Este é a versão do telemóvel mais mais poderoso da companhia espanhola BQ, que depois de apresentar-se no mercado dos telefones no ano passado, este ano apresenta os novos modelos totalmente desenhados em na Europa, mais precisamente em Espanha.
O seu design é totalmente diferentes dos anteriores terminais. É um telefone leve, e de aparência resistente. A carcaça, apesar de ser de plástico, tem uma boa aderência, pelo que não escorregará das nossas mãos. Tem duas versões diferentes: branco e negro – mas mesmo assim a única coisa que muda é a carcaça traseira, sendo a parte frontal do dispositivo sempre a mesma. Outras novidades do design deste terminal é a aposta desta companhia em não incorporar os botões de menu Android no ecrã do dispositivo, ganhando mais espaço no ecrã do mesmo.

Além disso conta com um led de notificações, que para mim é um excelente plus a ter em qualquer Smartphone. Os botões de volume encontram-se no canto esquerdo em conjunto com o botão de bloqueio. Talvez uma aposta não tão comum na maioria dos dispositivos, pelo que pode criar um pouco de desconforto à maioria dos utilizadores. Será uma questão de habituar-se.

SISTEMA

O seu sistema operativo é Android 4.4 KitKat, mas será atualizado a Android Lollipop. É um dispositivo onde temos um Android puro, uma decisão que agradecemos à BQ e que de certeza agradará aos usuários mais avançados. Temos a liberdade de modificar o sistema desde um principio sem nenhuma ROM demasiado pesada ou personalizada.

ECRÃ

A grande diferença deste modelo com os outros de 5′ é o seu ecrã, que conta com uma resolução de 1920 x 1080FHD. De facto é um ecrã com uma excelente luminosidade e resolução. Uma resolução de 440 DPI, algo que se encontramos normalmente em dispositivos topo de gama. Mas nem tudo é bom no ecrã deste dispositivo. Apesar de ter uma protecção DragonTrail, as marcas dos dedos ficam sempre no ecrã. Uma forma de solucionar este incidente é colocando um protector de ecrã. Desta forma não teremos nenhum problema com o ecrã do dispositivo.

Além disso, a fluidez do terminal nos vídeos e a resolução nas imagens é assombrosa. Creio que é o ponto mais forte (em conjunto com a potencia do terminal) que o distinguem claramente de outros dispositivos.

POTÊNCIA

O dispositivo conta com um processador da Mediatek Cortex A7 de oito núcleos a 2GHZ e uma memória RAM de 2GB. Estas características dão-lhe um resultado aproximado de 31.000 em Antutu, o que nos permite comparar a potência deste terminal com outros.

É verdade que é um processador da Mediatek, mas responde bastante bem, principalmente no Multitasking. Além disso, pude constatar a Mediatek tem uma excelente optimização da bateria. Um ponto sempre importante a ter em conta.

BATERIA

Uma das coisas que esperávamos e verificamos de facto foi a duração da bateria neste terminal. É curta quando usamos o terminal intensamente,  mas talvez devido ao seu processador e ao seu ecrã. Contudo serve perfeitamente para um uso normal durante um dia ou talvez um pouco. Também temos de destacar a opção de BQ em tornar a bateria irremovível. Uma opção que não agrada a todos, mas que é cada vez mais comum nos terminais. E isto porque? Principalmente pela segurança do utilizador e pelo material utilizado para a criação destas baterias. A bateria do Aquaris E5 FHD é de LiPo (2500mAph ), a mesma que a do iPhone.

Para quem necessite uma bateria que dure mais, pode comprar outros dispositivos, mas não serão tão bons como este (excepção do OnePlus One).

CÂMARA

A câmara deste dispositivo é uma “câmara”. Tal como o seu sistema que é muito fiel a Android Puro, a sua câmara tem muitas poucas melhorias e opções. A resolução da câmara traseira é de 13Mpx e conta com uma abertura de f2.2. Consegue tirar umas boas fotografias com boa resolução. Conta com várias opções tais como HDR, modo beleza, disparo múltiplo, entre outros. A câmara frontal é de 5Mpx.

Pode chegar aos 18Mpx interpolados. Isto é o quê? Tendo em consideração a fotografia no seu conjunto, multiplica os pontos e a torna maior. Uma opção pouco comum, mas que pode interessar a alguns utilizadores.

No modo video tempos a possibilidade de gravar em FHD. O video vê-se muito bem, e servirá perfeitamente para gravar alguns momentos que não podes perder.

SENSORES

Conta claramente com a maioria dos sensores que existem nos smartphones: sensor luminosidade, proximidade, giroscópio, acelerómetro, USB-OTG, compatibilidade miracast, etc. Contudo, uma das características que gostamos neste terminal foi o DoubleTap. Esta característica dos terminais bq Aquaris E, permite desbloquear o terminal tocando duas vezes no ecrã, e bloqueá-lo tocando duas vezes na barra superior de notificações. Mas mesmo assim não se trata de uma novidade, mas de uma incorporação – lembro a aplicação Knockr.

Além disso, em relação às chamadas vemos também excelente resultados. Tem dois microfones, com os quais nos permite eliminar o ruído durante uma chamada. Funciona muito bem, pelo que é mais um ponto positivo para o dispositivo. A conexão do dispositivo à Internet é rápida – quer seja por wireless ou por rede de dados 3G. O GPS melhorou muito uma surpresa sabendo que este dispositivo conta com um chip da Mediatek.
Este dispositivo tem um preço 250€, e pode ser comprado em grandes superfícies e na loja online de bq.

——

No more articles

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?