Arctis5 CAPA_Final

SteelSeries Arctis 5 2019, Review em Português

Preço/qualidade excelente
Os Arctis 5 são um dos melhores headsets preço/qualidade do mercado, e esta versão 2019 veio colmatar os poucos defeitos que o headset tinha.
Design88
Conforto95
Audio88
Microfone88
Qualidade/Preço89
Aspectos positivos
Bastante confortáveis
Boa qualidade de som
Design unico
Excelente redução de ruido do microfone
Aspectos negativos
Som Surround 7.1 só funciona em PC/Mac
ChatMix só funciona via USB em PC/Mac
90
Excelente

A SteelSeries é uma das marcas mais conhecidas no universo de periféricos gaming, muito por causa da sua linha de headsets Siberia, que se tornou num dos headsets mais usados em todo o mundo. No entanto, nos últimos anos o mercado tornou-se cada vez mais agressivo, tanto na oferta, como na exigência de quem procura, e isso obrigou a SteelSeries a reinventar os seus headsets, lançando assim a gama Arctis em 2016, e renovando essa mesma gama em meados de 2018.

Como todos os nossos leitores sabem, atualmente esta é praticamente a única marca de periféricos sobre a qual faz muito tempo que não fazemos reviews, pelo que queremos agradecer à SteelSeries a possibilidade de vos trazermos uma review dos Arctis 5 2019 em português!

Primeiras impressões & unboxing

Começando pelo unboxing, algo que melhorou consideravelmente desde a geração anterior foi o próprio packaging. Os Arctis 5 2019 vêm acondicionados numa embalagem que foi redesenhada, permitindo diminuir consideravelmente o tamanho da mesma, e ao mesmo tempo melhorar a apresentação do headset durante o unboxing, pois a nova posição em que o headset fica dentro da embalagem destaca a capacidade dos auriculares girarem na horizontal, algo pouco comum em headsets gaming.

Dentro da caixa encontramos os Arctis 5, o cabo microUSB to microUSB que liga diretamente ao headset, o ChatMix com saída USB, um adaptador de microUSB para Jack de 3.5mm, e ainda um guia sobre o produto.

Arctis5 Unboxing

As primeiras impressões são positivas. Os Arctis 5 têm um design muito bonito e diferente do habitual, e além disso são bastante leves. Os plásticos são de boa qualidade, e o sistema de apoio de cabeça, que acompanha a SteelSeries desde os Siberia v1 (apesar de ter sofrido grandes alterações nesta gama Arctis), tem um aspeto interessante.

A nível de conetividade, os Arctis 5 são um headset com fios que pode ser utilizado via USB com ChatMix, ou Jack 3.5mm sem ChatMix. O cabo é modular, constituído por um cabo microUSB para microUSB, onde uma ponta liga ao headset e outra liga ao ChatMix (USB) ou, em alternativa, ao adaptador jack 3.5mm.

Ainda no unboxing, uma das coisas que notamos quase de imediato foi o facto da SteelSeries ter melhorado drasticamente os earpads em relação ao modelo anterior, algo que falaremos mais à frente.

A nível de características técnicas, os Arctis 5 contam com:

  • Drivers: Neodymium 40mm
  • Frequência de resposta dos drivers: 20-22000 Hz
  • Sensibilidade: 98db
  • Impedância: 32 Ohm
  • Distorção harmónica total: < 3%
  • Controlo de volume e de microfone integrado no headset
  • Microfone Bidirecional retrátil com cancelamento de ruído
  • Jack para compartilhar áudio
  • Cabo de borracha com 3m de comprimento, removível
  • ChatMix incluído
  • Compatível com PC, MAC, PlayStation, e dispositivos móveis.

Design

O mercado atual está cheio de propostas diferentes no que a headsets diz respeito, no entanto, a linha Arctis da SteelSeries destaca-se por ter um design bonito, diferente da maioria dos headsets gaming, um sistema de apoio de cabeça único, e ainda um microfone retrátil.

