Corsair Spec Omega
Design elegante e com muito espaço
A Corsair Spec Omega é uma torre com um excelente design para qualquer configuração. É compatível com as placas-mãe ATX, micro-ATX e mini-ITX, que, juntamente com placas gráficas de até 370 mm, será uma ótima opção a considerar.
Design96
Ventilação94
Personalização92
Conetividade93
Qualidade/Preço89
O bom
Bonito Design
Bons materiais
Muito espaço
Personalização
O mau
Deveria ter mais filtros
Só traz uma fã
93
Excelente

Este ano, a Corsair decidiu apresentar várias das suas novidades no CES de Las Vegas, um dos eventos tecnológicos mais importantes do mundo. Entre todos os produtos que presentaram estão uma fonte de energia, dois sistemas de refrigeração líquida, a renovação do Corsair K63, um rato sem fios e o Corsair Spec Omega, a caixa que hoje analisamos.

Existem três modelos desta caixa que se distinguem pela cor: em preto, preto e vermelho, e em preto e branco – o modelo que experimentamos. Este modelo em particular mantém ligeiramente a aparência do Corsair Spec, mas incorpora novas melhorias, como painel frontal de vidro temperado ou a potencia dos ventiladores.

Unboxing e especificações

A Corsair Spec Omega vem numa caixa de cartão muito bem protegida com borracha de espuma. Além da caixa encontramos uma bolsa com o manual e uma pequena chave Allen que nos ajudará a desmontar o painel lateral. Dentro da caixa, mais especificamente numa das baías de 3,5″, podemos ver uma caixa que contém vários parafusos e seis flanges para os cabos.

Corsair Spec Omega perfil

A primeira impressão é muito boa, uma vez que dá a entender que estamos perante um produto de qualidade com uma aparência brutal. Além disso, o modelo que recebemos tem uma iluminação branca que dá um toque minimalista. Um contraste muito bem conseguido!

Especificações

Tamanho 495 x 233 x 516 mm (largo, ancho, alto)
Peso 7.56 kg
Cores
  • Branco/Preto
  • Vermelho/Preto
  • Preto/Preto
Material Metal
Tipo de fonte ATX (200 mm máximo)
Formato Mid-tower
Suporte para a placa base Micro-ATX, ATX, Mini-ITX
Longitude máxima GPU 370 mm
Altura máxima refrigerador CPU 170 mm
Ranhuras máximas de expansão 7
Espaços para discos
  • 2 x 3.5”
  • 3 x 2.5”
Conexões
  • 2 USB 3.0
  • Jack 3.5 mm micrófone
  • Jack 3.5 mm auriculares
Refrigeração 
  • Traseiro: 1 x 120 mm
  • Superior: 2 x 120 o 2 x 140 mm
  • Frontal: 3 x 120 mm o 2 x 140 mm
Pontos de montagem do radiador
  • Traseiro: 240 mm
  • Superior: 240 mm
  • Frontal: 360 / 280 mm
Fãs incluídas
  • Traseiro: 1 x 120 mm
  • Frontal: 1 x 120 mm

Características exteriores

A Omega Corsair Spec, além da sua aparência de alta qualidade, também oferece uma boa ventilação e bastante espaço. A primeira coisa que destaca é a aparência, que apesar de permanecer bastante alinhada com as especificações, inclui algumas melhorias em relação ao modelo anterior.

Corsair Spec Omega frente

Na parte dianteira e superior encontramos uma forma de ‘V’, na qual destacamos as cores em preto e branco com uma linha de LEDs brancos no centro que se acendem com o nosso PC. Na parte superior esquerda encontramos duas portas USB 3.0, o botão para acender e outro para reiniciar, e os conetores para o áudio e microfone.

No lado esquerdo vemos o painel construído em vidro temperado, que é suportado com quatro parafusos com uma proteção de borracha. No lado oposto encontramos um painel metálico em preto mate.

A caixa permanece em pé sobre quatro pernas de plástico que podemos mover, removendo os parafusos, mas não recomendamos que façam isto, já que é relativamente complicado de os desmontar. Finalmente, na parte de trás é onde encontramos as sete baías de expansão das placas PCI, a área onde estará a fonte de alimentação com uma pequena rede por de baixo e a saída de ar com uma ventoinha de 120 mm.

