Review Alcatel OneTouch Idol 3

Os telemóveis são caros. Para muitas pessoas é importante que o preço que pagamos por eles valha a pena. Normalmente os terminais mais caros andam a volta dos 600€ ou mais. Mas e se pudessemos ter um bom ecrã, uma excelente performance, uma câmara interessante e um software bem desenvolvido por muito menos?

Foi por isto que a Alcatel lançou o seu novo terminal Idol 3. Até agora a Alcatel tinha criado terminais de gama baixa, mas agora demonstra que consegue fazer bons terminais a preços muito competitivos.

Ecrã

Em termos de dimensões, tem um ecrã de 4,7 polegadas, tal como o iPhone 6, mas este Alcatel consegue ser um pouco mais pequeno e consideravelmente mais leve. E atrás, o material ajuda a não escorregar, sendo por isso mais fácil de se segurar e utilizar com apenas uma mão. Os botões de volume é que podiam estar um pouco mais em baixo, assim como o de ligar/desligar que está do outro lado. No entanto temos a opção de pressionar 2x o ecrã desligado para o acordar, o que minimiza este problema.

Alcatel Onetouch idol 3

A resolução do ecrã é de alta definição (720×1280), o que é normal para este tamanho e preço, e tem cores mais suaves que por exemplo o Aquaris M4.5, que tem cores mais vivas. E os ângulos de visão são também largos e o brilho elevado.

Câmara e multimédia

Junto ao LED de notificações tem uma camara de 5 Mpx, boa para selfies e a de trás é de 13 Mpx, não tão boa quanto a do Huawei P8 Lite, que é um pouco mais caro, mas é melhor que outros telefones deste preço, como Aquaris M4.5 ou o Moto G. Quanto aos vídeos filma em Full HD.

Relativamente ao som, tem 2 altifalantes à frente com uma qualidade fantástica e emitem um som mesmo muito alto. E impressionou-me tanto que tive de pegar no iPad Air para o comparar, e sim o iPad é um tablet muito maior que este Alcatel, e é feito para consumo multimédia, por isso o som foi pensado com cuidado, mas o Idol 3 é simplesmente extraordinário!

Passando então ao interior, corre o Android 5 Lollipop e tem a máscara da Alcatel que altera o aspeto e adiciona funcionalidades, como vários atalhos no ecrã de bloqueio para a calculadora, música, câmara, novo contacto e leitor de código QR.

Hardware e Ecossistema

Quanto ao desempenho não é o mais rápido a abrir aplicações, mas consegue ser ligeiramente melhor que o Aquaris M4.5, que analisámos recentemente, e que está na mesma gama de preço, além disso este Alcatel, tem maior resolução no ecrã, tornando a experiência mais agradável, como por exemplo no novo Angry Birds 2.

A bateria é pequena, mas surpreendeu no teste aguentando 20h de WiFi, 6h de ecrã e 1h e chamadas, que são valores mais do que suficientes para um dia intensivo ou 2 dias de utilização mais moderada.

Por este preço é dificil encontrar um telemóvel melhor

O OneTouch Idol 3 suporta a internet móvel 4G e tem uma entrada para cartões de memória para expandir os 8 GB de armazenamento. O preço é de 190€ na Vodafone.

Em conclusão, é dificil encontrar um telefone deste tamanho, tão fino e tão leve quanto este Alcatel e que tenha tão boas especificações, sendo bastante superior ao Aquaris M4.5.

Mas claro, por este preço podem encontrar o Vodafone Smart Ultra 6, que tem tido imenso sucesso e que tem melhores características, mas também é substancialmente maior e não é tão prático para usar com uma mão, ou de pôr no bolso, como este Idol 3.

E vocês, preferem um telefone pequeno e leve e bom, ou gostam mais de telefones maiores e com melhores componentes, como o Smart Ultra 6? Partilhem connosco as vossas opiniões nos comentários!

Ecrã
90
Som
100
Bateria
95
Desempenho
90
Câmara
85
Software
85
Design e conforto
100
Review dos Leitores5 Votes
74
Pequeno, fino e leve
Excelente som
Boa bateria
Há telefones deste preço com melhores características
92
  1. Boa tarde. Estou indecisa entre comprar o Alcatel Idol 3 ou o SAMSUNG GALAXY J5. Qual me aconselha? Obrigado.

    1. Olá Vânia,

      Ainda não tive oportunidade de testar o Samsung, mas pelas características parecem ser idênticos. O Alcatel com melhor som e o Samsung com uma bateria maior, mas no resto não há muita diferença 🙂

  2. Bom dia estive a ver as suas publicações e estou indecisa entre o Alcatel ídolo 3 e o huawei p8 lite. Em termos de som o p8 tem uma nota de 90% e o Alcatel de 100% , existe muita diferença em termos de som? O som do p8 desilude em comparação com o Alcatel? Obrigada

  3. Parece que agora todos os telemóveis da gama média oferecem boas prestações! Até a Alcatel consegue fazer bons telemóveis!

    Mesmo assim, nada como o OnePlus One <3

    1. Ainda bem que assim é! São consequências da concorrência e quem ganha é o consumidor 🙂

      O OnePlus One é muito bom em termos de qualidade/preço. O difícil é conseguir comprá-lo e o serviço pós-venda creio que também podia ser melhor 🙂

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ecrã
Som
Bateria
Desempenho
Câmara
Software
Design e conforto
Final Score