No ano passado, a Google tinha anunciado uma nova ferramenta de compressão de imagem, RAISR, sobre a qual podem ler mais neste nosso artigo.

RAISR é a sigla para Rapid and Accurate Image Super-Resolution, uma ferramenta de compressão de imagem, que usa um método diferente do habitual, uma vez que ele adapta-se a cada imagem, tudo graças à sua inteligência artificial e mecanismo de aprendizagem.

Esta ferramenta está ainda em testes, estando por agora limitada ao Google Plus ainda. A Google garante que esta ferramenta é capaz de reduzir até 75% o tamanho dos ficheiros quando são carregados na internet.

google compressao imagem

Assim, desta forma a Google espera reduzir o consumo de dados com o método de compressão de imagem actualmente usado. Ajudando assim o utilizador a gastar menos dados por imagem, e carregar ou mais imagens, ou imagens de melhor qualidade, com maiores resoluções.

Gastar menos dados e ter imagens de melhor qualidade, parece-nos muito bem

Quando esta ferramenta for aplicada a mais aplicações, a velocidade de internet poderá parecer até mais rápida, quando esta não foi alterada se quer. Pode ser algo aplicado aos serviços e Instagram e do Facebook, as redes sociais mais utilizadas em Portugal.

Seguramente que no futuro a ferramenta poderá vir a ser usada para vídeos e live streaming, já que existem outros projectos semelhantes a fazê-lo como o Magic Pony, comprado pelo Twitter o ano passado.

Podem aprender mais sobre como funciona este novo software no blog da google!