RingLight CapaReview

ElGato Ring Light, Review em Português

Provavelmente a melhor ring light para os criadores de conteúdo
A Elgato Ring Light não só é uma excelente ferramenta de trabalho para qualquer streamer ou youtuber, como é também, muito provavelmente, a melhor ring light disponível com um preço de 199,99€.
Design
98
Ecossistema
100
Personalização
95
Preço/qualidade
85
O Melhor
Iluminação versátil (ajuste de luminosidade e temperatura)
Fácil de montar
Compatível com multi mount
Conectividade Wi-Fi
O Pior
Preço elevado
95
Excelente

A Elgato é uma marca bastante conhecida do publico streamer, que se foca exclusivamente em produtos para criadores de conteúdo, tendo atualmente um portefólio que vai desde os seus famosos streamdecks, até microfones para streaming, green screens, e luzes para uma iluminação profissional durante as streams ou criação de conteúdo.

Desta vez, tivemos a oportunidade de fazer review ao lançamento mais recente da marca no que a produtos de iluminação diz respeito, a Elgato Ring Light.

Embalagem e especificações

A Ring Light vem numa caixa de grandes dimensões com as cores da marca. Na verdade, estávamos à espera de uma caixa mais pequena, no entanto, é necessário ter em conta as dimensões da própria Ring Light (diâmetro externo de 43.2 cm) e o comprimento mínimo da haste de suporte.

RingLight Conteudo

Dentro da caixa encontramos as instruções de montagem, a haste de suporte com um sistema de retenção à mesa, a Ring Light, o transformador AC, e 4 fichas/adaptadores para o transformador, permitindo assim utilizar o produto onde quer que estejam.

Especificações:

  • Brilho: até 2500 lumens
  • Cor: 2900K – 7000K
  • Diâmetro exterior: 43.2 cm
  • Diâmetro interior: 31 cm
  • Comprimento haste: 44 cm – 74 cm
  • Peso: 1.07 Kg
  • Consumo: até 45W
  • Conectividade: Wi-Fi 2.4GHz / 5GHz (802.11 a/b/g/n)
  • Software: Windows, Mac OS, iOS, Android

Design

Começando pelo design, a Elgato Ring light é toda ela feita em plástico de alta qualidade, e tem um diâmetro externo de 43.2 cm, e interior de 31 cm. Na parte frontal, encontramos um painel opaco, em branco, por onde a luz é difundida.

Na parte traseira existem várias aberturas ao longo de todo o anel, que permitem uma dissipação passiva do calor gerado pelos LEDs. De facto, utilizamos a Ring Light durante várias horas, e verificamos que praticamente não gera calor.

Na parte traseira, encontramos o cérebro da Ring Light, onde se situa a “controladora”, a antena Wi-Fi, o switch de power e de reset, e ainda a rosca para acoplar a haste de suporte, juntamente com o conector de energia. Existe ainda dois botões, um de cada lado, que permitem ajustar não só o nivel de brilho, como a própria temperatura de cor, sem a necessidade de usar qualquer software.

No que à haste de suporte diz respeito, toda ela é feita em metal, e é extensível, permitindo um ajuste de tamanho de 44 cm a 74 cm. No topo da haste encontramos o suporte para enroscar a luz, suporte esse que permite ajustar o ângulo da mesma.

A única coisa que achamos importante mencionar, é que os ângulos de ajuste da luz são um pouco limitados. Se querem iluminar a vossa cara, então devem colocar a luz numa posição vertical, de frente para vocês, no entanto, no caso de quererem iluminar a mesa, têm de ter em conta que ao colocar a luz a apontar um pouco mais para baixo, devido ao peso da própria luz, o suporte pode não ser capaz de conseguir aguentar a posição escolhida.

Na parte de baixo da haste de suporte encontramos o sistema de retenção de origem, que funciona prendendo-se à mesa, ajudando a poupar espaço. O tamanho máximo suportado a nível de espessura da mesa é de 6 cm.

Ainda acerca da haste de suporte, a mesma é compatível com o sistema “multi mount” da Elgato, que é composto por um conjunto de acessórios adicionais que podem ser acoplados à haste original, de maneira a adaptá-la às necessidades especificas de cada utilizador. Por exemplo, podem adquirir uma base redonda no lugar do sistema de retenção original, adicionar um braço de suporte para um microfone, ou para uma segunda câmera, entre outras coisas.

