Melhores Jogos de Estratégia – Década 1990 (Parte 1)

Neste artigo vamos percorrer a década de 1990 e descobrir aqueles que foram os Melhores Jogos de Estratégia deste período que foi rico em muitos lançamentos de grande qualidade, seguindo as pisadas dos jogos da década anterior, alguns deles referidos no nosso artigo anterior. Muitos destes jogos são bastante mais conhecidos que os anteriores, visto que esta foi a década em que o género cresceu exponencialmente, aparecendo jogos que ainda nos dias de hoje nos dariam muitas horas de divertimento, se conseguirmos ignorar os avanços gráficos que existiram nos 25/35 anos que nos separam deles.

Muitos dos jogos da lista dos Melhores Jogos de Estratégia ainda hoje nos dariam muitas horas de divertimento

Esta semana vamos apresentar aqueles que pensamos ser os jogos mais marcantes criados de 1990 a 1999. Como esta década é tão rica em bons jogos dividimos estes 10 anos em duas parte. Como tal, estes 5 jogos são aqueles que, na nossa opinião, foram os primeiros 5 melhores jogos de estratégia a ser lançados nos anos 90. Como no artigo anterior, a ordem dos jogos é segundo a sua data de lançamento e não segundo a sua qualidade em relação aos outros. Desta forma, o primeiro jogo que apresentarmos será aquele que foi lançado mais cedo e não o melhor ou o pior da lista.

Civilization I e II

melhores jogos de estratégia best strategy games civilization
O primeiro jogo desta (já longa) série foi lançado por Sid Meier e Bruce Shelley para a Microprose em 1991. A ideia de governar um império que sobreviva ao teste do tempo que foi criada com este jogo era, sem dúvida, muito interessante e foi muito bem aceite pela comunidade da altura. Começamos no ano de 4000 A.C. sem qualquer tipo de avanço tecnológico, tendo estes de ser pesquisados. O objectivo é expandir este território e desenvolver o nosso império desde esta data aos tempos modernos, podendo chegar-se até a um futuro muito imediato (2100 A.D.).

Com este jogo nasce a ideia de governar um império que sobreviva ao teste do tempo

Civilization I é um jogo de estratégia por turnos, podendo ser jogado em modo single player ou multi-player. O jogador é o governante de uma civilização, que é escolhida de uma lista histórica das mais importantes que existiram no nosso passado e presente. Embora seja um jogo que exige bastante micro-gestão, não é necessária tanta como num jogo típico de simulação como, por exemplo, SimCity.

melhores jogos de estratégia best strategy games civilization map

As nossas decisões não se simplificam a simplesmente explorar, diplomacia e guerra, sendo também muito importantes pequenas decisões como, colonizar uma nova cidade, desenvolver ou construir edifícios e evoluir os terrenos dentro dos nossos territórios. Algo muito interessante que existe no jogo e que, na minha opinião, foi uma fantástica adição a um jogo deste tipo, foi a de podermos construir, com qualquer uma das civilizações do jogo, as maravilhas do mundo como a Grande Muralha da China ou as Pirâmides do Egipto, ou então maravilhas modernas como as Nações Unidas e o Programa Apollo que dão grandes bónus a quem as constrói.

Uma fantástica adição neste jogo foi a de podermos construir as maravilhas do mundo antigo e moderno

Embora sabendo que o segundo jogo da série teve mais sucesso que o primeiro, pensamos que temos de dar mais ênfase ao primeiro por ter sido o início da marca Civilization que dura até aos dias de hoje e que marcou o seu território nos jogos de estratégia, como sendo uma das melhores séries já feitas. Os imensos prémios que venceu juntamente com uma legião de fãs e uma ideia inovadora, tudo isto num jogo viciante e bem realizado faz com que Civilization ganhe o seu lugar nos Melhores Jogos de Estratégia da Década.

Settlers II

A série Settlers foi criada na Alemanha em 1993 pela Blue Byte Software e é, na nossa opinião, o primeiro grande jogo de estratégia em real-time do estilo de Age of Empires. O objectivo do jogo é construir uma colónia através um grupo de trabalhadores, isto na era medieval. Cada um desses trabalhadores pode realizar uma tarefa individual, quer seja a recolher recursos ou a construir novos edifícios. Podemos jogar contra o computador ou então contra outro jogador pela supremacia dos recursos e do terreno de jogo.

