Dreame D10 Plus 2

Review Dreame D10 Plus, Review em Português

Review Dreame D10 Plus, Review em Português
Uma das melhores escolhas nesta faixa de preço
Com um preço de 399€, o Dreame D10 Plus é provavelmente uma das melhores escolhas que podem fazer nesta faixa de preço, uma vez que estarão a adquirir um produto bastante completo, que não só tem uma potencia máxima de 4,000 Pa, e uma bateria de 5,200 mAh, como tem também um sistema de esvaziamento automático para mais de 30 dias, e ainda a funcionalidade de mopa.
Design
98
Aspiração
88
Mopa
80
Mapeamento
90
Bateria
100
Preço/Qualidade
95
O Melhor
Design limpo e minimalista
Potência de 4,000 Pa
Esvaziamento automático do lixo superior a 1 mês
Funcionalidade de mopa
Mapeamento rápido e preciso
Aplicação completa e fácil de utilizar
O Pior
Funcionalidade de mopa bastante básica
Funcionalidade "carpet boost" não funciona de momento
Ausência de sensores laser frontais para detetar objetos pequenos
92
Excelente
Onde comprar

Ao longo dos últimos anos temos tido a oportunidade de testar alguns dos produtos da Dreame, uma submarca da Xiaomi dedicada a aspiradores. Hoje trazemos a review do Dreame D10 Plus, um robô aspirador com uma grande potência, sistema de auto esvaziamento, e ainda função de mopa.

Embalagem e acessórios

O Dreame D10 Plus vem numa embalagem de cartão com outra embalagem por dentro, essa sim, com o desenho e nome do modelo.

Dentro, encontramos a base de carregamento, que também serve de deposito para o lixo, juntamente com o robô, e os seus consumíveis: escova rotativa, escova lateral, dois sacos de 2.5 litros, o cabo de energia, e o tanque de água de 145 ml com mopa. Além disso, vem também um guia rápido e um manual.

Design e construção

O Dreame D10 Plus apenas está disponível na cor branca, sendo que o robô em si tem um formato circular, e umas dimensões de 349 x 350 x 96,3 mm.

Dreame D10 Plus 1

Como qualquer robô aspirador, o D10 Plus contem diversos sensores que lhe permitem efetuar o seu trabalho eficazmente, começando pelo sensor LIDAR, localizando na parte superior, e utilizado para realizar o mapeamento e navegação. Existe também 2 botões, um para ligar/desligar, e outro para mandar o robô para a doca, ou simplesmente limpar uma área de 1,5 x 1,5 metros quando pressionado por 3 segundos.

Uma vez aberta a tampa superior, temos então o deposito de lixo fácil de remover, um indicador da conectividade WIFI, o botão de reset, e ainda uma pequena escova para ajudar a limpar o robô.

Na frontal, além do sistema “para-choques”, usado para detetar objetos, temos o sensor usado para retornar à doca. Infelizmente este modelo não conta com sensores laser frontais para a identificação de objetos de pequenas dimensões.

Na traseira temos a saída de ar, juntamente com o alta voz que indica as ações do robô, sendo que podemos escolher linguagens como o inglês, espanhol, entre outras (infelizmente não existe idioma português).

Já na parte de baixo é onde encontramos as duas escovas: uma lateral (colocada no canto superior esquerdo), responsável por chegar aos cantos mais complicados, e a escova principal, que pode ser facilmente removida para limpar, algo que terão de fazer com alguma frequência, especialmente se tiverem animais em casa.

Por fim, existe ainda uma roda “universal” no topo, que ajuda na sua movimentação, as duas rodas de borracha que permitem subir tapetes com facilidade, e ainda os sensores de altura, para evitar quedas.

Sistema de mapeamento

Como referido antes, o D10 Plus conta com um sensor LIDAR que, em conjunto com o seu algoritmo SLAM, permite mapear e navegar por toda a casa de forma precisa e eficiente. O processo de mapeamento é simples e rápido, sendo que nos nossos testes demoramos cerca de 10 minutos em mapear 80 m2.

O mapa é gerado em 2D, podendo ser posteriormente editado para identificar as divisões, agregar ou separar divisões, criar zonas de não aspiração ou zonas onde não passar a mopa, entre outras opções.

O que não gostamos é que não existe a capacidade de identificar automaticamente a localização de tapetes no mapa, pois tal facilitaria a criação de zonas proibidas para a mopa. Além disso, o facto de não existir sensores laser frontais, faz com que por vezes o D10 Plus acabe por arrastar objetos pequenos e leves, como chinelos.

