Design90%
Ecrã90%
Ecossistema93%
Câmaras94%
Rendimento94%

O OnePlus 5 já tem algum tempo de mercado, tanto que está para sair o seu sucessor agora no final de 2017. O seu preço deverá baixar, e pode ser uma boa oportunidade para o comprar, por isso aproveitamos o momento crucial para vos deixar a nossa análise.

Prova da qualidade do OnePlus 5 passa mesmo pelos modelos anteriores, que muita gente ainda usa, mesmo a primeira versão!

Hoje, trazemos a nossa review do OnePlus 5, para que possam saber como um telefone como este consegue competir com os topos de gama de muitas companhias, com um preço bastante reduzido. A OnePlus tem tornado isso possível com os seus dispositivos, sendo estes verdadeiros flagship killers.

Resumo da Especificações
Ecrã 5,5″ FullHD (1920×1080), 401 ppp, 2.5D com Gorilla Glass 5
Armazenamento 64 / 128 GB
RAM 6 / 8 GB
CPU Qualcomm Snapdragon 835
GPU Adreno 540
Câmaras 16 + 20 MP atrás e 16 MP frontal
Bateria 3.300 mAh
Dimensões e peso 154,2 x 74,1 x 7,25 mm, 153 gr
Outros Leitor de impressões, carga rápida, duplo-SIM, USB Tipo-C, NFC

Design

No design, o OnePlus 5 tem um painel frontal com vidro 2.5D muito bem conseguido. Possui uma moldura curva com uma sensação de continuidade muito agradável e que facilitam a ergonomia do dispositivo.

Review OnePlus 5 NewEsc exteriores 2

Estamos perante um terminal com um peso de 153 gramas que se sente muito leve, e isso inevitavelmente que nos lembra o iPhone 7.

Apesar de ser o modelo que segue o OnePlus 3 / 3T, a mudança no design é bastante bem vinda, com um telefone muito mais arredondado e com melhor acabamento.

Infelizmente ainda não conta com certificação IP67, não sendo não é resistente à água, que é uma característica que gostaríamos ter.

O OnePlus 5 tem um acabamento com molduras curvas muito elegantes, com uma tela 2.5D que dá uma grande sensação de continuidade

As bordas laterais do ecrã são muito finas, e a moldura interior preta não é exagerada, então a superfície do ecrã é muito bem aproveitada. Além disso, quando comparamos aos OnePlus 3 e 3T, este é visivelmente mais fino.

Review OnePlus 5 NewEsc general 3

Vendo cada parte por si, vemos no topo da parte frontal a câmara das selfies, na parte inferior temos o botão home que também é o sensor de impressões digitais, acompanhado de dois botões capacitivos.

Review OnePlus 5 NewEsc lector huellas

Na base, voltado para baixo, temos a coluna do dispositivo, a ligação USB Tipo-C, o microfone e a porta de áudio, o jack 3,5mm.

Review OnePlus 5 NewEsc borde inferior

Por sua vez, do lado direito, temos o botão de energia e o slot para os dois cartões SIM. Do lado esquerdo, temos os botões de volume e o controlo deslizante para alternar entre os modos do dispositivo.

Review OnePlus 5 NewEsc deslizador

Finalmente, do lado de trás do OnePlus 5 temos a câmara dupla, o flash e o micrfone de cancelamento de ruido. Ao contrário dos seus predecessores, neste caso, a câmara traseira (câmaras neste caso) não está mais na posição central, mas sim mais perto do topo.

Ecrã

Ahhh, o ecrã do OnePlus 5, odiado por alguns, amado por muitos.

Qual é a nossa opinião?

Bem, temos um ecrã muito bom que, sem ser excepcional, é mais do que suficiente para que não percam nada.

Review OnePlus 5 NewEsc general 2

Alguns são críticos por ter uma resolução de 1920 × 1080 pixeis para um tamanho de 5,5 polegadas. Se costumam ler as nossas análises, sabem que não vemos isso como um problema.