O primeiro jogo do estilo que mais tarde ficaria conhecido pela série Age of Empires

Como já devem ter visto pelo título, vamos falar mais do segundo jogo da série, não porque o primeiro não tenha tido o seu lugar, mas porque o segundo foi de longe mais importante. É considerado o melhor jogo de The Settlers, tendo sido mesmo criado um remake anos mais tarde no 10º ano deste lançamento. Este pode ser jogado em modo campanha ou também num conjunto de cenários definidos pelo jogador.

melhores jogos de estratégia best strategy games settlers 2 ii

Em Settlers II, jogado na época do Império Romano, temos de produzir ferramentas e recolher recursos (comida, pedra, madeira e minérios). A comida mantém os mineiros a trabalhar, a pedra e madeira servem como materiais de construção e os diferentes minérios são utilizados para ferramentas e material de guerra. Cada jogador tem um território limitado onde pode construir edifícios e estradas, sendo que pode expandir o mesmo, através de quartéis, torres de vigia, e fortalezas.

O território é limitado sendo que só pode ser expandido através de quartéis, torres de vigia e fortalezas

Settlers II foi um jogo muito marcante do género de estratégia, sendo que ainda nos dias de hoje existe lançamentos desta famosa série. Um jogo muito interessante, viciante e, sem dúvida, um bom substituto para outros jogos do tipo. Como tal, merece totalmente o lugar nos Melhores Jogos de Estratégia da Década de 90.

Command & Conquer

Esta série começou em 1995 onde foi lançado, tanto para computador, como para as variadas consolas que existiam na altura, pela Westwood Studios. O jogador encarna o papel de um líder militar, sendo que o foco principal do jogo não é tanto a recolha de recursos como em The Settlers, mas mais a táctica militar. A recolha de recursos foi tão desprezada que só existe um único utilizado para produzir basicamente tudo, cristais de Tiberium.

Neste jogo existe apenas um único recurso para produzir basicamente tudo. A ênfase do jogo é mais na estratégia e menos na recolha de recursos

A história do jogo é passada no futuro, onde cai um meteorito junto ao rio Tibre, na Itália (curioso os cristais chamarem-se Tiberium?). Os cristais deste material que viajavam neste meteorito começaram a expandir-se ao longo do terreno, absorvendo os minerais naturais da Terra e dos seres vivos. Descobre-se então que esses minerais têm grande valor pelo que, a recolha desse material se tornou uma enorme fonte de dinheiro.

melhores jogos de estratégia best strategy games command conquer

Um grupo terrorista, The Brotherhood of Nod, liderado por Kane, através do dinheiro ganho nesta actividade mineira, conseguiu financiar actividades terroristas, comprar armas e subornar governos. Em pouco tempo, o seu poder era tão grande que foi declarado como uma das grandes potências mundiais. Sendo um grupo terrorista, em pouco tempo começou a invadir outros países e é aí que a nossa história começa, com a criação de um braço das Nações Unidas, a GDI (Global Defense Initiative ou Iniciativa de Defesa Global em português), criada para combater este grupo.

A história deste jogo começa com a criação da GDI para combater The Brotherhood of Nod

Este foi um jogo totalmente inovador na altura, em que a guerra passou a ter o papel principal, em vez de ser um jogo de simples recolha de recursos. Um jogo incrivelmente bem implementado e produzido, tem 94/100 na Metacritic.com e um dos jogos que toda a gente que goste de estratégia tem de conhecer pelo seu valor. Por isso está na nossa lista dos Melhores Jogos de Estratégia da Década de 90.

Warcraft II

Este jogo foi lançado em 1995 pela Blizzard Entertainment, que conhecem provavelmente pelo famoso jogo World of Warcraft. Este lançamento tem duas raças disponíveis: Orcs e Humanos, num mundo medieval repleto de magia. Como o primeiro jogo da série teve um êxito bastante mais limitado que este e Warcraft II foi extraordinariamente bem recebido, falaremos do segundo lançamento da série. No início do lançamento, a conexão pela Internet funcionava bastante mal, sendo que, mais tarde, a Blizzard forneceu a rede de servidores que utilizava para Starcraft e Diablo II.

