Review Mailbird

Review de Mailbird, um gestor de e-mails a considerar

Um gestor de e-mail simples e eficaz
Mailbird é um gestor de e-mail bastante completo e eficiente. É fácil de configurar, tem um design moderno e intuitivo e além disso permite a integração das apps mais utilizadas. Mesmo assim, não é perfeito, mas se seguir assim com tantas actualizações, em breve não terá rival.
O Melhor
Excelente design personalizável
Integração com muitas apps
Fácil de configurar e aprender
Leve e rápido, até em PC com poucos recursos
O Pior
Apenas para Windows
Sem respostas automáticas ou modelos

Nos dias de hoje utilizamos o nosso correio electrónico para practicamente tudo. Trabalho, comunicação e também para qualquer questão pessoal. O e-mail é tão importante quanto o nosso número de telemóvel, e a forma em como o utilizamos também é importante, especialmente se recebes centenas de e-mails todos os dias – como eu.

Tive a oportunidade de experimentar este gestor de correio electrónico, Mailbird, que chega como uma opção mais recente que o tradicional Outlook ou o e-mail que acedemos desde o nosso browser. Sendo assim, nesta review vou-te contar a minha opinião ao respeito e porque também tu o deverias experimentar.

Design actual e eficiente

Uma das coisas que nunca gostei das apps de correio electrónico para Windows é o seu design. Costumam ser bastante antigos e com pouca personalização. Mailbird é completamente diferente, permitindo escolher entre dois Layout, três temas, uma cor em especifico e até um fundo que pode ser personalizado.

Review Mailbird Editando design

Isto pode até nem ser importante para muitas pessoas, mas quando utilizas a mesma aplicação durante tanto tempo, especialmente a noite, um tema escuro é ideal.

Relacionado com isto, está a posição de todos os botões, os quais nem precisas de aprender porque são intuitivos e estão a tua disposição com o simples facto de tocar com o botão direito do rato. Contudo, caso sejas uma dessas pessoas que adora utilizar o teclado para agilizar processos, também temos atalhos já definidos e que aparecem sempre ao lado das opções. Por exemplo, em vez de escolher a opção de “Marcar como não lido”, com apenas tocar Shift + U, já activaremos essa função.

Review Mailbird 003

Existem outros detalhes que demonstram a filosofía desta empresa, que é de minimizar os passos, mas ao mesmo tempo fazer-nos mais eficientes na resposta de e-mails.

Integração com várias apps

Hoje em dia todos trabalhamos com diversas aplicações, já sejam de comunicação, trabalho ou até mesmo informação. Por essa razão Mailbird também integra WebApps no seu sistema, de forma a agilizar o teu trabalho e minimizar qualquer interrupção que possas ter ao abrir o teu browser.

Review Mailbird com WhatsApp

Até agora existem 38 apps que podes utilizar, entre as quais destaco o WhatsApp, Chrome, Google Drive, Slack, Feedly e também o Dropbox. Existem outras que se calhar também utilizas, como Evernote, Todois e Google Hangouts. O ponto importante é que todas estas WebApps se implementam muito bem na plataforma, de forma a que podes estar respondendo e-mails desde a mesma app e mais rapidamente.

Se bem é certo que isto não é nenhuma novidade e que outros serviços até já suportam apps de terceiros, penso que seja um ponto a considerar, dado que é uma das funções que mais utilizo no Mailbird.

Fácil configuração do correio

Para experimentar o Mailbird como deve ser, integrei os três correios que mais utilizo: um da Gmail, outro do Outlook e um outro da NewEsc. A integração com o primeiro foi possível num instante porque apenas tive de dar permissões à app. Com o segundo apenas precisei de colocar o e-mail e password. Com o terceiro o processo é menos directo, mas mesmo assim, em menos de um minuto fui capaz de o configurar e fazer alguns testes. Tudo isto para dizer que a implementação de contas é simples.

Em quanto a personalização do correio electrónico, é possível mudar o estilo da letra, adicionar assinaturas com imagens e hiperligações, criar filtros para cada e-mail que tenhamos e também criar pastas para os nossos e-mails. As opções que mais gosto são aquelas que também encontramos na Gmail, como é o caso do adiamento de e-mails que não queremos responder agora ou o botão para arquivar uma conversa ao enviar a resposta.

Contudo, uma opção que acho bastante interessante, especialmente se pensas utilizar Mailbird para trabalhar, é a de Monitorização do e-mail. Esta função permite saber se a outra pessoa abriu o correio electrónico e quando. Se esperas uma resposta, ou simplesmente desejas saber se ignoraram o teu email para poder enviar um lembrete, esta função pode ser útil.

O que ainda podem melhorar

Mesmo que goste imenso desta aplicação, devo ser sincero e também apontar algumas limitações que com o tempo podem ser resolvidas.

A primeira e mais importante é que esta app apenas está disponível em Windows. É o meu sistema de preferência, mas se o pudesse integrar com o meu telemóvel Android, por exemplo, seria melhor ainda. Além disso, penso que muitos utilizadores de iOS e macOS gostariam de utilizar este serviço.

Existem duas opções que temos na Gmail e que gostaria de ver implementadas, como as respostas automáticas e a criação de modelos de resposta que podíamos adicionar. Penso que são duas opções que para aqueles que respondem a muitos e-mails, ajudaria a automatizar muitas respostas.

Veredito final

Mailbird é um gestor de e-mail bastante completo e eficiente. É fácil de configurar, tem um design moderno e intuitivo e além disso permite a integração das apps mais utilizadas. Mesmo assim, não é perfeito, mas se seguir assim com tantas actualizações, em breve não terá rival.

Durante estas semanas têm vindo a integrar uma nova funcionalidade, pelo que sabemos que se trata de um software que está em constante evolução, o que sempre é um bom indicativo para uma aplicação premium com uma versão gratuita de 14 dias.

Editor Chefe

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Final Score