ForzaMotorsport7_Rreview_01_SandStorm_WM_3840x2160

Review – Forza Motorsport 7: Ninguém o para!

Imenso conteúdo
Enorme número de carros disponíveis e detalhados
Gráficos soberbos
Som poderoso e cristalino
Imensa personalização
Excelente otimização para PC
Mods e roupa do personagem presas por loot boxes
95

Apesar do mercado de simuladores de automóveis ter sido, em tempos, dominado principalmente por Gran Turismo, essa hegemonia tem vindo a diminuir drasticamente, principalmente com o aumento da qualidade dos títulos Forza, e o Forza Motorsport 7 é o título mais recente a ter em conta!

A série da Turn 10, exclusiva para a Xbox, sempre se assumiu como o principal rival de Gran Turismo, mas nos últimos anos tem vindo mostrar que está a ganhar a luta, uma vez que aumentou a cada ano a sua qualidade visual, sonora, jogabilidade e ainda conseguiu ser bem sucedida em jogos mais arcade, nomeadamente os spin-offs Horizon.

A série Forza marca mais uma vez presença no PC

Em 2017, temos um novo lançamento de Gran Turismo e Forza, algo que não acontecia desde 2013, ano em que foi lançado Gran Turismo 6 e Forza 5. Foi também nesse ano que vimos pela primeira vez o cruzamento entre as séries, uma vez que Forza passaria a dominar o mercado de simuladores nas consolas, visto que não houve nenhum Gran Turismo em 4 anos.

Forza 6, foi o primeiro título da série a marcar presença no PC com a versão Apex, que ainda joguei um bocado e adorei no que toca a gráficos, jogabilidade e som. O jogo também corria incrivelmente bem, o que permitiu chegar a uma enorme gama de máquinas.

Um ano depois, chegou Forza Horizon 3 que apesar de um lançamento algo atribulado no PC, foi considerado um dos melhores jogos de corridas dos últimos anos, quer pela jogabilidade e modos divertidos, quer pelo mundo aberto com excelentes gráficos.

Eis que nos chega então, Forza 7, marcando novamente presença no PC. Será que o jogo manteve ou aumentou a qualidade face aos anteriores? Vejamos.

Conteúdo para dar e vender

Forza 7 é um monstro no que toca a conteúdo. Existe aqui o suficiente para vos manter entretidos durante semanas, isto se jogarem apenas Forza 7.

Se preferirem jogar sozinhos, existe um modo singleplayer bastante completo. Se gostam de competir com outros jogadores, o modo multiplayer será a vossa praia. Se gostam de personalizar os vossos carros, o modo de customização é tao completo, que podem perder uma tarde inteira a afinar, pintar e observar um único carro.

Ainda têm uma garagem enorme para encher, um modo de fotografia extremamente completo e ainda existem modos que estão para vir no futuro.

Singleplayer que inclui campanha

No modo singleplayer, o principal destaque vai para a campanha, chamada Forza Driver’s Cup.

Este campeonato é composto por 6 estágios, com 10 a 15 torneios por estágio, pelo que estamos perante um modo com bastante longevidade.

ForzaMotorsport7_Rreview_03_FormulaRio_WM_3840x2160

O objetivo por estágio é atingir o número indicado de pontos, pontos estes que são obtidos ao terminar torneios. Quanto mais perto do 1º lugar estiverem, mais pontos recebem. Apesar de alguns torneios estarem bloqueados devido a restrição de níveis, na realidade não necessitam de os passar todos para desbloquear o estágio seguinte, podendo alternar entre estágios à vontade.

Singleplayer incrivelmente completo

Ao terminarem um estágio, vão receber carros, que têm um papel importantíssimo na progressão do vosso personagem.

Além da Driver’s Cup, podem ainda criar uma corrida no modo Free Play.

Este modo permite-vos escolher entre mais de 30 circuitos, com diversas variações e competir contra o computador. Podem ainda fazer diversas alterações no que toca ao número de veículos ou clima e até, restringir os veículos que são permitidos por ano, peso, performance, modelo, entre outros.

Ainda podem competir no modo Rivals, no qual vos é atribuido o Drivatar de outro jogador e têm de os bater diversos desafios. Lembra-me um pouco o sistema presente em Driveclub, no qual existiam troços da pista que vos davam pontos, podendo comparar com os vossos amigos da PSN. Aqui existe um modo inteiro só para isso.

Multiplayer ainda incompleto

Se gostam de fazer humanos comerem o vosso pó digital, então o modo multiplayer vai ser onde passarão a maior parte do tempo.

ForzaMotorsport7_Rreview_02_FallRacing_WM_3840x2160

Apesar de o modo Leagues, que possivelmente será o eSports de Forza 7, ainda não estar disponível, podem já ir jogando em salas contra outros jogadores.

As possibilidades são muito semelhantes ao que encontram no modo singleplayer, mas com jogadores reais.

