Quando alguns dispositivos começam a receber Android 5.1 Lollipop como novidade, já é oficial a nova versão do sistema que receberá a nomenclatura de LMY47V (5.1.1._r1). Google publicou na sua página AOSP de código aberto a nova versão que chega com interessantes novidades, sendo uma delas a melhora da gestão de memória RAM.

É curioso como o primeiro dispositivo em receber este novo Android 5.1.1 Lollipop foi o Nexus Player. De todos modos, em breve começará a chegar a outros dispositivos.

A pricipal e mais esperada melhora desta nova atualização é a gestão mais eficiente da memória RAM. Como muitos de vocês esperavam, com as últimas versões do sistema, Android comia praticamente mais  de 1/4 da memória RAM, ou mais. Esperamos que com esta atualização os níveis da memória RAM estejam mais nivelados, sem que isto comprometa o rendimento do dispositivo.

As melhorias do Android 5.1.1 Lollipop

Outras melhoras que consideramos oportunas referir, além da de gestão de RAM, são as seguintes:

  • Resolveram-se alguns problemas existentes com a câmara;
  • Melhor processamento das imagens PNG;
  • Resolvido o problema de receber chamadas com os auriculares ligados;
  • Notificações da SIM controladas.

Os dispositivos que irão receber o Android 5.1.1 Lollipop, além do Nexus Player, são os Nexus 9 e Nexus 7 de 2013. Graças a uma prova de latência de som realizada sobre todos os dispositivos Nexus, pudemos comprovar que os únicos que tinham realizado a prova sobre uma versão Android 5.1.1 Lollipop eram os Nexus 9 e Nexus 7 de 2013.

Todas as novidades de Android 5.1.1 Lollipop

Esperamos que esta atualização chegue rapidamente a todos os dispositivos com Lollipop, já que se trata de uma atualização muito importante para os utilizadores, principalmente se tens 1 GB de RAM.

De qualquer das formas, pode demorar a chegar aos dispositivos que não sejam Nexus, mas é importante de saber, principalmente para que fiques a saber se deves ou não atualizar, ou se deves ou não fazer pressão à tua companhia para que atualize a versão de Android.

info | AOSP