Misteryium cover

Misteryium – O jogo português que está a ser desenvolvido para PC e… Game Boy??

Sim meus caros, estamos em 2021 e temos um estúdio independente português a desenvolver um jogo para o velhinho Game Boy.

Apesar de parecer estranho, é uma boa desculpa para discutir o tema da emulação e preservação de jogos e plataformas antigas e a sua legalidade.

Apesar das linhas que separam a legalidade da ilegalidade dos emuladores ser bastante fina, a verdade é que permite que estúdios consigam desenvolver jogos novos para todas essas plataformas que já atingiram o fim de vida há muitos anos.

Também permite introduzir ideias modernas de design de jogos em plataformas nas quais ainda não se pensava dessa forma.

Misteryium é um jogo de mistério e puzzles que tem aquele tom de jogo atual, mas disfarçado (e muito bem, por sinal) de um jogo com 25 anos para o primeiro Game Boy.

A história do jogo é simples. O nosso personagem é um explorador de edifícios que fica preso dentro de uma mansão conhecida por ser assombrada.

Esta mansão encontra-se repleta de puzzles e salas para descobrir, sempre com mecânicas e comandos muito simples. O primeiro puzzle que fazemos, faz lembrar os puzzles dos jogos Pokémon em que temos de usar o Strength para mover pedras.

A atmosfera também está bastante bem conseguida, em certos aspetos lembra-me um bocado Undertale. Existe uma demo jogável que termina de uma forma bastante interessante e deu-me vontade de querer jogar mais.

Podem fazer o download na página do jogo no indieDB e ver mais informações no Itch.io. Precisam de um emulador de Game Boy para jogar, neste caso recomendamos o clássico VisualBoyAdvance.

Your email address will not be published. Required fields are marked *