Para quem não conhece e para os mais distraídos, Football Manager ou FM como é conhecido no mundo dos gamers, é um simulador de futebol onde tu controlas o destino do clube desde a equipa, finanças, treinos, staff, interação com jogadores, etc. O objetivo é levares o teu clube a glória e construir a tua carreira.
Todos os anos é lançado uma versão de FM e todos os anos ponho milhares de horas. O FM21 é a versão mais sólida dos últimos anos, com particular destaque no grande upgrade de performance.
Os primeiros passos como treinador
Como todos os anos comecei uma época com o Benfica e ao criar um novo save e inicar uma nova carreira, podemos logo notar grandes diferença comparando com as versões de anos anteriores em relação ao tempo de loading, com uma performance muito superior e sem crashes. A nível visual o impacto também é logo notado com uma conferência em 3D a abrir a época.
Se nunca jogaste FM não te preocupes pois o jogo está pronto para iniciantes e oferece um kit de tutoriais muito abrangente em todos as características do jogo, de forma a teres uma experiencia e curva de aprendizagem exponencial para tirares o melhor partido de todas as ferramentas disponíveis e chegares aos teus objetivos.
Tanto no pré jogo como no pós jogo, houve alterações de interface e adicionadas características novas. No pré jogo é dada ajuda por parte do adjunto que analisou o adversário com conselhos sobre que tática e equipa a usar para ter o melhor rendimento da equipa. No pós jogo como já é costume temos a palestra com a equipa para comentar o que se passou durante o jogo, mas como tudo neste jogo também sofreu alterações para melhor, agora é possível fazer gestos enquanto falamos e tem uma panóplia de novas opções para influenciar a moral da equipa, sendo possível também “apontar o dedo” a um jogador e falar apenas para ele.
Mais próximo do campo que nunca
Ao entrar no primeiro jogo o impacto à primeira vista pode parecer que apenas foram feitas alterações visuais e melhorias nos gráficos, mas não foi só isso, temos disponíveis novas características para poder avaliar os jogadores e decidir as alterações a fazer, como um bom treinador de bancada aos berros com os jogadores. É possível alterar a tática, fazer ajustes, ver gráficos e moral dos jogadores, dar indicações tanto a equipa no geral como individual quer para elogiar, quer para dar um puxão de orelhas.
A nível de jogo corrido, é possível ver que teve uma melhoria nas decisões dos jogadores o que fez diferença na sua fluidez de movimentação por todo o campo. Um sistema de marcação homem a homem muito mais realista no meio campo. Outra grande alteração foi nos guarda redes que agora interagem com o ambiente em vez de parecerem robôs que apenas caíam para um dos lados da baliza. É possível ver nas defesas movimentações mais inteligentes de marcação à zona o que leva a fechar espaços, enquanto fazem o controlo do jogador atacante.
A Sports Interactive superou-se a nível de métricas tanto durante o jogo, como no pós jogo. Temos literalmente gráficos e projeções para tudo o que possas imaginar de forma a ter mais detalhe sobre o que se passou em jogo e o que alterar. Uma parceria com a SciSports levou a construção de raiz da nova interface de analise de informação de jogo. Esta nova funcionalidade (xG – expected goals) permite ter uma perspetiva do que é suposto acontecer em jogo por exemplo, mostrar quantos golos uma equipa ou um jogador deveria marcar em média, dado o ângulo de remate, distancia da baliza ou outras variáveis que intervenham na marcação de golos. Toda esta analise permite obter gráficos sobre os jogadores no que toca a rendimento tanto na altura de escolher quem vai jogar, como numa possível transferência.
Outra funcionalidade refeita neste FM, foi a interação com os média. Agora é possível ver as reações tanto dos jornalistas como dos fãs em todas as ações feitas por nós, desde conferências pós jogo a transferências, aparece sempre alguém com um comentário a fazer por isso é preciso ter cuidado com todas as ações feitas, pois uma má fama pode levar a despedimento.
Em todos os FM, o final da época passava despercebido e era apenas o culminar de todo o trabalho realizado para preparação da nova época mas neste, foi dada uma relevância a esse fim de época e aos objetivos alcançados com festejos no final do jogo.
Conclusões
O FM é um jogo muito focado na experiencia do utilizador. Esta versão do jogo foi uma vitória e, na minha modesta opinião, o melhor FM já feito e fico ansioso por ver o que o futuro reserva.
E tu, aceitas o desafio de entrar neste mundo tanto frustrante como emocionante?
Texto por Hugo Lúcio