Uma resolução FullHD para um tamanho de 5,5 polegadas deixa uma densidade de cerca de 400 dpi, o que é mais do que suficiente para ver imagens claras, nítidas e bem definidas.

Além disso, ao não fazer resoluções mais elevadas, o desempenho do processador é optimizado, e com ele a autonomia da bateria.

O telefone possui um ecrã FullHD, algo que para alguns é muito justo. Para nós, é uma escolha correta que oferece melhor desempenho, autonomia e preço

Resumindo, pensamos que é uma decisão muito boa do nosso ponto de vista. Claro, se tivermos ecrãs de resolução mais alta, a definição será ainda maior, mas isso levará na maioria dos casos a um desempenho pior, a uma menor autonomia ou a um preço maior. O consumidor tem de optar…

O brilho da tela OnePlus 5 é notável e não teremos problemas para vê-lo ao ar livre mesmo em valores médios do nível de brilho. Se o usarem com os valores máximos, bem que poderão ficar bronzeados na cara.

Quanto às cores e ao contraste, é uma boa tela, com uma boa calibração de cores, menos saturada do que em outros telefones da competição… Como sempre, é uma questão de gosto.

O acabamento do ecrã, como já referi, é 2.5D como muitos hoje em dia, e possui as molduras muito arredondadas. O aspecto que isso dá no conjunto é excelente, e mesmo no momento da sua utilização, esse detalhe é apreciado pela ergonomia do dispositivo.

Review OnePlus 5 NewEsc lateral derecho

Além disso, podemos dizer que, durante as duas semanas que pudemos testar o terminal, foi feito sem nenhum protetor de tela ou capa, e nem a tela nem as costas mostram o menor toque, marca de uso ou falha . Estamos, portanto, confrontados com uma construção de qualidade, com o vidro Corning Corilla Glass 5 para a tela.

Para terminar, não conseguimos parar de falar sobre o famoso efeito gelatina. Existem blogs que irão dizer-lhe que notaram, e outros que não. Em nossa unidade, conseguimos percebê-lo em algumas ocasiões, mas nem sempre, e nem todos realmente apreciam o efeito, sendo para alguns algo preocupante ou incomodo.

Há muito sensacionalismo sobre isso, mas a verdade é que, enquanto estamos a passar rapidamente pelo feed do Instagram ou Twitter, por exemplo, não conseguimos ler rapidamente o que aparece, independentemente do efeito gelatina.

O resto da experiência do usuário irá mais do que compensar qualquer inconveniente deste tipo.

Review OnePlus 5 NewEsc exteriores

Desempenho

Na secção de desempenho, só podemos dizer coisas boas sobre este terminal. O OnePlus 5 é o que é: uma besta real em recursos, equipado com o Snapdragon 835 e 6 GB de RAM, que também são bem utilizados e dão o melhor.

A nível de aplicações em movimento, jogos exigentes com gráficos 3D, multitarefa… Não terão o menor problema. Mas o upgrade para este dependerá do vosso dispositivo atual. Se tiverem um OnePlus 3 ou 3T, a mudança não deve ser considerada se apenas procuram mais desempenho, apenas se quiserem mais da câmara, por exemplo.

Review OnePlus 5 NewEsc

No nosso caso, tivemos hipótese de testar a versão com 8 GB de RAm e 128 GB de armazenamento interno do OnePlus 5. No AnTuTu isto traduziu-se num resultado de 168.254 pontos.

Há pouco a acrescentar a isso…

Basicamente, hoje é difícil pensar em algo que este telefone não possa correr sem relativa facilidade.

Quanto a outras capacidades do OnePlus 5 este não descura, por exemplo, a sua coluna é de qualidade. O som que sai tem clareza e bons níveis mesmo com o volume alto.

No campo da bateria, que alimenta o Snapdragon 835 e o ecrã 5.5 FHD, o dispositivo aguenta bem uma utilização média durante o dia todo, chegando ao final do dia com algo como 45% no nosso caso.

Aqui até podemos ver que é melhor em autonomia que o iPhone 8 ou o Galaxy Note8

 

Destaca-se também o excelente funcionamento do leitor de impressões digitais, rápido, confiável, praticamente instantâneo e localizado na frente. O que é da minha preferência pelo fácil acesso quando está pousado na secretária.