É também possível acoplar uma câmera diretamente no Ring Light, utilizando o suporte incluído, que pode também ser substituído por um suporte para telemóveis.

O suporte incluído para câmeras é feito em metal, e permite ajustar facilmente o ângulo da câmera conseguindo suportar câmeras com um peso até 2 Kg. Ficamos com pena que a Elgato Ring Light não traga um suporte para telemóveis na própria caixa, no entanto, compreendemos esta decisão, dado este ser um produto dedicado ao mercado dos streamers e youtubers, pelo que a maioria acabará por utilizar uma câmera profissional.

Iluminação e desempenho

A Elgato Ring Light está especialmente desenhada num formato de anel, de forma a eliminar sombras, e iluminar a cara do utilizador de forma uniforme. Ainda assim, devido às suas características, é uma luz que pode ser facilmente utilizada para outros fins, como fotografar objetos.

Por dentro encontramos um dos aspetos mais importantes deste produto, a iluminação LED da OSRAM, composta por 160 LEDs, que não só conseguem atingir um máximo de 2500 lumens, como ao contrario de outras “ring lights” mais baratas, não necessita de filtros físicos para ajustar a temperatura de cor. Aqui, são os próprios LEDs os responsáveis por realizar esse tipo de ajuste, que vai desde 2900K até aos 7000K, sempre com um consumo máximo de 45 watts.

RingLight Iluminada

A nível do design escolhido, a Elgato tomou a decisão de colocar os LEDs ao longo de toda a lateral interna do anel, em vez de os colocar diretamente a apontar para a frente, ou seja, para a cara do utilizador. Desta forma, a luz é difundida de forma indireta e uniforme, evitando encadeamento e tornando a sua utilização bastante confortável.

Ainda a nível de desempenho térmico, apesar de ter 160 LEDs, tal como referimos anteriormente na parte do design, a conjunção destes LEDs da OSRAM, juntamente com as pequenas aberturas ao longo de toda a traseira do anel, faz com que a ring light se mantenha a uma temperatura normal, sem aquecimento.

Software

Tal como já tínhamos referido anteriormente, a Elgato Ring Light não só pode ser controlada através dos botões físicos na própria luz, como também pelo software da marca, o Control Center.

O Control Center é suportado pelos sistemas operativos mais utilizados: Windows, Mac OS, iOS e Android, e apenas necessitam estar na mesma rede (LAN) para que o software seja capaz de detetar e controlar a Ring Light. Como tal, é importante referir que vão precisar de um dispositivo com um destes sistemas operativos, que tenha Wi-Fi, de maneira a conseguirem realizar a configuração inicial.

Nos nossos testes, a Ring Light funcionou perfeitamente em conjunto com o software, no entanto, notamos que apenas é possível fazer upgrades de firmware através da aplicação Windows, sendo que na aplicação Android não aparecia nenhuma atualização de firmware disponível para instalar, mas na do Windows sim.

Para terminar no que ao software e controlo diz respeito, além do controlo via software, é importante referir que podem também controlar a temperatura de cor, intensidade do brilho, ou até mesmo o ligar e desligar da luz, utilizando um streamdeck da Elgato.

Veredicto final

A Elgato Ring Light não só é uma excelente ferramenta de trabalho para qualquer streamer ou youtuber, como é também, muito provavelmente, a melhor ring light disponível com um preço de 199,99€.

Se estão interessados numa luz deste género, é bem provável que já tenham visto este tipo de produtos em lojas online de referência, a preços muito mais baixos, no entanto, a Elgato Ring Light tem várias características que a distinguem de outros produtos, como o facto de permitir o ajuste de cor sem a utilização de filtros, o facto de ser bastante versátil, tanto a nível de acessórios, como a nível de integração com o software da marca (suportado por todos os sistemas operativos mais usados), a integração com os seus streamdecks, ou até mesmo a sua qualidade de construção acima da média.

NewEsc Excelente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ecossistema
Personalização
Preço/qualidade
Final Score