Deposito de água e resíduos

O deposito de resíduos tem uma capacidade máxima de 400 ml, e é neste que todo o lixo fica depositado até ao D10 Plus voltar à base. Dentro deste deposito temos ainda um filtro para evitar libertar pó e outras partículas para o ar durante o seu funcionamento.

Infelizmente este filtro não é lavável, mas ainda assim é importante limpar o mesmo com moderação, de maneira a evitar acumulação de pó e de outros detritos que o possam congestionar, reduzindo o seu desempenho.

Já o deposito de água tem uma capacidade máxima de 145 ml e inclui uma mopa, que prende no deposito através de velcro e de uns rails na parte inferior do próprio. Ao contrário da função de aspiração, a mopa requer intervenção manual cada vez que a queremos utilizar, conforme vamos explicar mais à frente.

Base de carregamento

A base de carregamento tem umas dimensões aproximadas de 303 × 403 × 399 mm, e serve não só para carregar o robô, como também para realizar a aspiração automática.

Na parte superior da base temos uma tampa que dá acesso ao saco com capacidade para 2.5 litros, que segundo as estimativas da marca, garante aspiração durante cerca de 45 dias. Obviamente que isto dependerá da quantidade de lixo recolhido.

Ao contrário de outros modelos concorrentes com funcionalidades de auto esvaziamento, baseados numa única conduta de ar, o D10 Plus destaca-se por utilizar a tecnologia “DualBoost”, que utiliza duas condutas de ar, uma para aspirar e outra para injetar ar, forçando a circulação de ar, e evitando que o sistema fique congestionado.

No vídeo acima podem ver a aspiração realizada pela base após um dos nossos testes de aspiração. Apesar do lixo ser composto por uma grande quantidade de arroz, milho, entre outros, o compartimento ficou limpo durante o processo.

Ainda assim, caso o lixo bloqueie a circulação de ar, congestionando o sistema, existe uma conduta de ar localizada no lado esquerdo da base, que pode ser aberta de forma descongestionar o sistema.

Dreame D10 Plus CondutaAr

Por fim, é importante mencionar que, no que às laterais diz respeito, a base tem de estar colocada a pelo menos meio metro de distância de outros objetos, e a pelo menos um metro e meio em relação à parte frontal.

Funcionamento

Antes de começarmos a aspirar a casa, é importante criar um ambiente minimamente amigável, removendo objetos de pequenas dimensões espalhados pelo chão, como brinquedos de criança ou de animais, e garantir também que não deixamos cabos soltos pelo chão. Além disso, no caso de viverem numa casa com múltiplos andares, é recomendado fechar as portas que dão acesso a escadarias, ainda que o D10 Plus tenha a capacidade de as detetar, como podem ver no vídeo abaixo.

Outro aspeto a ter em conta, é que se quisermos utilizar a mopa para lavar o chão, temos de a preparar previamente, molhando a mopa, enchendo o deposito, e instalando-o no robô posteriormente. Após isto, basta configurar as divisões da casa que queremos aspirar, a potencia a utilizar, o nível de água que queremos, e aguardar que o D10 Plus faça o seu trabalho.

Aspiração

Com uma potência máxima de 4,000 Pa, e um sistema de auto esvaziamento, a aspiração é sem duvida o ponto forte deste produto, sendo que existe um total de 4 níveis de potencia que podemos escolher: quiet, normal, strong, turbo.

De forma a testar a capacidade de aspiração do D10 Plus, decidimos realizar um teste algo complicado, espalhando arroz, cereais, e milho, pelo chão, que no total pesavam cerca de 292 gramas (contando com o peso da taça). Após isto, o Dreame D10 Plus aspirou essa zona em uma única passagem, utilizando o modo turbo (4,000 Pa).

Ainda que o vídeo possa criar duvidas quanto ao resultado final, a verdade é que após o processo voltamos a medir a quantidade aspirada, sendo que medimos um total de 288 gramas, ou seja, apenas 4 gramas permaneceram no chão. Após isto, voltamos a realizar mais uma passagem, e desta vez o D10 Plus foi capaz de apanhar o lixo restante, deixando o chão completamente limpo.

