O que é o Uber 2

O que é a Uber e porque tem causado tanta polémica?

Há um tema que tem inundado as ruas e a comunicação social e as redes sociais. A Uber. E antes de dizermos se é bom ou mau, vou tentar explicar da forma mais objetiva possível o que é a Uber, para vocês poderem formar a vossa opinião.

Para começar a Uber é um serviço que liga motoristas a pessoas que se querem deslocar, através de uma aplicação. Aí temos uma conta com os nossos dados e em qualquer altura podemos solicitar um veículo para nos vir buscar a um ponto específico e deixar-nos onde quisermos. Podemos ver vários que estão disponíveis naquele momento e também o tempo que temos de esperar até que algum nos venha buscar. E depois podemos definir o local de destino e ver uma estimativa do preço, que está dependente do trânsito.

Uber é um serviço que liga motoristas a pessoas que se querem deslocar, através de uma aplicação

Ao confirmar o pedido, podemos ver quem é o motorista que nos vem buscar, o seu nome e fotografia, o modelo e matrícula do carro, a sua localização atual, com o carro a mexer no mapa, e o tempo de espera estimado até ele chegar, o que é super prático, porque se estivermos num café e estiver a chover lá fora, não temos de estar ao frio a ver se já chegou e sempre são 5 minutos que passamos tranquilamente com os nossos amigos  e quando o carro chegar, recebemos uma notificação no telefone e vamos.

Dentro do carro podemos falar, ou não, o motorista já sabe qual é o destino, porque já o introduzimos antes e ele vai seguir as indicações do GPS que calcula o caminho mais rápido e assim não há o risco de enganos que tornem o percurso maior, mais demorado e mais caro. E para quem tem Spotify Premium, pode escolher a música que está a dar no carro, o que é um pormenor interessante e é mais uma razão para usar este serviço, além das 5 que vimos recentemente.

Temos o controlo de tudo, até da música durante a viagem

Ao chegar ao destino, só temos de sair do carro, sem nos preocuparmos com o troco e o recibo e o NIF e a fatura e onde é que está a carteira, porque já temos o nosso cartão de crédito associado à conta e o débito é feito automaticamente.

E quem gosta de sair à noite e levar o mínimo de coisas possíveis, esta questão do pagamento é menos 1 problema. E se formos com vários amigos no carro, há uma opção para dividir a tarifa, o que também facilita o processo.

Então e se nos esquecermos de alguma coisa no carro? Não há problema, através da aplicação vamos à viagem em causa, sabemos qual foi o carro e o condutor, e podemos entrar em contacto com a Uber para recuperar o que perdemos. E se tivermos tido algum problema na viagem, podemos relatá-lo e até há imensas opções, por isso vemos que o suporte após o serviço é também muito cuidado e dá-nos mais tranquilidade e mais confiança no serviço e é um incentivo para o voltar a usar.

E algo que ainda não falei e que é muito importante é a pontuação. No final da viagem atribuímos uma classificação ao motorista de 1 a 5 estrelas e podemos deixar um comentário, que depois a Uber irá rever e tomar as medidas que achar adequadas. Mas para nós que chamamos um carro e vemos que a pessoa tem uma pontuação alta é reconfortante e dá-nos mais segurança.

Com Uber podemos dar uma pontuação aos motoristas

E do lado do condutor também há vantagens já que nós também somos avaliados no fim de uma viagem: se fomos bem educados, se fizemos o motorista esperar, se sujámos o carro, etc, portanto se tivermos uma classificação baixa, corremos o risco de alguém não nos querer transportar e por isso temos de esperar mais tempo, ou a Uber pode até expulsar-nos do serviço.

E por isso também o motorista beneficia deste serviço porque se tivermos boa pontuação ele já sabe que vai buscar alguém que depois não vai fugir sem pagar, o que também não é possível, e vai transportar uma pessoa simpática e isso torna a viagem mais agradável. Enquanto que no táxi nunca se sabe quem é que vamos encontrar, de um lado ou doutro.

E um pormenor interessante é que quando pedimos um veículo temos a opção de telefonar ou enviar mensagem ao motorista e ele a nós, que pode ser útil em imprevistos, por exemplo se a rua onde estamos estiver cortada e ele não conseguir passar, ou se ao chegar ao local não nos vir porque estamos do outro lado da rua, enfim, o que quer que seja resolve-se assim mais facilmente.

