8M-ab5ISjcs
Review - Cities: Skylines - Mass Transit
Novos transportes e estaçõesNovas funcionalidades para as estradasControlo individual das linhas dos transportes
Alguns transportes podiam estar melhor implementados
80%Uma boa expansão para Cities: Skylines
Votação do Leitor 0 Votos
0%

Já passam mais de 2 anos desde que Cities: Skylines foi lançado pela Paradox Interactive e pela Colossal Order como um dos primeiros sucessores que mereçam realmente esse nome do antigo SimCity (quando ainda era um bom jogo). Apesar de ser, sem qualquer tipo de dúvida, um excelente jogo, desde o início que tinha alguns problemas que eram fáceis de resolver mas que permaneciam lá como uma nuvem negra.

Um dos problemas mais falados eram as estradas bloqueadas com trânsito. O problema era de tal forma grave que por vezes nos obrigava a ligar autênticas teias de aranha de estradas em formas extraordinariamente complexas e irreais só para o trânsito fluir um pouco melhor. Outra funcionalidade referida era, esta já mais para os jogadores do antigo SimCity, uma opção para controlar individualmente as finanças dos edifícios.

Cities: Skylines quando foi lançado era um excelente jogo mas com alguns defeitos fáceis de resolver

Esta expansão promete vir revolucionar a forma como construímos a nossa cidade. Mais opções de transportes, de estradas e de controlo de trânsito são apenas algumas das funcionalidades presentes. Depois de experimentar o Mass Transit será que Cities: Skylines deixou de ser o caos das estradas?

Mass Transit significa mais transportes

Mais transportes finalmente. O número de opções que existia não era um problema propriamente grave, até porque estas funcionavam bastante bem. O que é óbvio é que mais opções significa menos confusão. Obviamente experimentei todos os novos meios de transporte e todos são relativamente interessantes e posso ver que, nas condições certas, terão a sua utilidade.

No total existem 4 novos meios de transporte: o Monocarril, o Zeppelin, o Teleférico e o Barco. Com esta expansão terão direito a 3 novos mapas, um deles perfeito para experimentar quase todos os novos meios de transporte: Seven Lakes. O espaço com que começam a construir a cidade é praticamente rodeado de lagos e, se quiserem alargar a cidade para o meio destes, perceberão a utilidade de alguns destes transportes.

Mass Transit traz 4 novos transportes e 3 novos mapas

Em primeiro lugar o monocarril. Este meio de transporte é basicamente igual ao comboio mas que se pode movimentar pelo meio da cidade. Ao contrário do comboio que precisa de passagens de nível (ou pontes e túneis) para atravessar as estradas e espaço específico para os carris, este pode ser feito numa estrada especial para o efeito. Uma excelente decisão (mais ou menos).

monocarril_cities_skylines_mass_transit

Apesar de ser extraordinário poder ter o meio de transporte no meio da cidade sem ocupar espaço adicional, por alguma razão, não existem estradas de 6 faixas com o carril embutido. Ou seja, nas zonas mais densas da cidade ou fazem uma estrada com 6 faixas ou, se quiserem o monocarril, apenas podem fazer de 4. Esta tornou-se uma decisão com péssimos efeitos nas zonas mais populosas da cidade.

Algo que não entendo é o facto de não haver estradas de 6 faixas com o carril

Ao contrário do monocarril que é um transporte excelente (e péssimo ao mesmo tempo), os outros têm o seu momento. O zeppelin é interessante e move pessoas em grandes distâncias sem ocupar espaço, o Teleférico é apenas bom para terrenos agrestes e o barco, pela minha experiência não é um meio de transporte popular, mesmo quando activam a lei que ajuda os mesmos.

No fim de contas todos são interessantes e úteis mas nenhum brilha totalmente a não ser talvez o monocarril. As melhores alterações dos transportes não são, no entanto, em relação a mais opções, mas sim a melhores opções. Isto porque foram adicionadas várias estações que combinam dois transportes e estas sim fazem toda a diferença. Querem metro e monocarril? Porque não juntar as duas estações numa só? Agora é possível.

Foram adicionadas estações que combinam vários transportes, sendo que uma dela combina três!

As novas combinações possíveis são:

  • Barco – Autocarro,
  • Monocarril – Autocarro,
  • Monocarril – Comboio – Metro.

