rule_britannia_europa_universalis_4

Review – Europa Universalis IV: Rule Britannia

Na semana passada a Paradox Interactive lançou uma nova atualização de um dos seus principais jogos, e um dos marcos nos jogos de estratégia, Europa Universalis IV, com novas funcionalidades que todos terão acesso de forma gratuita, e alguns bónus extras para quem decidir comprar o novo DLC que acompanha a atualização: Rule Britannia, um Immersion Pack que está disponivel por 10€ na Steam. E como o nome indica, o foco da atualização é nos países das ilhas britânicas.

Numa nota extra, esta atualização vem num timing engraçado, visto que as ilhas britânicas são um dos focos de atenção na Europa graças aos efeitos e incógnita do BREXIT.

O que nos traz o Rule Britannia?

Ao fim de tantas expansões que o EUIV já conheceu, Rule Britannia parece ser aquela que menos precisávamos, uma atualização com foco numa das nações mais fáceis, ainda que seja um regresso ao tema central, a Europa, depois de atualizações que focaram noutros pontos.

Quem decidir comprar o pack, terá acesso a algumas novidades, novas missões focadas nos países britânicos, entre os quais a Inglaterra tem o maior leque de missões, seguida da Escócia, que nos ajudarão a focar no domínio ao longo do jogo.

Novo recurso! Antimatéria?

Nas províncias mais desenvolvidas, numa fase mais avançada do jogo, estas terão um novo recurso – carvão, para alimentar a revolução industrial, o que acaba por não influenciar muito o jogo se fizerem uma campanha longa. Relacionado com isto, em certa forma, temos a mecânica de inovação, Innovativeness, que depende do nosso nível de tecnologia, dando-nos bónus conforme evoluímos.

Doutrina naval, influenciada pelo sonho da armada invencivel, introduz algumas novidades que irão influenciar a força das nossas frotas, uma especificamente dos países britânicos é a Wooden Wall, que pode ser interessar para quem quer criar uma linha de defesa em volta das ilhas.

Anglicanismo ganha vida neste pack, aparecendo como um ramo do Protestantismo relacionado com a cultura inglesa, nas ilhas britânicas.

E a partilha de conhecimento, muito antes de existir internet, que vos ajudará a melhorar os vossos aliados, ou a vocês sairem da idades das trevas, aumentando a velocidade das in