Arctis5 Design

Como não podia deixar de ser, num produto bastante focado no mercado gaming, os Arctis 5 têm iluminação full RGB em 2 zonas, que pode ser personalizada através do software da marca, o SteelSeries Engine 3. Neste aspeto temos de referir que a versão anterior, de 2016, não só tinha iluminação LED em cada auricular, como o nome da marca também era iluminado. Já nesta nova versão de 2019 o nome deixou de ter iluminação.

Arctis5 Controlos

Tal como na versão anterior, é no auricular esquerdo que podemos encontrar todos os botões e ajustes físicos (à exceção do chatmix), nomeadamente o ajuste de volume físico, a entrada microUSB, o botão para desativar o microfone, e ainda a entrada jack 3.5mm que permite ligar outros headphones/auriculares para partilha de áudio, algo interessante quando queremos partilhar uma musica ou até mesmo o áudio de um filme com alguém.

Mas os Arctis 5 não só têm um design bonito e moderno, como são um dos headsets gaming mais confortáveis do mercado, tudo isso graças ao seu sistema de apoio de cabeça que garante uma distribuição de peso equilibrada.

Arctis5 Fita

O sistema de apoio é constituído por uma banda elástica, de material similar aquele que se encontra em goggles de motas e ski, evitando a transpiração e oferecendo um conforto acima da média, ao ponto de conseguirmos usar este headset durante o dia todo sem sentir qualquer desconforto. A única desvantagem deste sistema, é a de que por vezes a fita torna-se um pouco escorregadia, principalmente se inclinarmos a cabeça.

Ainda no que ao conforto diz respeito, aquilo que mais nos agradou nesta nova edição de 2019, é o facto da SteelSeries ter escutado os seus clientes e ter corrigido algo que criticamos fortemente na versão de 2016: a profundidade dos earpads originais.

Os earpads que vêm com estes novos Arctis 5 2019 são bastante confortáveis, e têm a vantagem de serem fabricados num tipo de material denominado “airwave” que evita o aquecimento das orelhas, sem perder um bom nível de isolamento.

A mudança dos earpads na versão 2019 resolveu aquele que era o único problema de conforto dos Arctis.

Arctis5 Earpads

Na versão anterior os earpads eram pouco profundos e faziam com que em certos casos as orelhas tocassem diretamente no auricular, causando desconforto. Felizmente esse problema foi completamente corrigido nesta nova versão. Em todo o caso, se não gostarem dos earpads originais, os Arctis permitem a sua substituição facilmente por outras alternativas, sejam elas oficiais ou não.

Por fim, ainda em relação ao design, um dos pontos fortes deste headset é o seu microfone retrátil.

Arctis5 Microfone

Para quem não gosta de um microfone fixo ou de encaixe, os Arctis têm a vantagem de ter um microfone retrátil e completamente maleável, oferecendo não só um ajuste preciso em relação à posição da boca, como permite ocultá-lo quando não está a ser utilizado. Além disso, existe uma luz LED que indica o estado do microfone (muted ou unmuted).

Qualidade de áudio & microfone

Avaliar a qualidade de som de um headset é sempre algo complicado, principalmente porque os gostos variam de pessoa para pessoa e cada produto tem os seus pontos fortes e fracos, normalmente ajustados para o mercado em que se inserem.

Arctis5 Driver

Utilizamos os Arctis 5 2019 durante uma semana inteira para todo o tipo de conteúdo, desde jogos como CS:GO, PUBG, GTA V, até música e filmes, e podemos afirmar que a qualidade de som é muito boa, chegando a ser melhor que outros headsets gaming conhecidos no mercado. Além disso, para quem gosta de personalizar a experiência de áudio, o SteelSeries Engine 3 permite ir um pouco mais longe e ajustar o equalizador dos Arctis 5 de forma manual, ou através de perfis predefinidos. No nosso caso, preferimos os resultados obtidos com o perfil “performance”.

Já no que diz respeito ao som surround 7.1, que regra geral não surpreende neste tipo de headsets, o mesmo foi melhorado com um update de software para a nova versão DTS Headphone:X v2.0, que também ficou disponível para os modelos anteriores após o lançamento da versão 2019.