Pessoalmente, multiplayer em jogos de corridas não são a minha praia, pelo que fiz apenas algumas corridas e não tenho propriamente nada a apontar no que toca a performance online. Confesso que não sou um purista nesta categoria, pareceu-me uma experiência muito semelhante à singleplayer, sem lag notável ou grandes soluços.

Os modos multiplayer serão adicionados posteriormente

No entanto, tenho de reclamar da introdução do modo, que é desnecessáriamente enorme e, por alguma razão, não me permite saltar sempre que inicio o multiplayer.

O vosso carro, mais pessoal que nunca

No que toca a personalização dos carros, existem aqui opções que nunca mais acabam, especialmente, se são fanáticos por tuning.

ForzaMotorsport7_Rreview_05_F1Glamour_WM_3840x2160

Sendo um simulador, existem alguns dados mais técnicos que os mais experientes irão reconhecer. No entanto, mesmo os jogadores mais casuais não terão grandes problemas em ajustar o carro à vossa medida.

Existem centenas de opções para personalizar os carros

Tenham apenas em conta que a quantidade de opções disponíveis podem ser um pouco intimidante, mas se explorarem um pouco, vão descobrir que não é assim tão difícil alterar o vosso carro.

Caso não se sintam mesmo à vontade para alterar o carro, podem sempre descarregar definições feitas por outros jogadores.

Podem também comprar peças para os vossos carros, normalmente existentes em duas variantes: por definição, ou de corrida. Este sistema lembra mais o clássico dos jogos arcade, no qual se comprarem o pacote de corrida, o vosso carro aumentará o indíce de performance, sendo uma forma mais direta de o melhorarem.

Caso prefiram mexer nos sliders, conseguem alternar praticamente tudo, desde a altura do carro, rigidez da suspensão, aerodinâmica, dureza dos travões, RPM das mudanças, entre muitos, muitos outros.

Também é possível tornar o vosso carro mais bonito (ou mais feio) dependendo da pintura que escolherem. Existe um editor de pinturas bastante completo, pelo que podem escolher a que deixa o vosso carro com mais bling. Também é possível descarregar pinturas feitas por outros jogadores ou mesmo pelo próprio estúdio.

Carros para uma vida inteira.

Forza 7 vem com várias centenas de carros, distribuídos por 5 categorias. Quanto maior a categoria, mais rápido será, em geral, o carro.

ForzaMotorsport7_Rreview_04_BadToTheBone_WM_3840x2160

A categoria 1 inclui carros mais antigos, como o Chevy El Camino, o Porshe 944 ou o Alfa Romeu 155; carros mais familiares como o Nissan Juke, o Ford Fiesta de 2014, ou o Audi S1; Também existem jipes, carrinhas e até uma limousine.

Nas categorias maiores, começamos a encontrar os super carros, como o Bugatti Veyron, Lamborghini Veneno ou o LaFerrari. Também temos Fórmula 1, Formula E, LeMans Prototype, entre muitos outros.

As principais marcas de carros marcam presença em Forza 7

Os carros são a parte central da progressão do vosso personagem. Sempre que obtêm um carro novo, o vosso progresso no ranking vai subir. Apesar de só existirem 5 categorias de carros, que podem aceder quando atingirem esse rank, podem ultrapassar o rank 5, mostrando aos outros jogadores a vossa imponente garagem.

No entanto, não é apenas o rank que vão subir. Sempre que terminam uma corrida, recebem experiência. Essa experiência serve para aumentarem o vosso nível. Ao subir de nível, podem escolher uma de três recompensas: créditos, comprar um veículo com desconto, que por vezes o faz ficar grátis, ou um fato novo para o vosso personagem.

Forza 7 alfa romeu

Os créditos servem de moeda do jogo, sendo o vosso principal alvo. Isto porque tudo custa créditos. Necessitam de créditos para comprar os carros, peças e não só.

Vamos falar sobre o elefante na sala

Forza 7 vem com o já “obrigatório” sistema de loot boxes, aqui chamadas Prize Crates, que vos oferecem diversas recompensas, com várias raridades. Podem comprar estas boxes com créditos, sendo que se forem muito sortudos, é uma boa alternativa a juntarem vários milhões para comprar um carro.

Além da possibilidade de virem carros nas caixas, podem encontrar fatos para o vosso condutor e mods.

Os mods são a única recompensa que detestei ver nas caixas. Isto porque retiram completamente a personalização das corridas.

As microtransações reduzem um pouco as opções das corridas

Normalmente, o que acontece é que, dependendo das assistências que tenham ligadas, vão receber uma maior percentagem de créditos. Existem até jogos que possuem modificadores que vos oferecem recompensas.

Em Forza 7, esses modificadores estão sob a forma de mods, mods estes que apenas se podem obter em Prize Crates. Cada mod pode ser usado um certo número de vezes, sendo depois consumidos. Aliás, as assistências já nem influenciam os créditos que ganham, sendo apenas a dificuldade da IA o único fator.