Depois dentro da aplicação há vários tipo de Uber, mas em Portugal só estão disponíveis 2 e é desses que vou falar: o UberX são carros de gama baixa/média, mas confortáveis e a viagem é mais barata que de táxi. O UberBlack são carros de gama mais alta com serviço mais cuidado, com doces e bebida no carro e custa facilmente o dobro do UberX, e é mais caro que o táxi, mas em certas ocasiões especiais pode ser interessante.

E aqui faço um parêntesis, é que o serviço é igual em todo o mundo. Estamos aqui a falar de Lisboa, mas quando estive em Berlim usei a aplicação, também em português, a diferença é que lá há o UberTaxi porque são mesmo taxistas que usam o serviço, mas também não tenho de me preocupar com o pagamento nem tenho de saber dizer o nome da rua em alemão, porque só tenho de marcar no mapa no telefone e portanto há uma certa conveniência e facilidade para quem usa este serviço.

Protestas em Lisboa de alguns taxistas
Protestas em Lisboa de alguns taxistas

E depois fala-se da concorrência, mas repare-se: em Lisboa há mais de 3500 táxis. Eu nunca vi mais de 8 Uber’s em simultâneo na aplicação. Mesmo que haja 30/40/50 continua a haver 100x mais táxis, que aliás têm a vantagem de poder andar na faixa Bus e a Uber não, e em Lisboa isso faz diferença. Mais, para usar a Uber é preciso ter um smartphone, e que suporte a aplicação, e que tenha espaço para a instalar, que tenha dados móveis, porque sem internet não dá para chamar um Uber, é preciso associar um cartão de crédito e há utilizadores que não se sentem à vontade em dar assim os seus dados, e mesmo depois de verificar isto, é preciso que haja um carro disponível. Porque nem sempre há. E aqui a Uber tem um incentivo, chamado tarifa dinâmica. Que o que faz é nos períodos em que há mais procura e poucos carros a circular, o preço aumenta. E aumenta consideravelmente, às vezes para o dobro, ou mais, para incentivar os outros condutores que não estejam a trabalhar, para virem. Se bem que nas noites de passagem de ano e assim os preços disparam imenso e isso tem gerado algum descontentamento entre os utilizadores, no entanto isso é um tema para outro vídeo.

Nem todos tem tanta confiança em algo tão recente como Uber, e isso favorece aos taxistas

Mas falando dos tais condutores parados, como é que isso funciona? A verdade é que qualquer um pode ser motorista. Claro, verificam o nosso registo criminal e a inspeção do carro e provavelmente mais alguns aspetos, mas é relativamente simples. E por exemplo para um estudante que queira um trabalho flexível para ajudar a pagar os estudos, a Uber acaba por resolver um pouco este problema porque tem total flexibilidade de horário, quando a pessoa tem tempo vai, quando não pode, não aparece, e assim gere as suas próprias férias, gere a quantidade de horas que quer trabalhar; e quem diz um estudante, diz um desempregado que quer aproveitar o tempo entre as entrevistas, ou até mesmo alguém que queira fazer isto a tempo inteiro, há espaço para todos.

Agora, como taxista, se eles têm de pagar uma licença para poder fazer isto, e na Uber não, então entendo que haja algum descontentamento, e de facto existe uma laguna legal, que acho que deve ser resolvido rapidamente e que seja justo para todos. Mas uma coisa é certa, embora ainda esteja limitado a Lisboa e Porto, quando há concorrência, os preços baixam, por isso para nós consumidores isto é bom, e quanto à legalidade é apenas uma questão de tempo: este problema já existe há muitos anos em muitos países e a Uber tem procurado formas de contornar as sucessivas proibições. 

E quem quiser experimentar pode usar o código “ubertiagoramos” para ter a primeira viagem grátis, e gostava também de saber o que é que vocês pensam da Uber, sentem-se seguros a usar este serviço, acham que traz novidades significativas a este conceito de transporte, são contra, a favor?

Qual é a vossa opinião?

Web Video Producer