Nos países ocidentais e americanos, contamos com serviços de músicas de streaming baratos, como é o caso de Spotify, Rdio, Deezer ou Napster. Estes serviços também estão presentes em alguns países orientais, mas mesmo assim não são tão conhecidos como aqui. Hoje apresentamos o serviço de música que está a causar furor não só na China, mas também em outros países, por proporcionar um grande número de músicas gratuitas, em modo online e offline: NetEase Cloud Music. Além disso, mostramos como poder esta aplicação nos teus dispositivos: PC’s, Tablets ou smartphones.

O que é?

NetEase é a empresa que criou a Netease Cloud Music. Fundou-se em 1997, e tem desenvolvido muitos serviços, como motores de busca, sistemas de jogos multiplayer, assim como os jogos de Fantasy Westward Journey ou Heroes of Tang Dynasty, populares na China. Colaboram também com a Blizzard no suporte e distribuição de World of Warcraft, Starcratf II, ou Hearthstone. Além disso, esta empresa conta com serviços de mensagens instantâneas, forums e anúncios personalizados.

 netease-cloud-music-spotify-chino (1)

E para aumentar os serviços que proporcionavam, em Abril de 2013 lançam o serviço de música NetEase Cloud Music. Tendo em conta as palavras de William Ding, CEO da empresa, os serviços de outras empresas chinesas, como Baidu ou Tencent, não satisfazem as necessidades dos consumidores, e o Sopotify não é usado por muitos utilizadores asiáticos. Um dos principais objetivos deste serviço é o de partilhar todas as nossas listas com as nossas redes de contactos, isto é, transformar o serviço numa rede social de música. O serviço é totalmente gratuito e sem publicidade. Não sabemos como conseguem os ingressos, mas a verdade é que em dezembro de 2014 já contavam com mais de 55 milhões de utilizadores.

NetEase Cloud Music como serviço de música

netease-cloud-music-spotify-chino-mac

  • Idioma chinês. Todas as aplicações encontram-se em chinês, com excepção da de Android, que um grupo de utilizadores espanhóis traduziu. Mesmo assim, como muitos dos ícones são facilmente reconhecíveis, não há problema.
  • É completamente gratuita e não tem anúncios. Ao contrário do Spotify, esta aplicação oferece tudo gratuitamente e sem anúncios, e com a possibilidade de sincronização offline se tens uma conta de utilizador. O único cantante que deves pagar é a Taylor Swift… Não será casualidade.
  • Não é necessário registar-se. Podemos ouvir a música que quisermos sem fazer nenhum registo.
  • As músicas sincronizadas transferem-se em MP3 sem DRM. Cada vez que queiramos guardar um álbum ou lista, podemos escolher a qualidade que queiramos transferir: (96, 160 ou 320 kbps).
  • Letras das músicas: Aparecem quase todas as letras na janela de reprodução.
  • O catalogo é enorme: incluindo praticamente toda a música ocidental que possamos procurar.
  • Tem toda a discografia de The Beatles, apenas disponível na iTunes Store.

Como o posso usar?

Netease-cloud-music-spotify-chino-web

O primeiro que temos de fazer para utilizar NetEase Cloud Music é entrar na web: 163.com, uma das maiores do mundo. Desde aqui podemos registar-nos, precisando unicamente de um correio eletrónico real e uma password. Uma vez que o tenhamos ativado, temos de introduzir os nossos dados. Isto faz-se desde a terceira opção que aparece no menu que está ao lado da barra de procura. A partir de aqui, o ideal é que memórizemos os menús, ao mesmo tempo que os traduzimos.

Posso instalar no meu telemóvel, PC ou MAC?

Esta aplicação é muito parecida ao Spotify, mas tem as suas diferenças. Além disso, é compatível com diferentes dispositivos. Na secção de transferências da sua web existem links para transferir a aplicação para  Windows, OS X, Windows Phone, iOS e Android. No caso de Android e Windows Phone, as aplicações transferem-se desde as lojas oficiais, mas no caso de iOS precisas de uma ID da Apple com a região China. Em Windows. OS X e em Android podemos instalar manualmente sem nenhum problema.

Netease-cloud-music-spotify-chino-winpho

Caso queiras utilizar a aplicação no modo offline, e assim ouvir a música em alta qualidade e onde quiseres, apenas tens de registar-te na sua web.

Podes fazer o registo em NetEase Cloud Music no seguinte link:

Precisarás do Google Translate para conseguir realizar a inscrição completa. Primeiro tens de colocar o teu email, a password e a captcha. Após isto receberás um email de confirmação, o qual pedir-te-á que completes a subscrição com algumas questões de segurança.

Versão em espanhol para Android?Netease-cloud-music-spotify-chino-android

Esta é a parte mais interessante do artigo, já que te mostrarei como utilizar esta aplicação no teu dispositivo Android. Não ensinarei Chinês, mas disponibilizarei uma versão da aplicação traduzida ao espanhol por parte de uns membros de HTC Mania.

Sendo assim, podem transferir a aplicação desde este link:

Depois disto, passem a aplicação para o vosso dispositivo Android, ativem a instalação de origens desconhecidos, e instalem. Agora podem utilizar a aplicação no modo online, mas para usar no modo offline teem de aceder com o vosso nome de utilizador.

Como serviço, NetEase Cloud Music é das melhores coisas que alguma vez experimentei. Uso o Spotify e creio que o continuarei a fazer, pelo menos no PC. Mas no meu telemóvel Android, já a tenho instalada e não penso desintalá-la por nada. A grande dúvida que tenho é de onde conseguem. A rentabilidade deste serviço. Não dúvido da sua legalidade, principalmente porque é uma grande empresa, e trabalha com muitas outras de confiança, mas mesmo assim existe algo que me escapa.

E tu, vais instalar esta aplicação?

No more articles

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?