Pontos Fortes e Fracos de Orisa – Como Usá-la e como Derrotá-la

O novo tanque do Overwatch, a Orisa, está a chegar e até já está disponível para jogar no PTR. Pude exprimentá-la por uns minutos, até que um erro do Overwatch me expulsou do jogo. Ainda assim, consegui tirar algumas conclusões.

Em primeiro lugar, quero-vos dizer que este é o tanque mais poderoso do momento, e que vai certamente ser usado até à exaustão, ou até que a Blizzard se aperceba que precisa de um nerf. As suas balas são mortíferas e tem umas incríveis 200 munições que parece que não acabam. Se olharmos para o resto, isto quase que parece irrelevante.

A Orisa parece ser, neste momento, o tanque mais poderoso de todos os disponíveis na lista

As suas habilidades são completamente diferentes, o que lhe permite ajustar-se a diferentes situações. Por exemplo, se estão a ser atacados, ou a algum dos vossos aliados, podem lançar o escudo para o defender. Se um inimigo tenta fugir com pouco HP, usam o “Halt!” que os puxa para um ponto (é parecido ao ultimate da Zarya mas com menor duração).

Durante algum tempo estive a pensar nos seus possíveis pontos fortes e fracos e deixo aqui a minha opinião.

Analisemos os seus ataques

Protective Barrier (Barreira Protectora)

Era preciso um herói que conseguisse substituir a barreira do Reinhardt e aqui está ele. Embora a sua barreira não seja tão resistente (900 HP vs 2000 HP), funciona perfeitamente para nos proteger de alguns ataques inimigos. Esta barreira tem, no entanto, uma vantagem quando comparada com a do Reinhardt, porque depois de a colocar, podemos continuar a atacar. No entanto, a barreira está parada o que não vos irá defender de heróis mais móveis.

Cooldown: 12 segundos

Pontos fortes:

  • Permite atacar ao mesmo tempo que a barreira está no terreno,
  • Podemos lançar a uma certa distância, o que permite defender aliados,
  • Dura 20 segundos, o que é superior ao cooldown
  • cooldown começa a contar quando a colocamos e não quando é destruída.

Pontos fracos:

  • Apenas defende um ângulo, ao contrário do escudo do Winston e do Reinhardt.

Halt! (Alto!)

Esta habilidade parece-me extraordinária e permite fazer algumas coisas interessantes com ela. Ela puxa todos os inimigos a menos de 7.5m de distância para um ponto. Se pensam que esta habilidade não é forte, perguntem a quem joga com a Zarya. Exactamente, porque o Halt! é basicamente o ultimate dela mas com menor duração. Se alguém está a fugir, ou se querem usar um combo com outro herói (Tracer, Mei, Reinhardt, Pharah, etc.) este ataque é incrivelmente poderoso.

Cooldown: 8 segundos

Pontos fortes:

  • Pode ser lançado a uma grande distância,
  • Atrai os inimigos para um ponto, dando slow quando acaba o efeito
  • Atravessa escudos,
  • Perfeito para fazer combos com ultimates.

Pontos fracos:

  • Dura pouco tempo,
  • O projéctil é relativamente lento o que pode dar a hipótese de o herói se afastar o suficiente para não ser atingido, principalmente quando usado a grande distância.

Fortify (Fortificação)

Este pode ser comparados com vários outros em jogo como, por exemplo o Reaper, que lhe permite evitar o dano causado. No entanto, o Fortify não nos impede de levar dano, apenas reduz o dano físico em 50%. O que permite é evitar algumas habilidades como por exemplo, a granada stun do McCree, a granada da Ana , o ultimate do Reinhardt, entre outros.

Cooldown: 10 segundos

Pontos fortes:

  • Podemos atacar quando utilizamos esta habilidade,
  • Somos imunes a muitos ataques e efeitos.

Pontos fracos:

  • Continuamos a receber dano físico, embora apenas 50%.

Fusion Driver (Metralhadora de Fusão)

Deixei para o fim uma das características da Orisa que achei mais poderosas e que precisa de um nerf. Em primeiro lugar, tem um carregador de 200 balas, que parece não acabar. Ao contrário da D.Va e do Roadhog, as suas balas são certeiras até para os alvos mais distantes o que permite, se tiverem boa pontaria, até usá-lo como se fosse um DPS.

Cooldown: 3 segundos

Pontos fortes:

  • Implacável mesmo a grandes distâncias,
  • 200 balas que não parecem acabar.

Pontos fracos:

  • Demora algum tempo a carregar.

Supercharger

Este é o ultimate da Orisa e tem um enorme potencial para ser usado tanto em ataque como em defesa. Tal como os ultimates da Symmetra, é colocado um dispositivo no chão, com 200 HP (ou seja, pode ser destruído) que aumenta o dano causado pelos nossos aliados em 50%, num raio de 25 metros, durante 15 segundos. Não é preciso experimentar a Orisa para perceber o quão forte este ultimate pode ser quando usado correctamente.

Charge necessária: 1500 (o mesmo que, por exemplo, o ultimate do McCree)

Pontos fortes:

  • +50% de dano facilitam qualquer batalha de equipa,
  • Dura 15 segundos, o que ajuda durante um intervalo de tempo muito razoável,
  • Tem uma área de efeito de 25 metros, o que permite utilizar este ultimate num sítio um pouco mais protegido.

Pontos fracos:

  • Pode ser destruído, o que significa que se for usado num sítio fácil de destruir, é bastante provável que isso aconteça.

Como derrotar a Orisa – Pontos Fracos e Counters

O pior de tudo é que a Orisa parece invencível, com tantas habilidades difíceis de lidar com, e 400 HP, dos quais 200 são armadura, que são mais resistentes contra balas. No entanto tem algumas debilidades.

É um herói bastante lento e parece ser bastante forte a médio alcance. É por isso que heróis como a Pharah e a Widowmaker podem ser bons counters. No entanto, aquele que me pareceu melhor contra a Orisa é o Junkrat.

Além de conseguir destruir a barreira com bastante facilidade, melhor que isso, consegue evitá-la disparando de diferentes ângulos, ou até por cima. Esta é a nossa análise do 24º herói do Overwatch, vamos actualizando este artigo se surgirem novas informações sobre a Orisa.


  1. Eu pensei que a Orisa tinha 200hp e 200 armor, não sabia que ela tinha Shields 😮

Your email address will not be published. Required fields are marked *