Outra contorvérsia que houve, foi o facto de o VIP incluído na edição mais cara ser também um Mod, em vez de oferecer um bónus de 100% permanente dos créditos que recebem. No entanto, o estúdio já veio dizer que vão reverter este sistema, o que é muito bom para o jogo.

Forza-Motorsport-7-Review-02-Microtransactions

Tirando o sistema de mods, nem achei que as microtransações fossem impertinentes. O jogo não vos atira constantemente à cara que têm de comprar as caixas, podem comprar qualquer carro que queiram, se trabalharem para ele e existe ainda um vendedor especial, que periódicamente vos trás carros especiais, a preços apetecíveis.

Se tiverem o VIP, vão receber facilmente os 150.000 créditos para comprarem as Prize Crates. Ainda recebem créditos diáriamente, por terem o vosso Drivatar a participar em corridas contra outros jogadores, entre outros prémios.

Jogabilidade agrada a gregos e troianos

Já falei das principais componentes que estão incluídas em Forza 7, mas e o principal: como é a jogabilidade?

Conduzir os carros em Forza 7 é incrivelmente satisfatório. A quantidade de assistências, permite que consigam personalizar a condução ao vosso nível de habilidade e hardware. Sendo um plebeu que gosta de jogar este tipo de jogos com teclado, confesso que seria um “pouco” mais complicado para mim jogar com mudanças manuais e embraiagem, que para um jogador que use um voltante com caixa de velocidades e pedais.

Casuais ou hardcore? Todos podem ter a experiência completa

No entanto, o jogo permite que mesmo esses dois jogadores consigam ser competitivos, apesar da diferença de hardware. Claro que a experiência é totalmente diferente.

Algo que não me pareceu ser uma opção, ou pelo menos não encontrei em lado nenhum, é a opção de trocar os pneus para pneus de chuva.

Forza 7 cockpit

O clima dinâmico é algo que está presente em Forza 7, e gostei bastante da alteração na jogabilidade quando começa a chover, tornando os carros mais instáveis e aumentando a distância de travagem de forma significativa.

Concluindo, as opções que o jogo nos oferece, permite que os mais casuais e os mais hardcore consigam apreciar de forma igual Forza 7.

Gráficos e Som

Gráficamente, Forza 7 é excelente. O detalhe dos carros, do clima e da pista são espetaculares. No entanto, acho que está na altura de começar a melhorar os detalhes dos elementos que envolvem a pista.

As paisagens exteriores à pista, como árvores, as montanhas na distância, relava ao longo da pista, são pouco detalhadas, o que é uma pena, pois dá um aspeto um pouco morto ao jogo.

Um dos jogos de carros mais bonitos da atualidade

Tirando isso, não deixa de ser um dos mais belos jogos de carros que já vi.

O detalhe dos carros também é incrível, especialmente quando usamos o Forzavista, um modo que permite observar os carros de diferentes ângulos. Podem abrir o capô e ver o motor a trabalhar, entrar no carro e ver o tablier em grande detalhe, observar as jantes, entre muitas outras opções.

Quanto ao som, é absurdamente incrível. O som de cada carro é único e incrivelmente satisfatório, especialmente se tiverem um bom sistema de som. Um subwoofer poderoso, dá uma profundidade espetacular e pode fazer tremer as janelas.

O único ponto negativo no que toca ao som, é a pouca variedade de músicas, que acaba por se tornar aborrecido ao fim de algum tempo.

No que toca a performance, Forza 7 é um mimo. Com o meu i7 3770k, 8GB de RAM e uma GTX1060 de 6GB, consegui correr o jogo com praticamente tudo em high ou ultra, sem praticamente quedas de FPS mesmo sob chuva.

Performance incrível para os gráficos de Forza 7

A única reclamação que tenho, é o facto de o jogo estar a correr a 60FPS, por exemplo, mas o que vemos nos retrovisores, corre a 30FPS. É algo que, para quem está habituado a jogar acima das 30FPS pode fazer alguma confusão, ainda pior se tiverem um monitor acima de 60Hz.

Têm ainda o modo de fotografia, que pode ser ativado a qualquer momento nas corridas, sendo bastante completo. Se efeitos de fotos são a vossa praia, têm aqui muito por onde brincar.

Conclusão

Forza 7 é um jogo de corridas brilhante e extremamente completo. É praticamente perfeito no que toca a jogabilidade e detalhe dos carros e possui um sistema de progressão que recompensa os mais persistentes.

Apesar das opções de personalização, é uma pena que uma parte tão importante como os mods estajam presos atrás de microtransações, assim como os fatos do vosso personagem, que apenas servem para ostentação em salas de multijogador.

Veremos qual a resposta de Gran Turismo a Forza 7, mas não vai ter a vida facilitada, pois Forza 7 entrou com tudo e parece que não vai abrandar tão cedo.

Gostam de Forza? Que vos parece este novo título?

NewEsc Recomendado Gaming

 

 

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Final Score