brigitte_overwatch

Overwatch apresenta o seu novo herói: Brigitte

Já está disponível no Public Test Region (PTR) o futuro herói do Overwatch: a Brigitte. Esta está incluída na categoria de suporte pelo que se esperam algumas habilidades que influenciem a sua equipa, o que é, em parte, verdade. Ao analisarem o que ela pode fazer percebem que ela tem um comportamento de um herói tanque, mas com pouca vida, e que consegue dar heal.

Em primeiro lugar vamos analisar as habilidades da Brigitte ao detalhe para percebermos melhor como é que ela pode ser usada eficientemente no campo de batalha.

Rocket Flail (Mangual a Jacto)

Esta é a arma principal da Brigitte. Ela funciona um pouco como o martelo do Reinhardt mas com pequenas diferenças. Em primeiro lugar, o seu alcance é ligeiramente maior (6 vs 5 metros),e o dano bastante inferior (35 vs 75), mas ambos atingem todos os inimigos numa área à vossa frente. Embora esta arma possa parecer fraca, ela é afectada pela passiva deste herói: o Inspire.

Inspire (Inspirar)

Se o Rocket Flail fosse apenas o que descrevemos atrás era uma arma bastante fraca, quando comparada com a maioria das que encontramos no jogo. Apesar de a sua arma poder ser melhorada antes deste herói chegar aos servidores oficiais, o que acho que poderá ser, ela é afectada por esta passiva que melhora substancialmente o seu efeito.

Ao atacar um inimigo com o seu ataque base, todos os aliados numa área de 20 metros em seu redor recebem um heal de 16 por segundo, durante 5 segundos. Feitas as contas, cada aliado nesta área recebe um total de 80 de heal, o que é bastante razoável. No entanto, sendo um herói com pouca vida, e com uma arma de curto alcance, pode ser difícil usar a sua arma, e durante muito tempo.

Repair Pack (Kit de Reparos)

Esta habilidade é a única (juntamente com a passiva) que, na minha opinião, justifica o facto da Brigitte estar na secção de heróis de suporte. O kit de reparos só pode ser usado em aliados, ou seja, não podemos usar em nós mesmos, e fornece um total de 150 de vida ou, se o herói afectado chegar ao seu máximo de vida antes de esgotar os 150, então recebe o bónus em armadura (até um máximo de 75). Este bónus de armadura apenas é recebido num total de 5 segundos, embora o de vida seja permanente.

O que isto significa é que, caso ao vosso aliado apenas lhe falte 1 de vida, vai receber os 75 de armadura, tal como se lhe faltassem 75 de vida. Abaixo disso, o bónus é descontado na vida que recebe. Com um cooldown de apenas 6 segundos, podem garantir que o vosso aliado tem o bónus de armadura em 100% do tempo, isto se ele não for atingido entretanto.

Whip Shot (Disparo Açoitador)

Esta habilidade faz com que a Brigitte atire a sua arma em frente, até uma distância máxima de 20 metros, dando 70 de dano a um inimigo que encontre no caminho. Ao ser atingido, é ainda atirado para trás entre 5 a 10 metros, o que pode ser usado nas mais variadas opções, quer seja para afastar um inimigo, quer seja para os atirar para fora do mapa, onde isto for possível.

Esta habilidade, com o seu alcance superior a qualquer outra, pode ser usada para dar dano a mais longo alcance, sendo que com o seu cooldown de apenas 4 segundos, pode ser usada frequentemente. É uma opção a ter em conta.

Barrier Shield (Barreira de Escudo)

Já havia o escudo do Reinhardt, já havia o escudo da Orisa, agora há o escudo da Brigitte. Algo que todos têm em comum é que de acordo com o tempo que já existem no Overwatch os escudos se vão tornando mais pequenos e com menos “vida”. Passamos dos 2000 do Reinhardt, para os 900 da Orisa e agora os 600 da Brigitte. Apesar de ser logo à partida mais fraco, quer seja por ter menos vida, quer seja por ser mais pequeno, tem também vantagens em relação aos outros 2.

O escudo do Reinhardt é grande e forte mas ele não pode fazer nada enquanto o usa. O da Orisa é colocado no chão pelo que não protege de flancos. O da Brigitte é móvel como o do Reinhardt e podemos infligir dano com ele usando a habilidade Shield Bash.

Shield Bash (Golpe de Escudo)

Esta habilidade apenas pode ser usada quando estão a utilizar o Barrier Shield. Ela faz com que se lancem para a frente 6 metros e inflijam um total de 50 de dano. Causa ainda um stun de 1 segundo. É fácil de perceber que esta habilidade é muito interessante. Além de poder ser usada com método de defesa contra inimigos que avancem contra vocês, é uma excelente forma de causar dano e manter um inimigo parado para provocar mais ataques.

Rally (Reagrupar)

E finalmente o ultimate da Brigitte. Esta habilidade faz com que toda a equipa num raio de 7 metros ganhe 30 de armadura por segundo até um total de 150, e ainda aumenta a velocidade de todos nessa área. O efeito dura 10 segundos. Esta habilidade ainda está um pouco fraca, na minha opinião. Se o ganho de armadura fosse constante e o raio um pouco maior seria bastante interessante, mas o ganho de armadura dura apenas até que o vosso aliado sofra dano.

O que isto significa é que no momento em que alguém sofrer dano, deixa de ganhar o bónus de armadura por segundo ficando apenas o bónus de velocidade. No caso de algum inimigo com ataque em área e que afecte muitos jogadores, mesmo que pouco, fica apenas um ultimate que dá velocidade. É uma habilidade muito discutível.

A Brigitte é um bom herói neste momento?

A resposta rápida é nem por isso. O facto de ter pouca vida, pouco dano e uma grande dificuldade em sair de situações perigosas faz com que seja um herói que mata pouco e morre muito. Se o seu heal fosse bom até poderia ser útil, mas para isso há melhores opções. Não estou a dizer que ela é inútil, apenas que é bastante fácil de contrariar e matar.

Existem alguns combos interessantes que se podem fazer para conseguir dar bastante dano. Um dos que resultou melhor foi o Shield Bash para dar stun, Whip Shot para causar algum dano e finalmente usar e abusar do seu ataque primário. Este conjunto consegue meter em apuros alguns dos inimigos com menos vida. O problema é que contra tanques as opções são poucas ou nenhumas.

E vocês o que acharam da Brigitte?

Your email address will not be published. Required fields are marked *