Review Corsair M65 Elite RGB em Português

Melhor rato fingertip por 60€?

Design80
Performance90
Qualidade/Preço95
Ergonomia85
O bom
Excelente Qualidade/Preço
Construção robusta e ajustável
18000 DPI e grande precisão
Software bastante completo
O mau
Disposição de alguns botões
Acabamento da superfície
Alguma dificuldade em retirar os pesos
88

O mercado dos ratos gaming é bastante competitivo e muitas são as marcas com argumentos de peso, que tentam atrair os jogadores com diversas funcionalidades e especificações.

Analisar um rato é sempre algo bastante subjetivo, especialmente porque existem ratos para diferentes tipos de “grip” e este Corsair M65, infelizmente, não é para o meu. Mas isso não significa que seja um mau rato, simplesmente não é um rato que me permita estar várias horas a jogar de forma confortável.

Design robusto

A nível de design, o M65 Elite cumpre aquilo que para mim são as principais características de um rato gaming moderno: apoio para o polegar, vários botões personalizáveis, peso ajustável e iluminação RGB.

Além disso, o M65 Elite dá uma sensação de robustez bastante boa, uma vez que algumas partes são em metal exposto, tal como as tampas para retirar os pesos, que requerem uma moeda ou algo do género para as retirar. Uma pequena queixa que tenho, é o facto de por vezes, os pesos não caírem automaticamente quando retiramos as tampas, sendo que foi preciso utilizar uma chave Phillips fina, para conseguir retirar os pesos.

Ao lado do apoio do polegar encontram um botão Sniper, que permite reduzir os DPI para um valor à vossa escolha (mais baixo, por definição), para que consigam ajustar a vossa mira de forma mais precisa enquanto jogam FPS. Considerando o tipo de forma como colocamos a mão ao pegar no rato, acho que este botão devia estar mais a meio do apoio do polegar, para evitar ter de andar sempre a esticar e encolher o dedo, tornando a utilização mais confortável e rápida.

Review-Corsair-M65-Elite-RGB-design

A posição dos restantes botões também estão bastante confortáveis e permitem que sejam acedidos rapidamente, sem movimentos desnecessários dos dedos. O cabo é em cordel entrançado, ao estilo do que vemos na maioria dos ratos gaming e, apesar de ser mais fino que o do Logitech G502, é bastante robusto e dificilmente se vai estragar com o uso.

A única coisa que não gostei, foi o acabamento da superfície do rato que é bastante suave, ao contrário do que vemos noutros ratos gaming como o Razer Deathadder, Logitech G502 ou Asus Gladius que apresentam uma superfície mais rugosa. Isto faz com que, no meu caso, ficasse a suar facilmente das mãos e tivesse de fazer um esforço adicional para manter o rato estável.

Performance de topo

O Corsair M65 Elite RGB vem com um excelente sensor de 18.000 DPI, com diversos níveis que podem escolher e trocar em tempo real. O próprio sensor em si é extremamente preciso e nota-se, especialmente, ao navegar na Internet ou pelo sistema operativo, o ponteiro parece que vai exatamente para onde querem sem qualquer esforço.

Review-Corsair-M65-Elite-RGB-design-traseiro

Sendo este um rato mais voltado para FPS, joguei principalmente jogos deste género como Far Cry 5, Destiny 2, Battlefield 5 e Titanfall 2. Fiquei bastante surpreendido pelo facto de, mesmo não me ajustando ao tipo de grip deste rato, a minha performance nestes jogos não foi notoriamente diferente.

A distribuição dos pesos é bastante interessante, no meu caso achei que precisava de desviar o centro de gravidade do rato mais para a direita, pelo que apenas precisei de tirar o peso da esquerda e imediatamente senti o rato muito mais confortável.

Review-Corsair-M65-Elite-RGB-design-frontal

Os botões são bastante mais rígidos que os dos outros ratos que uso, o que dá uma sensação maior de robustez mas torna mais cansativa a utilização quando passam para jogos que requerem mais cliques rápidos, como MOBAs ou RTS. Ainda assim, os comutadores Omron de alta qualidade permitem até 50 milhões de cliques, pelo que podem usar e abusar do rato sem qualquer problema.

Firmware

O programa iCUE permite-vos editar e personalizar as várias funcionalidades do rato, incluindo perfis de DPI, RGB ou macros. As macros são bastante fáceis de gravar e atribuir, pelo menos mais que no programa da Logitech que uso para o meu G502. Ainda assim, os menus não são tão acessíveis como, por exemplo, no Razer Synapse.

 

O menu Dashboard permite que consigam monitorizar temperaturas e carga sobre os diferentes componentes do vosso computador, controlar os valores de DPI dos diferentes níveis, e ver as várias macros que foram guardadas.

Podem também definir as cores para cada perfil, os efeitos para cada um e também algumas opções de resposta, por exemplo, se querem que mude de cor quando pressionam um certo botão e a velocidade a que muda a cor.

o iCUE também permite que utilizem um On Screen Display, que funciona com bastantes jogos atuais, no qual podem colocar nomes de perfis para saberem sempre qual está ativo, os valores de DPI, etc. Também é possível registar os valores lidos pelos sensores dos componentes, para que possamos ver a evolução dos mesmos durante certos jogos. Infelizmente não podemos colocar valores como FPS e as cargas/temperaturas no OSD, mas ainda assim é um sistema bastante completo, considerando que estamos a falar de um software inicialmente desenvolvido a pensar nos periféricos, mas que contém funcionalidades quase ao nível de um Rivatuner, por exemplo, mas mais fácil de configurar.

Conclusões

O Corsair M65 Elite RGB é um excelente rato barato para gaming. Apesar de não ser um rato que consiga usar por muito tempo, devido à forma como pego nele, para quem usa Fingertip grip é um dos melhores ratos que podem encontrar no mercado.

A performance, sensor e funcionalidades são de topo e apesar de 18.000 DPI serem claramente um exagero, se utilizarem aparelhos como o Venom X ou o XIM4 para utilizarem rato e teclado nas consolas, este valor de DPI é extremamente bem vindo. O software iCUE é, de longe, um dos mais completos do mercado e se possuírem outros componentes e periféricos da Corsair com RGB, podem sincronizar todos os perfis para um efeito verdadeiramente homogéneo e personalizado.

O rato pode ser adquirido por cerca de 60/70€ e por este preço, considerando as funcionalidades, é uma pechincha.

Sello Recomendado NewEsc

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Design
Performance
Qualidade/Preço
Ergonomia
Final Score