Review Devolo Magic 2

Review Devolo Magic 2

Internet em toda a casa

Fácil de instalar e rápido
É um kit de Powerline bastante interessante. Os valores de velocidade vão depender de vários fatores que mudam de casa para casa, operadoras e routers, mas possui várias vantagens como a facilidade de configuração, 2 portas de rede por cada recetor, opções adicionais de segurança e o facto de a poderem levar para outra divisão e terem excelente qualidade de sinal por wifi e cabo numa questão de poucos minutos.
Instalação90
Conectividade80
Preço70
O bom
Extremamente fácil de configurar
Inclui socket de tomada
Wifi e Portas Gigabit
O mau
Problemas com a aplicação
Preço alto
80
Recomendado

Nos dias que correm, com a quantidade de dispositivos que temos para aceder à Internet, é cada vez mais difícil navegar com qualidade por toda a casa, mesmo que a casa não seja propriamente grande. Mesmo colocando o router num local central da casa, é comum existirem interferências como as paredes, dispositivos como microondas ou até os routers dos vizinhos.

Com a introdução do canal de 5GHz nos routers mais recentes, é agora possível obter ainda mais velocidade por wireless e menos interferência devido ao facto de a maioria dos dispositivos estar noutro espectro de frequências. Infelizmente, o aumento da frequência reduz o comprimento de onda do sinal, fazendo com que as interferências passem a assumir a forma de objetos físicos sendo os piores, as paredes que se forem muito grossas, podem reduzir a qualidade do sinal.

Apesar de ser possível e acessível obter um tradicional Access Point para estender o sinal que é enviado do router, estes dispositivos sofrem dos mesmos problemas e não permitem ligação por cabo, algo que é praticamente imprescindível especialmente se quiserem jogar online e não puderem passar um cabo do router para a vossa máquina.

Assim sendo, uma boa opção são as chamadas Powerlines. Estes dispositivos são incrivelmente fáceis de utilizar e praticamente plug and play e permitem estender a ligação por cabo sem introduzir novos cabos na equação. Isto porque fazem uso da rede elétrica da vossa casa para passar o sinal entre o dispositivo que ligam ao router e o(s) dispositivo(s) de destino que querem utilizar.

As Powerlines são cada vez mais usadas para estender o sinal pela casa

A Devolo enviou-nos a sua Powerline Magic 2, uma solução completa e bastante cómoda, mesmo que o seu preço seja menos agradável. Então vejamos.

Um pacote simples, mas completo

O pacote que recebemos (Starter Kit) inclui os dois dispositivos, como seria de esperar, um cabo de rede e o manual de instruções. Logo à primeira vista conseguem entender que estamos perante um kit que pede para ser usado sem grandes rodeios. Também recebemos um recetor extra, que para a maioria das casas é “overkill”, mas caso tenham mais que um andar (p.ex. vivenda ou duplex), pode ser bastante útil para atingirem a cobertura máxima.

A Powerline possui um socket integrado para que possam ligar outros dispositivos evitando assim perder a tomada, visto que podem ligar extensões ou o próprio router à Powerline em si. O dispositivo que funciona como recetor, também possui este socket, além de duas portas Gigabit para Ethernet e Wifi capaz de 2.4 e 5 GHz.

A configuração é incrivelmente simples como tinha dito, basta ligarem o dispositivo LAN ao router e o recetor na divisão que querem, esperar cerca de 2-3 minutos e está pronto a utilizar. O Devolo Magic 2 vem também com uma excelente opção de segurança, uma vez que cada recetor possui uma password e encriptação próprias, separadas do router, pelo que acaba por ser mais uma parede para potenciais atacantes.

O Devolo Magic 2 oferece bastantes funcionalidades, incluindo 5GHz e segurança adicional

O sistema Mesh também é interessante, permitindo que pela aplicação alterem o nome do SSID de cada recetor para o mesmo que têm no router ou outro à escolha, o que permite uma transição sem interrupção entre o router e a Powerline, dependendo de qual dispositivo oferece melhor qualidade de sinal. Também permite restringir o número de pessoas que podem ter acesso a um certo recetor, caso queriam ser os únicos a utilizá-lo. Na aplicação também podem ver o mapa dos dispositivos ligados, caso tenham mais que um recetor, alterar as suas definições ou adicionar novos recetores.

Teste de velocidades

Para testar a velocidade da Powerline, utilizei a Devolo Magic 2 em três casas para ver como funcionava nos 3 principais operadores: MEO, Vodafone e NOS. Os resultados foram… estranhos.

O valor mais decepcionante foi com a Internet do MEO. Com 200 Mbits/s de velocidade parecia que alguma coisa estava a limitar seriamente a velocidade. Na Vodafone os valores são mais agradáveis, mas mesmo assim por wifi nota-se que algo está a limitar a velocidade de download, considerando que o upload está dentro da gama de valores correctos. Já com a NOS vemos uma excelente consistência nos valores quer por cabo, quer por wifi.

As razões para esta discrepância de valores são variadas e não lineares. Pode dever-se a uma limitação que o próprio router impõe na powerline, mas mais provavelmente, deve-se à rede elétrica e a distância entre o router e o recetor.

Analisar a performance de uma Powerline não é trivial, dada a quantidade de fatores externos

Tanto na MEO como na Vodafone, o router encontrava-se a cerca de 2-3 divisões do recetor, enquanto que na NOS, o router encontrava-se na divisão contígua ao router. A qualidade da instalação elétrica e a carga sob a mesma também podem influenciar a qualidade do sinal.

Também experimentei utilizar a Powerline numa extensão em ambos os terminais, algo que não é de longe o ideal, mas não houve qualquer queda de sinal apesar da velocidade ter sido ainda mais limitada, devido aos filtros adicionais presentes nas extensões.

Review Devolo Magic 2 Ethernet

Ainda assim, independentemente do valor mais baixo da velocidade, consegui jogar sem qualquer problema, especialmente por cabo e com grande estabilidade, uma vez que o valor de upload era bastante bom, o que na maioria das vezes é melhor que ter download muito alto e baixo upload.

Conclusões

O Devolo Magic 2 é um kit de Powerline bastante interessante. Os valores de velocidade, obviamente, vão depender de vários fatores que mudam de casa para casa, operadoras e routers, mas possui várias vantagens como a facilidade de configuração, 2 portas de rede por cada recetor, opções adicionais de segurança e o facto de a poderem levar para outra divisão e terem excelente qualidade de sinal por wifi e cabo numa questão de poucos minutos.

O Devolo Magic 2 encontra-se disponível em lojas nacionais por cerca de 200€ para o Starter Kit e 130€ para os recetores adicionais. Como disse, a velocidade é sempre uma incerteza devido aos diversos fatores físicos presentes, mas no que toca a funcionalidade, esta Powerline justifica o preço.

Utilizam algum dispositivo para estender o sinal do vosso router? Qual?

Sello Recomendado NewEsc

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instalação
Conectividade
Preço
Final Score