Aquaris M10

Review Aquaris M10 – Tablet da BQ

Se queres comprar um bom tablet e a um bom preço, pode ser que o Aquaris M10 seja o estavas a procura. Neste artigo fazemos uma review ao Aquaris M10 em todos os seus aspectos. Será que é o melhor tablet que podes comprar por 200€? Vejamos.

A BQ é uma das empresas que mais tem crescido durante estes últimos 5 anos. O seu crescimento é imparável, assim como a melhoria nos seus produtos. Ao principio lançavam 3 diferentes tipos de tablets: de 7, 8 e 10 polegadas, os quais funcionavam com algumas falhas. Agora focam-se na qualidade e desde o lançamento da Gama E que lançam um único tablet de 10”. Hoje vamos analisar o Aquaris M10, o tablet da Gama M.

Ao ver a caixa levei uma boa impressão, e ao abri-la levei outra. Este tablet tem um design rectangular e sobrio. Não tem nada que chame a atenção, pelo contrário: é tudo demasiado normal. Mas se olharmos com mais detalhe, podemos ver algumas melhorias, tais como a do botão central com o logo da BQ, a moldura do ecrã reduzido, e as colunas à frente.

Contudo, com o passar do tempo senti que este design tem um grave erro: a posição dos botões de bloqueio e volume. Não sei se é por estar acostumado a outros tablets, mas a posição destes botões não me parece muito ergonómica. Ao contrário do Aquaris X5, este tablet não se sente premium, mas sim frágil. Deve ser pelo plástico utilizado, o qual não é muito diferente do que utilizam outras marcas.

O erro deste design é a posição dos botões de bloqueio e volume

O seu interior já não é assim tão frágil. Incorpora um processador Mediatek MT8163 acompanhado por 2 GB de memória RAM. Tem 16 GB de memória interna e permite a expansão através de cartões micro SD. Para os mais curiosos, deixemos aqui os valores correspondentes do Geekbench e AnTuTu:

Todos sabemos que pode dar bons resultados neste tipo de testes e depois estar cheio de bugs e falhas no sistema. Mas esse não é o caso do M10. O seu sistema é leve e está bem otimizado. Estamos perante um Android puro com  pequenas incorporações: o duplo toque, a personalização do botão central e a tecnologia de som Dolby Atmos. Estas são as únicas duas incorporações de firmware que é preciso referir.  Neste momento traz o Android 5.1, e não sabemos se será atualizado a Android 6.0.

Durante os dias em que estive a experimentar este tablet não tive qualquer problema em abrir aplicações como Facebook, Freeletics, Drive, YouTube, Final Fantasy V, entre outras. A velocidade e fluidez é bastante aceitável.

O Aquaris M10 está disponível em HD e FHD

O ecrã deste tablet é que não me surpreendeu tanto. Depois de ter experimentado o M5, e o X5, pensei que o ecrã deste tablet seria melhor, mas com um tamanho de 10.1” e uma resolução de 1280 x 800 não se pode fazer milagres. É possivel que na versão Full HD seja melhor, mas como ainda não o experimentamos, não podemos tirar conclusões.

Em relação às câmaras, este tablet incorpora uma câmara traseira de 5 MP, e outra frontal de 2 MP. Na versão Full HD isto aumenta de 5 MP para 8 MP e de 2 MP para 5 MP. A aplicação de câmara continua a ser a mesma que há 3 anos atrás. É verdade que não é comum utilizar um tablet para tirar fotografias, mas mesmo assim, atualizar as aplicações dos smartphones e não atualizar o único tablet da Gama M parece-nos uma falta de atenção.

Deixamos aqui algumas fotografias feitas com este terminal:

Outro campo que é preciso referir é o som deste tablet. É excelente, e nisto temos de dar os parabéns à BQ. A tecnologia Dolby Atmos e a mudança das colunas para a frente melhoraram bastante a qualidade de som deste tablet.

Aquaris M10 Altavozes frontais

Se precisas de um tablet a um bom preço e com um rendimento formidável, este é o tablet que procuras. Contudo, se procuras algo com melhor ecrã e câmara, pode ser que encontres algo melhor, mas não a este preço.

Aquaris M10 HD Aquaris M10 FHD

Esperamos que tenhas gostado desta review. Já sabes, se tiveres alguma questão, deixa-nos um comentário, e não te esqueças de partilhar esta review com os teus amigos.

Ecrã68
Bateria84
Som79
Design78
Software87
Reader Rating1 Vote83
Boa performance
Som de qualidade
Sistema operativo limpo e funcional
Qualidade do ecrã podia ser melhor
79
More Stories
Pokemon Sun and Moon recebe Pikachu especial!