Todas as empresas querem os vossos dados de navegação para melhorar a sua publicidade, mas não são as únicas. Existem várias maneiras de proteger as informações pessoais e também os vossos dados de navegação, mas uma das formas mais populares e recomendadas por VPNoverview são as VPN.

Uma VPN, ou Virtual Private Network, é utilizada por empresas para aceder remotamente a redes privadas, mas também podem ser utilizadas por qualquer pessoa para aceder a uma determinada rede, ou simplesmente proteger a sua navegação. O mais importante de uma VPN é que encripta toda a informação que o nosso PC ou telemóvel está a enviar, o que aumenta a nossa segurança.

Podem estar a pensar que não precisam de uma VPN, mas é muito provável que estejam enganados:

  • Se fizerem muitos downloads – se transferirem jogos, filmes ou música, se calhar convém utilizar uma VPN, especialmente se forem ficheiros ilegais.
  • Se trabalharem com informação sensível – se por alguma razão têm alguma informação privada que alguém possa querer “deitar os olhos”, ao utilizar uma VPN aumentarão a segurança e evitarão ser hackeados.
  • Aceder a conteúdo bloqueado por país – Ao utilizar uma VPN podemos normalmente escolher desde que pais realizar uma conexão, o que permitirá superar algum bloqueio deste estilo.

Existem muitas mais razões, mas achamos que estas são as mais importantes. Mas claro, como escolher a melhor VPN? O que devemos ter em conta ao escolher uma?

Dependendo do preço que estiverem dispostos a pagar, as caracteristicas das VPN melhorarão. Algumas incorporam protocolos extra de segurança, mais servidores em diferentes países e em alguns casos, até firmware anti-malware. Contudo, ao final o que deverão ter em conta é a relação qualidade-preço de cada uma.

Qual VPN escolher?

Tivemos a oportunidade de experimentar algumas VPN, e, além das recomendadas por VPNoverview, pensamos que deveriam experimentar Betternet. É completamente gratuita e não tem nenhum limite de navegação. Além disso, tem uma velocidade decente e uma boa segurança. O único “GRANDE” problema é que não permite escolher um servidor. Se quiserem utilizar uma VPN no Chrome, recomendamos SetupVPN. É muito fácil de utilizar e este sim tem vários países que poderão escolher antes de ativar o VPN.

Se o dinheiro não for um problema, Tunnel Bear é uma das melhores opções. Não só porque a sua app é compatível com todos os sistemas, mas porque tem muitos servidores que poderão escolher. A sua versão gratuita é um pouco limitada, pelo que só a recomendamos se estiverem verdadeiramente dispostos a pagar pelo serviço.

Nem sempre é preciso utilizar uma VPN privada, mas dependendo da vossa atividade online pode vir a ser recomendado. O que podem fazer é instalar algum serviço gratuito e utilizar quando realmente precisarem. Contudo, se virem que utilizam uma VPN mais do habitual, se calhar é melhor pagar por um serviço mensalmente. Afinal de contas, é melhor prevenir que lamentar.