Um excelente jogo de estratégia da Blizzard, aquela que mais tarde iria criar World of Warcraft

Embora este jogo tivesse um problema igual ao primeiro jogo, as duas raças são praticamente idênticas nos poderes e tecnologias que usam, somente variando nos nomes das unidades e na aparência, mas trouxe pela primeira vez combate online, juntando os jogadores através da Internet e criando um modo de jogo que foi muito importante para futuros jogos de estratégia em tempo real. Em termos de combate é semelhante a outros títulos, com recolha de recursos e construção de edifícios de forma a eliminar as unidades terrestres e aéreas inimigas.

Um jogo inovador que trouxe pela primeira vez combate online e um modo de jogo que será muito importante para a criação de outros títulos

melhores jogos de estratégia best strategy games warcraft 2 ii

Algo também muito importante neste lançamento foi o cuidado em criar uma história rica e interessante para dar mais profundidade ao jogo, de forma a não ser simplesmente um jogo de criar unidades, mandar para a frente de batalha e quando elas morrerem criar mais e repetir o método. Ambos os lados da batalha têm ao seu dispor unidades de curto alcance, longo alcance, marítimas, aéreas e, algo novo, feiticeiros. Embora o objectivo do jogo seja evoluir e destruir inimigos, existem missões de salvar soldados ou defender pessoas pelo território inimigo.

Uma história rica e interessante para dar profundidade ao jogo

No fundo, este jogo é um excelente jogo de estratégia num mundo de fantasia, com opção de jogar online com os nossos amigos ou desconhecidos, num mundo medieval que continuou a ser aproveitado para futuros jogos da série. Por esta razão, esta é uma escolha obrigatória para os Melhores Jogos de Estratégia da Década de 90.

Worms (Armageddon)

https://www.youtube.com/watch?v=QnNc2KD_PXc&nohtml5=False

Esta série criada em 1995 é, sem dúvida, muito peculiar. Se alguém nos perguntasse se um jogo de estratégia com minhocas que disparam armas, incluindo algumas de alto calibre, e outras fantasiosas como a mítica Granada Santa ou a Ovelha Voadora, seria viável, provavelmente diríamos que era uma ideia bastante estúpida. E, incrivelmente, é dos jogos mais divertidos que podemos jogar. Quantos de nós não passámos horas com os nossos amigos a controlar os nossos pequenos exércitos de minhocas, usando ataques extremamente engraçados e jogadas incríveis que nos faziam parecer profissionais?

Um dos jogos mais divertidos que podemos jogar

Embora o primeiro jogo tenha sido lançado em 1995, na nossa opinião o expoente máximo desta série foi Worms Armageddon. Este jogo foi lançado 4 anos mais tarde do primeiro pela Team17, e funcionava por turnos, em que em cada um deles controlamos uma das nossas minhocas e podemos movimentá-la pelo mapa, durante um certo tempo, e tentar causar o máximo de dano ao nosso inimigo.

melhores jogos de estratégia best strategy games worms armageddon

Uma das coisas mais interessantes de Worms é o sistema de armas, que varia desde algo simples como caçadeiras, bazookas e granadas a armas fantasiosas como ovelhas que explodem, ou uma doninha que deita gás venenoso. Os jogadores escolhem o mapa onde querem jogar, sendo que podemos ter jogadores humanos e controlados pelo computador ao mesmo tempo. Sendo este jogo chamado Armageddon, existe um ataque que pode ser activado, e somos atacados de basicamente todo o lado por meteoritos caídos do céu e que deixa o mapa reduzido a praticamente nada. Sobreviver, ou não, é uma questão de sorte, mas não deixa de ser incrivelmente divertido.

O ataque Armageddon deixa o mapa reduzido a nada, mas é incrivelmente divertido

Este jogo marca pela sua criatividade e pelo seu estilo cómico combinado com alguma estratégia à mistura. É um jogo que, mesmo tendo sido lançado há 17 anos ainda hoje o jogaríamos sem qualquer tipo de problema. Por todas estas razões, está na nossa lista dos Melhores Jogos de Estratégia dos anos 90.

Na Próxima Semana em Melhores Jogos de Estratégia da Década

Na próxima semana falaremos dos 5 jogos que marcaram a segunda metade dos anos 90. Tal como estes 5, são dos jogos que mais marcaram a indústria e que deram origem a muitos dos jogos mais recentes. Conseguem dizer quais os 5 melhores jogos de estratégia da  segunda metade da década de 90?

Your email address will not be published. Required fields are marked *