Review OnePlus 5 NewEsc general

Resumindo, estamos perante um dispositivo com recursos que satisfazem as necessidades de qualquer pessoa, mesmo em termos de armazenamento, principalmente com o modelo de 128 GB.

Não poderíamos pedir por mais…

É um dispositivo com bom design, equilibrado no seu desempenho e hardware, capaz de cumprir qualquer tarefa do dia a dia.

 

Câmaras…

O OnePlus 5 tem uma câmera frontal de 16 megapixels, com abertura f / 2.0, e duas câmaras traseiras: uma câmara de 16 megapixels com abertura f / 1.7 e uma câmara de 20 megapixels com abertura f / 2.6.

Todas com sensores Sony IMX

Se entrarmos em detalhes sobre a sua câmara traseira dupla, vemos que nos permite gravar vídeo em 4K, a 1080p a 60 FPS ou 30 FPS, e até a 720p a 120 FPS. Também permite um zoom “quase óptico” x2 que oferece um resultado realmente bom, que nos lembra o Honor 9, que já analisamos no passado.

Da qualidade da câmara principal deste OnePlus 5 destacamos a velocidade e a precisão com que foca as imagens, mesmo em situações de menor luminosidade e as boas cores que reflete.

Em parte também por não ter uma tela muito saturada, as cores capturadas se assemelham a realidade mais do que em outros casos.

Review OnePlus 5 NewEsc cámaras traseras

A câmara conta com vários modos, de entre os quais achamos mais interessante o “modo Pro”, que nos permite tirar uma foto ajustando manualmente o ISO, balanço de branco, abertura, velocidade do obturador… No ecrã vemos um histograma e um horizonte artificial como auxílio quando se trata de tirar a melhor fotografia possível.

O bom funcionamento do modo retrato é bastante positivo, com um bom efeito bokeh para desfocar o fundo enfatizando o objecto em primeiro plano. É muito rápido para localizar o primeiro plano e destacar este do fundo.

Podem ver os resultados obtidos no nosso album no Flickr

Galería review OnePlus 5 NewEsc

Em condições de pouca luz também destacamos o bom resultado das câmaras, que dificilmente introduzem ruído mesmo com valores ISO mais altos. Na verdade, estamos diante de um grupo de câmaras de alto nível, que tem pouco ou nada para invejar da concorrência e que encantarão aqueles que confiam em seus smartphones quando tirar fotos todos os dias.

A câmara frontal também ofereceu resultados muito bons, imagens claras, bem definidas, focadas e abertura mais do que suficiente para auto-tipos e fotos de grupo. Não tem um flash frontal, mas também não é uma grande falha.

Em Suma…

O OnePlus 5 é, basicamente, tudo o que se poderia desejar em um smartphone. Um design elegante, cuidadoso, bem construído, ergonómico e atraente. Tudo com uma performance fora do comum. Muito boa autonomia, câmaras de excelente qualidade e modos muito interessantes.

Tudo com um preço bem simpático quando comparado com os principais smartphones no mercado que facilmente passamo os 700€ hoje em dia.

Review OnePlus 5 NewEsc con caja

Podem encontrar o OnePlus 5 com 64GB de armazenamento e 6GB de RAM por um preço aproximado de €560 na Amazon. Ou a versão superior de 128GB de armazenamento e 8GB de RAM por €630, também na Amazon.

NewEsc Recomendado Tech

É, sem dúvida, um preço muito interessante para um terminal que é um flagship killer e pode bem servir para muitos anos de excelente desempenho e com o qual você não perderá nenhuma opção na palma da sua mão.

Mas olhando ao preço do OnePlus 5 é notória a evolução dos preços

O OnePlus One, lançado em 2014, um dos primeiros verdadeiros flagship killers com o Snapdragon 801 e 3 GB de RAM, especificações de topo na altura, foi lançado a 300$. Hoje em dia um OnePlus flagship killer custa o dobro.

 

No more articles

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?