game-of-thrones-season-4-leaked

O que é ser um verdadeiro fã de Game of Thrones: vivendo a narrativa em 360 graus

A melhor parte de ser fã de alguma coisa é poder viver uma experiência de 360 graus, pelo que poder experimentar uma “historia” desta forma é uma experiência única. Se gostam de Games of Thrones, e já leram os livros e viram as series, existem outras formas de reviver a narrativa. Os fãs da série levam isso tão a sério que há até mesmo convenções específicas para o Game of Thrones. Outras formas são o cosplay, os jogos, a decoração de lar, os fan fictions e as artes em desenhos.

A continuação vamos mostrar como podem viver cada uma destas formas como um verdadeiro fã da serie. Enquanto esperamos pela sua oitava temporada, podem ver uma recapitulação rápida no seguinte video.

As convenções americanas

As convenções americanas Ice & Fire Con e Con of Thrones

Uma delas é a Ice & Fire Con. Esta convenção tem em conta os acontecimentos dos livros e da série, e é totalmente organizada por fãs sem fins lucrativos e visa passar um final de semana inteiro somente com atividades temáticas relacionadas com A Song of Ice and Fire/Game of Thrones. A convenção acontece desde 2013 nos Estados Unidos e este ano vai ser no Estado de Ohio de 27 a 29 de abril de 2018.

Além da Ice & Fire Con, há também Con of Thrones. Esta convenção reúne, além de fãs, atores e criadores celebrando tanto livros como série. Durante três dias há diversos debates sobre teorias da história, cosplay, performances, autógrafos e fotos com atores e muito mais. A próxima convenção vai acontecer no Estado de Dallas, também nos Estados Unidos de 25 a 27 de maio de 2018.

Cosplay dentro das convenções

Cosplay dentro das convenções

Essas são as duas maiores convenções, mas há também muitas outras em outros países. Um grande hábito nesses eventos é o cosplay, no qual os fãs se vestem como os personagens da história de George R R Martin. O figurino da série é famoso pela sua qualidade, tendo ganho diversos prêmios e sendo excelência em série fantasia segundo o sindicato de figurinistas de Hollywood.

O nome por trás de tanto sucesso é de Michele Clapton, uma estilista britânica, que desenvolve os looks da série. Hoje é fácil encontrar qualquer tipo de fantasia relacionada ao Games of Thrones, as que mais fazem sucesso são da personagem Daenerys Targaryen entre as mulheres, e do personagem Jon Snow entre os homens.

Jogos relacionados

Jogos relacionados GOTOutro hábito que os fãs têm é jogar diversos jogos relacionados. Todos esses jogos usam a narrativa de George, o que permite o fã ter uma outra experiência com o mesmo conteúdo. Nos jogos digitais, é possível encontrar o um jogo para celulares, Game of Thrones Conquest da Warner Bros Games (2017), duas slots online inspiradas na serie na Betway Casino, e um jogo para a Xbox e PS4 da Telltale Games (2013).

Há também tabuleiros e cartas, tal como uma versão do jogo Risk e uma do Monopólio, ambos fabricados pela Usaopoly. Existe até um jogo específico chamado Guerra dos Tronos que pode ser encontrado em tabuleiro como em cartas. Na imagem, vemos um grupo de fãs que transformou o jogo da Guerra dos Tronos em um imenso tabuleiro 3D, o qual ocupa o tamanho de uma mesa.

Decoração do lar: outra prova de ser um verdadeiro fã

Decoração do lar GOTNão adianta apenas ir em convenções vestido de um personagem para jogar diversos tipos de jogos. Para ser fã de verdade é fundamental ter uma casa com alguns itens inspirados na série.

No site oficial da HBO, canal que produz a série, é possível encontrar diversos produtos, os quais estão sempre entre os mais vendidos. Há copos e canecas, espadas, caixas com ovos de dragões, bonecos, esculturas e quadros. Alguns fãs criam os seus próprios objetos, como a superfã inglesa Tabitha Lyons, a qual criou um dragão azul inspirado na série para ter na sua casa.

As fan fictions

As fan fictions são histórias criadas por fãs inspiradas nos conteúdos originais. Geralmente, elas trazem tramas que os fãs gostariam que acontecesse na série, ou podem mudar totalmente o contexto, e até mesmo ambientar a história nos dias de hoje. Os fãs têm liberdade total para escreverem o que quiserem.

Em alguns casos, os fãs levam tão a sério que fazem até mesmo trailers para as suas histórias. O site Wattpad tem uma lista com as melhores histórias, algumas delas já tiveram mais de 70 mil leituras.

As obras de artes dos fãs

Muitos fãs também passam longas horas dos seus dias criando obras de artes. São inúmeros desenhos publicados diariamente nas diversas plataformas e sites. Os fãs criam os mais diferentes tipos de retratos, alguns bem realistas e outros mais imaginativos. A verdade é que a série abre uma porta para um conteúdo muito amplo, o qual permite que os seus inúmeros fãs ao redor do mundo criarem os traços mais variados. No Deviant Art é possível encontrar quase 100,000 desenhos inspirados.

Ficou claro que dá para ser um fã completo de forma a mergulhar de cabeça dentro do universo da ficção e da fantasia. Se  não gostam de dizer adeus para A Song of Ice and Fire ao final de cada leitura e para Game of Thrones ao final de cada episódio, essas são algumas formas de manter-se um pouco mais perto do seu mundo de fantasia favorito.