, mas é bastante bem feito, com imensas lutas épicas e introduz o jogador às atividades que vai ter de fazer no futuro, para obter os vários materiais para progredir nos personagens e armas.

Um mundo para descobrir

Genshin Impact é um jogo free to play, portanto é imediatamente recomendável nem que seja para verem se gostam. No entanto, o mundo do jogo é tão vasto, vertical e tem tanto para descobrir, que consigo recomendá-lo apenas devido à parte de exploração em si.

O jogo possui claras inspirações em Zelda Breath of the Wild, quer pela direção artística, quer pelas mecânicas de stamina que vai gastando à medida que sprintam, nadam ou escalam.

Ainda existe um planador que podem ativar quando estão a meio do ar e permite chegar a certos locais normalmente inacessíveis.

Genshin 3

A verticalidade neste jogo é absolutamente incrível e não estou a exagerar quando digo que podem escalar montanhas inteiras para obter algum colecionável ou baú secreto.

O mapa também praticamente não possui “zonas mortas” ou seja, existe sempre algo para fazer, seja derrotar inimigos ou completar puzzles para desbloquear um baú, apanhar flores ou minar pedras que vos conferem materiais usados para subir os níveis das armas e personagens.

Existem vários templos cuja atividade muda diariamente e podem completá-los para obter os vários materiais.

O mundo de jogo neste momento encontra-se dividido em duas regiões, Moonstadt e Liyue. Moonstadt é mais plano e possui vilas que lembram um bocado a Europa medieval. Liyue tem claras inspirações na China e certos locais lembram-me o estilo usado no Dragon Ball original, especialmente no que toca a montanhas e zonas fora das cidades. É também muito mais vertical que Moonstadt, com zonas que estão literalmente acima das nuvens.

Genshin 2

Ao chegarem a nível 16 podem começar a jogar em cooperação. Genshin Impact possui crossplay entre plataformas. Podem fazer todas as atividades com amigos incluindo exploração, templos, bosses, etc. A quantidade de personagens que podem ter na equipa dependendo do número de jogadores na sessão.

Existem algumas limitações no que toca a loot, uma vez que não podem abrir baús mas podem obter as recompensas das restantes atividades.

Luta com os elementos

A principal componente do combate são as combinações de elementos. Cada personagem possui um elemento específico como água, fogo, terra, vento, eletricidade ou gelo. Ao combinar alguns destes elementos, podem criar reações que potenciam um grande aumento do dano.

Por exemplo, se molharem os inimigos com magia de água e depois usarem magia de gelo, vão congelá-los e torná-los vulneráveis a ataques vossos durante uns segundos. No entanto se atirarem magia de eletricidade vão poder encadear choques entre os vários inimigos.

Genshin 1

Como têm quatro personagens ao mesmo tempo, podem encadear círculos de reações. Água seguida de gelo para congelar, eletricidade com gelo para reduzir as defesas e de seguida fogo para causar uma enorme explosão. Para terminar utilizam uma habilidade de vento para criar um tornado que altera o elemento de acordo com o estado dos inimigos e causa dano ao longo de uns segundos.

No entanto, não precisam de ter um de cada elemento (nem podem visto que estão limitados a 4 personagens por equipa) para causar bastante dano.

Alguns inimigos são imunes a dano de certos elementos e nesse caso, existem grandes benefícios por terem elementos repetidos. Chama-se Elemental Resonance e ocorre quando têm pelo menos 2 personagens do mesmo elemento na equipa. Isto confere bónus ao dano causado por esses elementos mas existe ainda uma grande vantagem em repetir elementos na equipa.

Sempre que causam dano elemental ou fazem ataques básicos seguidos, vão gerar orbs desses elementos que são absorvidos pelos personagens. Essas orbs conferem energia que vai permitir usar um ataque poderoso quando a barra está cheia.

Todos os personagens recebem alguma energia, mas os desses elementos recebem ainda mais. Ao usar elementos repetidos, garantem que ambos os personagens recebem grandes quantidades de energia e podem usar os ataques mais poderosos mais frequentemente.

Progressão sem gastar um tostão

Como todos os gachas, no início recebem bastantes Primogems que são a principal moeda para fazerem “pulls” ou neste caso Wishes. Eventualmente, deixam de receber tantos mas ainda é possível farmar esta moeda e forma bastante consistente.