Se estão à procura de um headset com surround 7.1 para jogar na consola, os Arctis não são opção, pois essa funcionalidade só está disponível via software.

Existe diferença nesta nova versão do DTS em relação à versão anterior, sendo que passou a ser possível personalizar o nível de graves (bass) e o nível de destaque de diálogos, além de existirem perfis específicos para musica, filmes e jogos. Ainda assim, preferimos não utilizar esta funcionalidade para a maioria do conteúdo que consumimos, a exceção de alguns jogos específicos como o Battlefield 1, onde o som surround consegue dar uma imersividade interessante.

Arctis5 Microfone

O microfone dos Arctis 5 é um dos melhores que experimentamos até hoje em headsets gaming, seja para softwares de comunicação por voz, como o Teamspeak ou o Discord, como para jogar. O som é nítido e muito próximo do real, e é possível configurar vários parâmetros através do seu software, como o ajuste do volume do microfone, ou ainda mais importante, o nível de intensidade do cancelamento de ruído.

E já que falamos de cancelamento de ruído, o grande ponto forte do microfone está nesta funcionalidade que nos nossos testes funcionou bem, sendo que sempre que estávamos a falar no Discord e tínhamos algum ruído considerável no mesmo quarto onde estávamos, como o de um aspirador, o ruído era cancelado ao ponto de não se tornar incomodo para quem nos ouvia.

Para demonstrar aquilo que estamos a afirmar, podem ouvir os 2 samples de áudio abaixo, o primeiro num espaço sem ruído, e o segundo no mesmo espaço com muito ruído em background.

Software & Funcionalidades extra

Tal como as outras grandes marcas, a SteelSeries tem também o seu próprio software para configuração e integração com os seus periféricos, chamado SteelSeries Engine 3.

Arctis software

O Steelseries Engine 3 é dos softwares mais fáceis de utilizar que vimos até hoje, graças ao seu design limpo e simples.

Este software permite uma serie de configurações, tanto a nível de funcionalidades como a nível cosmético. Por exemplo, é possível controlar o nível de intensidade do microfone, a intensidade do cancelamento de ruído do microfone, o equalizador de áudio, as definições do som surround, entre outros aspetos. Já a nível visual, permite configurar a cor dos LED RGB, sincronizar as mudanças de cor com jogos específicos, entre outras coisas.

Além disto tudo, é possível criar perfis de configuração, guardar esses mesmos perfis na Cloud da steelseries, e ainda atualizar o firmware do headset de forma quase automática.

A nível de funcionalidades extra, os Arctis 5 tem uma vantagem que ainda não fomos capazes de encontrar em outros headsets que tivemos oportunidade de testar: o ChatMix, que apenas funciona via USB e com dispositivos Windows ou macOS.

Arctis5 Cabos

Esta funcionalidade consiste na utilização de um controlo físico que permite reduzir/aumentar o volume do canal de áudio usado para voz ou para jogo. Como tal, podem dar ênfase ao volume do jogo que estão a jogar, ou o inverso, sem ter de minimizar o jogo. É muito útil para qualquer jogador que utilize Discord, TeamSpeak, ou outro software para jogar online, permitindo ajustar o volume, sem interrupções.

Veredito final

Os Arctis 5 são um dos melhores headsets preço/qualidade do mercado, e esta versão 2019 veio colmatar os poucos defeitos que o headset tinha, como o problema de profundidade dos earpads.

Arctis5 Final

É um headset muito equilibrado em todos os aspetos, tem uma boa qualidade de construção, um conforto sem igual, bom som, um dos melhores microfones disponíveis num headset, um leque de funcionalidades e personalização que qualquer gamer gosta, e um preço ajustado para aquilo que oferece.

Se estão à procura de um headset equilibrado em todos os aspetos para utilizar no PC, então os Arctis 5 são sem dúvida uma das melhores opções atualmente no mercado.

NewEsc Excelente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Design
Conforto
Audio
Microfone
Qualidade/Preço
Final Score