Com o crescimento ano após ano dos eSports a nível mundial, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu chegar-se à frente e adquirir os direitos das competições de FIFA nacionais, tal como os seus direitos de transmissão.

Após o lançamento da última versão deste jogo da Electronic Arts, no fim do mês de Setembro, as equipas já se estão a ambientar à versão de 2017/2018.

Com o lançamento de FIFA 18, os direitos dos campeonatos nacionais de eSports deste jogo são da FPF

Antes dos direitos serem da FPF, a RTP Arena apenas publicava algumas notícias com as informações mais importantes sobre estes campeonatos.

Ainda não é certo se esta plataforma irá transmitir as competições futuras de FIFA, agora que foram adquiridas por este organismo.

Já foram transmitidas competições de 1 vs 1 mas, acerca dos campeonatos 11 vs 11, ainda não há certezas se irá haver qualquer tipo de transmissão por parte da RTP.

Para saber um pouco mais do que iremos poder assistir no futuro com FIFA 18, falámos com uma equipa independente que já compete há 2 anos nos campeonatos de FIFA, embora a criação oficial da equipa tenha sido em 2009 focada noutros jogos.

Estamos a falar dos Portugal United e conta com jogadores de um pouco de todo o país, e até do estrangeiro.

foto_de_equipa_portugal_united

Nesta equipa encontramos o actual KingOfSerFifaHugo Santos, o último rei do FIFA 17.

Nesta competição contam-se nomes importantes desta modalidade como, por exemplo, RastaArtur, vencedor do principal prémio de 10.000€ do torneio 1 vs 1 da FPF Allianz Challenge.

Quando lhes perguntámos qual o seu foco para o futuro, a equipa aponta baterias às competições 11 vs 11, embora tenham alguns jogadores de 1 vs 1, competições em que também poderão participar.

O objectivo para os Portugal United é a entrada como independentes, quando a equipa já estiver preparada e dentro do novo FIFA, para jogar com os adversários que irão encontrar.

Em relação às outras equipas que querem fazer parte deste nascer do eSports FIFA em Portugal, sabemos que já foram confirmadas as participações do Sporting, Boavista, Estoril, Rio Ave, estas na primeira divisão, e Feirense, Paços de Ferreira, Beira-Mar e Marítimo nos restantes escalões.

O número de equipas confirmadas já é bastante elevado

Claro que a organização dos escalões, depende do número de equipas em cada um deles. Como ainda não é conhecida a estrutura das mesmas, tudo depende das decisões tomadas.

Por exemplo, se for decidido aumentar o número de equipas em cada divisão, então haverá lugares para disputar. No entanto, tudo isto são hipóteses que ainda não foram confirmadas pela FPF.

Existem ainda as equipas das comunidades gaming e equipas independentes, como os Portugal United.

No caso das comunidades gaming, existem alguns nomes conhecidos como FTW, UpGaming, Exotic e EGN, que contam com equipas centradas em vários jogos.

Há ainda o rumor de que possam ainda entrar algumas outras equipas como o Vitória de Setúbal, Braga e Vitória de Guimarães.

Queríamos agradecer aos Portugal United pelas informações que nos prestaram, e desejamos-lhes toda a sorte do mundo para as competições que aí vêm.

No more articles