Corsair Spec Omega inferior

Desmontando a caixa…

Além dos painéis laterais, podemos remover a parte superior e frontal. Se removemos o topo, temos uma zona para colocar uma fã de 240 mm e outras duas 120 mm ou 140 mm. Tenham em conta que na parte de trás temos uma fã já incluída, especificamente a Corsair A1225M12S de 33 CFM e 1200 RPM.

Se retirarmos o painel frontal, teremos a capacidade de colocar um sistema de ventilação de 280/360 mm, duas fãs de 140 mm cada ou três de 120 mm. Como contrapartida, o Corsair Spec Omega tem apenas um ventilador como padrão, o mesmo modelo que o anterior, mas transparente e com um LED branco.

Corsair Spec Omega esqueleto

Se removemos o painel do lado do metal, encontramos os espaços para as três unidades de memória de 2,5″ e uma amplia área para os cabos. Não gostamos muito da localização dessas memórias, uma vez que se encontra numa zona onde estão muito cabos e, pessoalmente, não gosto de colocar unidades de memória por detrás da placa-mãe, uma vez que é uma área com pouca refrigeração.

Por outro lado, na área inferior, temos espaço para a fonte de alimentação ATX de até 200 mm de comprimento ao lado de um compartimento com capacidade para dois discos de 3,5″ ou 2,5″. A baía tem duas posições no caso de precisarmos mais espaço. Também tem várias áreas para passar os cabos para o interior.

Corsair Spec Omega cableado

Removendo o painel de vidro temperado, encontramos a área principal onde a placa-mãe se localiza, que é compatível com ATX, micro-ATX e mini-ITX. Além disso, podemos colocar um cooler para o processador de até 170 mm de altura e placas gráficas de até 370 mm.

Desempenho

Como viram anteriormente, o tamanho desta caixa é suficiente para incorporar bas fãs e sistemas de refrigeração,  geralmente o ponto mais importante se queremos montar um bom PC. Com esta Corsair Omega podemos instalar um excelente sistema de refrigeração em todos os níveis, seja ele liquido ou não.

Corsair Spec Omega luz

Outro ponto a favor desta caixa é que podemos controlar a localização dos ventiladores para um fluxo de ar correto, além de que, uma vez montado, o espaço interior restante é bastante amplio. Este ponto a torna numa escolha bastante acertada, especialmente se estão a pensar numa refrigeração liquida.

Como mencionamos anteriormente, este modelo inclui duas fãs de série. Ambas correspondem ao mesmo modelo, o Corsair A1225M12S, que também vimos no Corsair Spec Alpha. O único que gostaríamos é que trouxesse duas fãs para a parte frontal.

Corsair Spec Omega ventiladores

Características

Velocidade 1200 RPM +/- 10%
Fluxo de ar 32 CFM +/- 10%
Pressão do ar 0.7 mm H2O
Barulho 19 dBA
Voltagem 12 V DC
Correente 0.38A
Conector 3 Pines
Dimensãoes 120 x 120 x 25 mm
Cor
  • Traseiro: Preto
  • Frontal: Transparente com LED branco

Outra coisa que gostaríamos tivessem mudado é o ventilador traseiro de 140 mm, uma vez que é o único destinado para a saída de ar. Por outro lado, também queremos destacar o pequeno filtro sobre a fonte de alimentação que a permite não aquecer tanto.

corsair spec omega ventilador luz

Os filtros de poeira que estão na parte traseira são muito úteis porque são efetivos em manter o PC limpo e neste caso bastante fáceis de limpar. O problema é que não temos nenhum na parte frontal nem superior, duas partes que, na minha experiência, são importantes.

Conclusão

A Corsair Spec Omega é uma caixa excepcional em todos os sentidos. O seu design é lindo, tem boas especificações, desmonta-se facilmente e tem bastante espaço para qualquer tipo de configuração.

corsair spec omega flickr

Não é uma caixa com uma iluminação espectacular, mas também não precisa, já que a única que tem lhe dá um toque premium. Além disso, os seus materiais de construção são uma excelente escolha. O único que sim gostaríamos que a próxima versão tenha são os dois ventiladores frontais e o traseiro de 140mm, além de mais filtros de poeira, especialmente pelo preço de 116€ na Amazon.

Sello Recomendado

No more articles