Finalmente, a melhor alteração desta expansão. Algo que era incrivelmente chato era o facto de não poder controlar o número de veículos que tenho numa linha. Ou seja, imaginem que têm duas linhas de autocarros, uma a funcionar a todo o gás, outra nem por isso. Antes de Mass Transit ou tinham dinheiro a escoar para manter as duas a funcionar ao máximo, o que significava que uma delas estava com autocarros a mais, ou então tinham de meter menos dinheiro e uma delas não tinha o suficiente.

paragens_cities_skylines_mass_transit

Esta decisão era bastante estranha. Agora isso já não acontece. Não só podem ver em tempo real, o número de paragens e de passageiros à espera em cada paragem como a lotação dos transportes ao longo da linha. Com esta informação é bastante fácil colocar mais ou menos veículos nessa linha em específico. Esta alteração é muito bem vinda e espero que se adapte aos restantes edifícios no futuro, como hospitais, polícia, bombeiros, etc..

Novas funcionalidades nas estradas

Antes de mais, agora as estradas têm nomes automáticos! Quando criam uma estrada esta fica automaticamente com um nome. Este pode ser seleccionado para ver a proveniência dos carros que a cruzam, modificar a prioridade dessa via em relação às outras e também as definições dos cruzamentos. Esta pode ser uma pequena mudança mas é uma grande ajuda para acabar com as filas intermináveis.

As estradas agora vêm com nomes automáticos que podemos seleccionar e alterar as definições das mesmas

Em primeiro lugar poder ver de onde estão a vir os veículos. Esta funcionalidade é interessante porque vos pode fazer perceber que têm uma estrada a ser sobrecarregada, ou então criar uma nova via de acesso. A funcionalidade é decente, nada de outro mundo. Funciona bem, deixa-vos seleccionar os veículos em específico, o que é interessante, mas nunca senti necessidade de a usar para resolver um problema.

Existe agora a opção de tornar uma via principal, o que é uma forma simples de alterar as prioridades. Se num cruzamento tiverem semáforos, tornar uma via principal não altera nada, mas se num cruzamento tiverem sinais de stop então quando colocam uma via principal, esta passa a perder automaticamente estes sinais. É, sem dúvida, uma opção muito útil e interessante.

cruzamentos_cities_skylines_mass_transit

Quando isto não chega, ou simplesmente quiserem ter controlo total, podem mudar completamente, e ao vosso gosto, todas as opções de um cruzamento. Podem colocar ou tirar semáforos e podem colocar, ou não, sinais de stop em qualquer cruzamento. Podem inclusivamente tirar todos os sinais e semáforos de um cruzamento, o que me chegou a ajudar tremendamente em algumas situações.

Para finalizar o tópico das estradas houve algumas pequenas alterações na forma como as construímos. Na fase de construção aparecem alguns apoios visuais para vos ajudar a colocar as mesmas em relação ao que existe em seu redor. Não é algo que mude o jogo mas é uma excelente ajuda para construir a vossa cidade.

Conclusões

As alterações podem parecer poucas mas são bastante interessantes. Acho, no entanto que o preço que pedem é um pouco exagerado para o conteúdo que oferecem. Não digo que o conteúdo não é bom, muito pelo contrário, todo tem utilidade e é muito interessante, simplesmente parece pouco.

No fim de contas Mass Transit prometia revolucionar o trânsito, o que, sem dúvida, cumpriu. As novas opções são muito interessantes e permitem fazer mais com menos. Isto sem falar que ter a nossa cidade a ser atravessada por zeppelins é sempre satisfatório! Mass Transit é uma boa expansão mas não é incrível, talvez por causa do preço.

“A minha cidade ficou menos caótica e menos confusa”

Notei que, sem dúvida, o trânsito era mais controlável e tinha mais opções para resolver problemas. A minha cidade ficou menos caótica e menos confusa. Cities: Skylines vai-se tornando aos poucos aquilo que deveria ter sido ao início e talvez um pouco mais. Se gostarem muito deste jogo então esta expansão é fundamental, porque vos irá dar menos dores de cabeça.


Agora para quem quiser ver como se substitui uma confusão de estradas por uma confusão de transportes fica aqui com uma pequena ideia do que o espera com a nova expansão de Cities: Skylines – Mass Transit!

geral_cities_skylines_mass_transit

Que acham da nova expansão de Cities: Skylines?