Review Corsair K100 Air Wireless Wallpaper

Corsair K100 Air Wireless, Review em Português

O Teclado Premium Mais Fino
Gosto muito deste teclado; desde o seu design sóbrio até à capacidade de resposta dos seus interruptores. Tem certamente muitos pontos positivos, mas o seu preço elevado e as suas chaves não removíveis tornam difícil a sua recomendação.
Design
80
Performance
90
Ecossistema
90
Qualidade/Preço
50
O Melhor
Muito fno
Design Premium
Excelente conectividade
Botões multimedia + Macro
Excelente duração da bateria
Bom rendimento para escrever ou jogar
O Pior
Muito Caro
Teclas ABS que não podemos remover
Difícil de limpar
78
Bom

Durante as últimas semanas tenho utilizado o teclado mais caro de sempre da Corsair, o novo K100 Air Wireless. Este teclado mecânico é super fino e muito completo, mas será que vale o preço que pedem?

Design e usabilidade

O aspecto mais distintivo deste teclado é o seu tamanho, mais precisamente a sua finura, que vá desde 11mm até 17mm na parte mais “grossa”. É um teclado muito fino e leve que nos dá uma sensação de qualidade graças à sua base de alumínio.

Review Corsair K100 Air Wireless finura

Tenho experiência com alguns teclados mecânicos de baixo perfil, como o Pok3r V2 e recentemente o Keychron K3, mas nunca um com a disposição completa e tão fino como este.

O próprio teclado tem um design muito simples. Pela parte de cima vemos o teclado completo com botões multimédia na parte superior. Acima do teclado numérico temos 4 teclas G que nos permitem ligar a outros dispositivos que tenhamos guardado, ou também utilizá-los como teclas Macro. Na parte central superior temos um pequeno visor com o logotipo da marca e vários ícones indicativos, tais como o número do dispositivo ligado ou a duração da bateria.

Review Corsair K100 Air Wireless Completo

Por baixo do teclado vemos um padrão triangular comum a alguns produtos Corsair, bem como pés de borracha para evitar que o teclado escorregue. No topo temos dois ajustes de altura, caso isso seja algo de que precise.

Atrás do teclado podemos ver o botão on/off, a ligação USB C para carregamento e um compartimento no qual podemos armazenar o adaptador USB SplitStream do teclado.

O que mais gosto no design do K100 Air é que se sente premium sem quaisquer alterações cintilantes. A Corsair sabe que os materiais utilizados falam por si próprios, pelo que não tiveram de acrescentar nada. Esta simplicidade na cor e disposição das teclas também é um dos seus pontos fortes.

Mesmo assim, com este design sóbrio, vem com iluminação RGB que pode ser personalizada em detalhe. A iluminação é decente na maioria das chaves, mas em chaves como a CTRL, onde a serigrafia ocupa mais espaço horizontal, a iluminação não é uniforme.

Review Corsair K100 Air Wireless RGB

Também quero referir rapidamente os botões multimédia, que não são mecânicos, mas que sim são iluminados e fazem o seu trabalho na perfeição. De todos estes botões, o que mais gostei foi o da roda do volume, que é muito suave e gira infinitamente para um lado ou outro.

De uma forma geral, o aspeto deste teclado está entre os melhores, mas tem uma limitação que tenho evitado mencionar até agora: as suas teclas. As keycaps do K100 Air Wireless são ABS e não podem ser removidas. As possíveis razões para isto podem ter sido as seguintes:

  • As teclas ABS são mais finas as PBT;
  • As teclas não se podem remover devido aos interruptores (switches) utilizados;

E não esqueçamos que isto dificulta a limpeza do próprio teclado, que irá acumular mais sujidade por baixo das teclas que só se pode limpar perfeitamente com uma ventoinha de pó. Compreendo as limitações da Corsair, mas ao pagar 300 euros por um teclado mecânico não podemos deixar passar qualquer crítica.

Rendimento

Nesta secção temos aqui muitas coisas boas a dizer. Mas quero começar por falar dos interruptores utilizados pela Corsair, os Cherry MX Ultra Low Profile, os primeiros interruptores Cherry de baixo perfil.

Não tive nenhuma dificuldade em habituar-me a eles, o que foi uma surpresa porque pensei que ao ter um ponto de toque tão curto iria piorar a minha experiência. Também não são os meus interruptores favoritos em termos de feeling, mas conseguem um excelente equilíbrio à hora de escrever e jogar, o que normalmente faço. São também mais silenciosos do que o Cherry Blue ou Brown.

Review Corsair K100 Air Wireless 12

Algo de que também deveríamos falar é da sua conectividade. Podemos ligá-lo via Bluetooth, até 3 dispositivos que serão armazenados na memória interna do teclado. Algo interessante é que também vem com encriptação AES de 128 bits, algo que normalmente não vemos nos teclados mecânicos, mas considerando o preço, é apreciado.

Também o podemos ligar com o seu adaptador SplitStream 2.4GHz e obter velocidades de sondagem até 2000 Hz, ou por cabo até 8000 Hz – em ambos os casos, é mais rápido do que o teclado mecânico tradicional. Pessoalmente, usei-o a maioria do tempo com o seu adaptador e senti uma excelente resposta ao jogar. Além disso, é compatível com a Xbox e a PlayStation 5.

Finalmente, vamos falar sobre a bateria. Segundo a Corsair, durará 200 horas sem RGB ou 50 horas com RGB. Tenho-o usado com RGB e cobrando-o uma vez por semana. Portanto, sim, tem uma grande bateria.

Ecossistema

O Corsair K100 Air Wireless é compatível com iCUE, o software de personalização para todos os produtos Corsair. Este em particular permite personalizar todas as teclas com outras funções (mesmo as teclas multimédia e a roda do volume), bem como configurar a iluminação RGB com estilos diferentes e desactivar algumas teclas como ALT + F4.

<div style='position:relative; padding-bottom:calc(61.40% + 44px)'><iframe src='https://gfycat.com/ifr/DeafeningUnawareGodwit' frameborder='0' scrolling='no' width='100%' height='100%' style='position:absolute;top:0;left:0;' allowfullscreen></iframe></div>

Já nas configurações do teclado, existem algumas configurações interessantes, tais como o de activar o modo de repouso com um determinado tempo, um modo PlayStation para melhor compatibilidade, alterar o layout para outro idioma e também actualizar o teclado com actualizações de firmware.

Veredicto y Alternativas

O Corsair K100 Air Wireless é um teclado que adorei utilizar. Durante as três semanas que o tenho utilizado, não tive nenhum problema e o seu desempenho está no topo, tal como o seu preço de 299 euros.

No entanto, o número de pessoas a quem o poderia recomendar é muito pequeno. Não só devido ao seu preço, mas também devido à falta de personalização das teclas não removíveis. Compreendo que para conseguir um teclado tão fino, este design foi necessário, mas, em simultâneo, limita a personalização de um teclado que é mecânico.

Para os utilizadores que querem que funcione e que se conectem a múltiplos dispositivos, é também difícil de recomendar. Não porque não funciona como deveria, funciona bem; mas porque com o tempo a sujidade que se irá acumulando por baixo das chaves pode criar problemas.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Performance
Ecossistema
Qualidade/Preço
Final Score