Dreame D10 Plus Peso Depois

A nossa critica em relação à aspiração está no seu desempenho em tapetes, pois apesar existir uma função de carpet boost, que em teoria aumenta a potencia de aspiração ao detetar tapetes, o facto é que esta nunca funcionou.

Para terminar, é importante relembrar que devemos efetuar uma “manutenção” rápida ao robô com alguma periodicidade, limpando o filtro do deposito e retirando os cabelos presos na escova lateral e na escova principal, pois ainda que estes cabelos não impeçam o funcionamento das escovas, reduzem a sua eficácia.

Mopa

Outra das funcionalidades deste robô, é que a funcionalidade de mopa, pode ser utilizada em conjunto com a funcionalidade de aspiração, ou em separado. Esta função é útil para efetuar uma manutenção básica do chão, mas ao contrário da funcionalidade de aspiração, que é completamente autónoma, esta exige uma intervenção manual antes e após cada utilização.

Dreame D10 Plus MopaInstalada

Este sistema de mopa é bastante simples, resumindo-se a um deposito de água e uma mopa que são acoplados ao D10 Plus antes de cada utilização, exigindo assim uma preparação previa de encher o deposito com água, humedecer a mopa, e instalá-la no robô.

Semelhante à aspiração, é possível definir a intensidade com que queremos humedecer a mopa, em 3 níveis, e o tipo de mopping que queremos fazer, podendo ser rápido ou profundo, sendo que neste último o robô faz um percurso mais denso.

Dreame D10 Plus MopaChao

A nível de cuidados e limitações é importante referir que não devem utilizar detergentes ou produtos, o que de certa forma limita um pouco a sua ação de limpeza. Além disso, têm de ter o cuidado de remover o deposito após cada utilização. É também muito importante que marquem as zonas onde têm tapetes, como “no mopping zone”, de forma que o robô não os molhe.

Aplicação

O Dreame D10 Plus pode ser controlado através da aplicação da Xiaomi, a Mi Home (utilizada nesta review), ou da Dreamehome, criada pela Dreame. Além disso, é ainda possível executar alguns comandos básicos através da Alexa ou Google Home.

Xiaomi Home
Xiaomi Home
Developer: Unknown
Price: Free

A aplicação é fácil de utilizar, sendo que na primeira utilização somos guiados com instruções simples e diretas sobre como configurar o robô para se ligar à nossa conta e rede WiFi e, em seguida, sobre como realizar o mapeamento rápido.

Dreame D10 Plus Map

No final do processo terão um mapa 2D de todo o andar percorrido (suporta até 3 mapas), sendo que o software tenta detetar automaticamente cada divisão da casa. No nosso caso isto não funcionou a 100% em todas as divisões, sendo que algumas foram automaticamente marcadas como uma única, o que nos obrigou a editar o mapa posteriormente.

Além da gestão dos mapas, e no que diz respeito à aspiração, é possível configurar as zonas ou quartos que queremos aspirar, a sua ordem de aspiração, as definições de potencia e intensidade de água, a quantidade de passagens, ou até mesmo as configurações do sistema de auto esvaziamento.

Existe também um menu de definições adicionais, que contem ajustes mais avançados, como a programação de tarefas de limpeza, o histórico de limpezas, ou até mesmo a funcionalidade de controlo remoto, que nos permite controlar o robô manualmente.

Conclusão

A oferta de aspiradores inteligentes tem sido crescente, e cada vez mais este é um tipo de produto que se está a tornar mais acessível e funcional. Ainda que este tipo de aspiradores não substituía uma limpeza “a sério”, feita com um aspirador mais potente, ter um robô como o D10 Plus acaba por ser um excelente complemento, reduzindo o tempo gasto em limpezas.

Com um preço de 399€, o Dreame D10 Plus é provavelmente uma das melhores escolhas que podem fazer nesta faixa de preço, uma vez que estarão a adquirir um produto bastante completo, que não só tem uma potencia máxima de 4,000 Pa, e uma bateria de 5,200 mAh, como tem também um sistema de esvaziamento automático para mais de 30 dias, e ainda a funcionalidade de mopa.

Uma alternativa similar em termos de preço e características, é o Dreame L10 Pro, que por vezes está em promoção. No entanto, ainda que este tenha a vantagem de ter alguns sensores adicionais para detetar objetos de pequenas dimensões, tem a grande desvantagem de não ter o tão importante sistema de auto esvaziamento.

NewEsc Excelente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Aspiração
Mopa
Mapeamento
Bateria
Preço/Qualidade
Final Score