A principal ferramenta de trabalho, investigação, estudo e entretenimento que a maioria dos utilizadores usa todos os dias, é o navegador web, e o mais popular neste momento em Google Chrome. Conectar-nos à Internet pela manha e ter várias abas abertas pela tarde, é uma historia que se repete nas nossas vidas, pelo que é importante que aprendamos alguns truques para organizar abas da melhor forma possível para que não se converta tudo num cãos desnecessário.

Utilizando algumas extensões, alguns atalhos do teclado, e algumas funções de Chrome que não conhecias, podes transformar-te num ninja das abas do navegador mais utilizado: Chrome.

OneTab

Organizar abas em Chrome

A realidade é que ninguém precisa de ter abertas 25 abas ao mesmo tempo, mas muitos de nós não fechamos as abas para não perder a informação, ou porque as vamos ver depois. Para estes casos o melhor é usar OneTab, um complemento que te permite guardar os links de todas as abas que tenhas abertas com um só click.  Recuperas memória e espaço ao mesmo tempo que organizas da melhor forma.

Atalhos do teclado

Quantas mais abas abras, menos espaço tens na barra superior do navegador. Quando cada aba seja tão pequena que até é difícil fazer click sobre ela, o melhor será utilizar alguns atalhos com o teclado para navegar, sem contar que poupamos uma viajem do rato, e mesmo que pareça exagerado, poupamos tempo e podemos ser mais produtivos.

  • Ctrl+Tab: troca a aba para a da direita
  • Ctrl+Shift+Tab: troca para a aba da esquerda
  • Ctrl+W: fecha a aba atual
  • Ctrl+ um número do 1 ao 9 poderás navegar por esse numero de abas da esquerda para a direita.
  • Ctrl+Shift+T: abre a última aba fechada.
  • Ctrl+T: abre uma nova aba.
  • Ctrl+N: abre uma nova aba.
  • Alt+Enter: abre a URL na barra de direcções numa nova aba.

Truques extra

Organizar abas em Chrome

Chrome deixa fixar abas para que não possas fechar por erro, simplesmente fazendo click direito e depois em “Fixar”,  podes bloquear qualquer aba, e mesmo que feches o navegador, quando o abras novamente, estarão ai.

Caso não saibas, podes seleccionar várias abas ao mesmo tempo em Chrome, simplesmente pressionando a tecla Ctrl e fazendo click em cada aba. É útil se queres mover um grupo de abas a outra janela para melhorar a tua organização.

Outra boa opção para ter um navegador limpo é criar acessos diretos das aplicações para Chrome, ou páginas web que utilizes com frequência, em lugar de os manter fixos numa aba ou na tua barra de favoritos.

E tu, tens alguma outra dica que queiras partilhar connosco?

15

No more articles