REVIEW RAZER WOLVERINE ULTIMATE

Razer Wolverine Ultimate, Review em Português

Um controle bastante completo
O Wolverine Ultimate é um controlador bastante completo e configurável que nos deixa com a sensação de que poderia ter sido mais ao olhar para as características do controlador Microsoft Elite V.2. Mesmo assim, tem um preço mais baixo.
Design
89
Ergonomia
89
Personalização
89
Conectividade
75
Ecossistema
100
Qualidade/Preço
75
O Melhor
Uma configuração Extrema
Boa quantidade de Botões e Triggers
Âncoras magnéticas
O Pior
Preço alto
O design e a ergonomia devem ser renovados
Posição dos botões inferiores
Sem conectividade wireless
86
Recomendado

Todos conhecem a Razer, uma marca de periféricos de qualidade cuja cor mais proeminente é o verde. Não só fabrica e cria os seus produtos com grande qualidade, mas também as suas colaborações são impressionantes. Para esta ocasião vamos analisar um dos seus produtos mais PRO em termos de periféricos gaming, o seu gamepad Wolverine Ultimate, um controlador que podemos dizer que tem “quase” tudo.

Embalagens e acessórios

O periférico vem numa pequena caixa com as cores características da Razer, o verde e o preto. Na frente encontramos o controlador e em um canto ele anuncia que vamos ter uma cruzeta e dois sticks para tornar o controlador mais configurável. Na parte de trás, como sempre, veremos o controlador e as características mais notáveis.

REVIEW RAZER WOLVERINE ULTIMATE FUNDA

Entre os seus acessórios temos um D-Pad e dois Joysticks de diferentes tamanhos com junção magnetizada, tudo para o configurar ao nosso gosto. Um cabo USB de malha trançada preta tipo B, um estojo de protecção semi-rígido e as instruções.

Design e construção

É um controlador construído em plástico com um design muito semelhante ao da Xbox. Feito principalmente em plástico preto e rígido, tem áreas com borracha áspera no fundo para uma melhor aderência, o seu toque é bom e agradável.

REVIEW RAZER WOLVERINE ULTIMATE

O controle tem um tamanho de 106 x 156 x 66 mm e pesa aproximadamente 270g. Mesmo no seu topo central temos um LED branco que se acende quando o controlador é ligado e a volta do botão com o logotipo da Xbox temos uma linha fina de iluminação Chroma. Para o seu funcionamento tem uma porta micro USB porque não tem conexão sem fios.

Agora vamos analisar todos os botões, que são muitos, mas sem aprofundar os clássicos que todos vimos na maioria dos controladores, como os triggers, menu, X, Y… aqueles que já conhecemos, embora apontemos apenas uma coisa. Os 4 botões X, Y, B e A têm um recorrido mais curto, o que nos faz ter uma resposta mais rápida.

REVIEW RAZER WOLVERINE ULTIMATE GATILLOS 1

O controle tem motores para vibração, no total tem 4: 2 com os gatilhos e 2 localizados nos agarres. É claro que podem ser configurados a partir da aplicação.

Sticks y crucetas intercambiables

Os dois joysticks e D-PAD já instalados, assim como os intercambiáveis, utilizam um método de ancoragem por meio de ímãs, muito útil e confortável para facilitar a mudança. Todos os joysticks têm uma superfície de borracha para evitar o deslizamento, mas os joysticks côncavo contam com uma protuberância no centro, sendo um deles diferente por ter um comprimento maior. O outro joystick intercambiável, porém, é convexo e liso, sem saliências.

REVIEW RAZER WOLVERINE ULTIMATE SISTEMA ANCLAJE

As cruzes (D-PADS) têm o mesmo sistema de ancoragem que os joysticks, e neste caso temos 2, com uma das cruzes separada e a outra unida.

REVIEW RAZER WOLVERINE ULTIMATE INTERCAMBIOS STICKS Y CRUCETA

Botones extra y conector jack

Agora vamos falar sobre o que torna o Wolverine Ultimate especial. Temos 2 alavancas ao lado dos gatilhos para reduzir o recorrido e agir como botões, para que a acção seja executada mais rapidamente. Logo acima das alavancas temos dois botões, pré-configurados para alterar rapidamente o perfil nos jogos, embora mais tarde a partir da aplicação possamos atribuir outra função.

REVIEW RAZER WOLVERINE ULTIMATE BOTONES 2

Abaixo do controle, temos 4 botões, embora pareçam gatilhos ou alavancas, mas são botões. Com eles podemos atribuir uma grande variedade de acções, dando-nos uma vantagem sobre os controlos tradicionais.

REVIEW RAZER WOLVERINE ULTIMATE BOTONES 1

Finalmente debaixo do crossover temos mais 4 botões e a tomada para microfone e auscultadores. Os botões têm as seguintes funções da esquerda para a direita: mudança rápida de atribuição de botões, troca de perfil, silenciar o microfone e controlo de som.

Software (Razer Synapse)

Tudo é configurável a partir da aplicação: efeitos de iluminação Chroma, acções de cada botão, calibração dos Joysticks, bem como sensibilidade, a iluminação superior e muito mais que poderão ver no GIF que presentamos a continuação.

Veredicto y alternativas

Na minha infância, quando comecei a jogar, utilizava um master system, mas com o tempo fui utilizando mais e mais comandos que tem vindo a melhorar com o tempo, até chegarmos aos mais cómodos de hoje, os da Xbox.

O Wolverine Ultimate não é uma evolução, é o controlador perfeito para profissionais e jogadores ocasionais que querem um pouco mais de personalização. Com todas as vantagens do controlador clássico juntamente com a adição de mais botões e a máxima configurabilidade graças ao software Razer, é possível tirar-lhe o máximo potencial.

Gostaríamos que tivesse mais possibilidades de atribuição de botões para criar combinações, mas também sinto falta da ligação sem fios para uma jogabilidade mais descontraída. Este gamepad segue a mesma linha do comando clássico, sem apostar na inclusão de novas funcionalidades que poderiam ser utilizadas em jogos futuros, como um altifalante ou outras ideias que serviriam aos criadores.

É um comando muito confortável e o sistema de D-PAD e Joysticks é bastante rápido de configurar. A vibração é perfeita e responde bem nos jogos. Assim como os ajustes de foco e sensibilidade dos Joysticks que são facilmente calibráveis.

Com um preço de 129,99 euros, temos como alternativa por um pouco mais, 162,95 euros, a versão de elite do controlador Xbox que, além de incluir um design mais moderno e uma ligação sem fios, tem os botões na parte inferior numa posição mais confortável para contar algumas diferenças.

NewEsc-Sello-Final-Recomendado
Editor Chefe

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ergonomia
Personalização
Conectividade
Ecossistema
Qualidade/Preço
Final Score