Genshin 5

Sempre que abrem um baú (que são bastantes) ou completam as missões diárias, são recompensados com Primogems e experiência para a vossa conta ou Adventure Rank (AR). O jogo oferece-vos alguns personagens por concluir missões da história e com os primogems que obtêm inicialmente podem comprar uns wishes e conseguem formar uma equipa bastante equilibrada sem gastar qualquer euro.

Ao atingirem um nível de Adventure Rank mais alto, diria após 25 (neste momento estou a 29), já terminaram a maioria das missões e provavelmente já têm todos os colecionáveis portanto a vossa única forma de progredir é fazendo os templos que conferem materiais para ascensão.

Se não quiserem gastar dinheiro ou atrasar o vosso progresso, têm de ser inteligentes e planear bem isto. Cada templo roda diariamente o material que podem obter. Estes materiais permitem ascender personagens e armas.

É importante que foquem os vossos esforços em 2 ou 3 dos personagens que utilizam com maior frequência, uma vez que para obter estes materiais precisam de Original Resin, que é limitado a 120 e cada templo ou boss requer cerca de 40 se quiserem obter as recompensas.

Sempre que sobem o vosso AR, recebem um item que permite recuperar 60 Original Resin ou podem recuperar esses 60 usando primogems, mas o custo dos primogems aumenta cada vez que utilizam e existe um número limitado de vezes que o podem fazer.

Genshin 6

Assim, se não quiserem gastar dinheiro, aproveitem os dias em que podem farmar os templos para obter os materiais para ascender os personagens e as armas e, nos dias em que não for possível, podem farmar bosses para obter os restantes.

Isto é particularmente importante uma vez que quanto maior o rank de ascensão, mais caros são os materiais necessários e se tentarem progredir com vários personagens em simultâneo, vão demorar semanas ou até meses para conseguir subi-los todos de nível e nunca vão obter as recompensas do engame.

Uma dessas atividades chamasse Spiral Abyss e possui 8 níveis divididos em 3 câmaras, sendo que em cada câmara o nível dos inimigos vai subindo. Também têm um tempo limite para terminar cada uma e precisam de ficar acima de um determinado tempo para obter as 3 recompensas por câmara.

Obviamente que esta atividade é algo a longo prazo, no meu caso ainda estou no nível 4-1 e a atividade faz reset mensalmente, daí ser bastante importante que consigam subir rapidamente os níveis de uma equipa para poderem aproveitar o máximo de recompensas desta atividade, que são bastante boas nos níveis mais altos.

Gráficos, performance e som

Graficamente, Genshin Impact possui aquele estilo de Zelda Breath of the Wild que gosto bastante. O Cell Shading costuma ser uma direção artística que envelhece bastante bem.

Claro que existem algumas texturas em baixa resolução e um pop-in de elementos do cenário, mas não nos podemos esquecer que este jogo está disponível também em mobile, com exatamente a mesma qualidade gráfica.

Genshin 4

Está previsto um modo Ultra para PC que, espero eu, permita desbloquear o frame rate para ter mais de 60 fps, aumente o LOD dos elementos mais longe no cenário evitando o pop-in e permita texturas em maior definição.

A nível de performance, o jogo corre bastante bem, mas parece que por vezes existem alguns problemas de frame pacing. Pode ser pelo facto de estar bloqueado a 60 fps e o Gsync no meu caso não funcionar com este jogo, por alguma razão que desconheço.

A banda sonora deste jogo é ABSOLUTAMENTE genial. A luta das batalhas, som ambiente quando estão a explorar é incrivelmente bem composta, sendo que cada zona possui um tema distinto das outras e muda com a hora do dia.

O som ambiente do Qingyun Peak tornou-se instantaneamente o meu tema de ambiente favorito de sempre, explorar aquela zona com esta música aumentou em várias vezes o meu gosto por este jogo.

Conclusões

Genshin Impact é um jogo free to play portanto nada como simplesmente fazer o download e experimentar para ver se gostam.

Enquanto jogo, Genshin Impact possui gameplay com uma enorme profundidade, excelente exploração que vos recompensa constantemente e uma progressão que requer algum grind mas não precisa que gastem dinheiro para conseguirem ter uma boa equipa para todas as atividades.

O valor deste pacote é absurdamente bom e não se admirem se pensarem como é possível isto ser free to play.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Final Score