Melhores Jogos de Estratégia – Década de 1990 (Parte 2)

Neste artigo vamos continuar a percorrer os anos 90 em busca dos Melhores Jogos de Estratégia. Esta foi uma década com tanta quantidade de bons jogos que não foi fácil chegar a um top 10; por isso dividimos estes 10 anos em duas partes para podermos fazer justiça a cada um deles. Os primeiros cinco, referidos no artigo anterior, podem ser vistos aqui. Neste artigo percorremos aqueles que, para nós, foram os últimos 5 grandes jogos de estratégia lançados na década de 90.

Neste artigo percorremos aqueles que, para nós, foram os últimos 5 grandes jogos de estratégia lançados nos anos 90

Todos estes jogos marcaram a indústria de jogos de computador e também os seus jogadores. Todos eles são lendas do seu tipo, e levaram à criação de dezenas de outros jogos que tentaram agarrar o seu conceito e melhorá-lo, embora, verdade seja dito, melhorar um clássico não implica somente melhorar os seus gráficos. A ordem dos melhores jogos de estratégia da década de 90 que iremos referir, tem em conta a data do seu lançamento e não a sua qualidade, como tal, o primeiro será aquele que foi lançado em primeiro lugar e não o melhor ou o pior.

Master of Orion II – Battle of Antares

Este jogo foi criado em 1996 pela Simtex para a Microprose e é um jogo de estratégia por turnos no espaço. É, sem grande dúvida, o melhor jogo de estratégia 4x no espaço por muitos e longos anos, provavelmente até ao final da década de 2000 onde apareceram alguns jogos do tipo que finalmente podiam rivalizar com este clássico. Ainda nos dias de hoje é usado como base para classificar os novos jogos baseados em estratégia no espaço.

Master of Orion II ainda hoje é usado como base para classificar novos jogos de estratégia do tipo

Master of Orion II é mais complexo que o primeiro jogo da série, dando mais opções ao jogador. Neste jogo, ao contrário do primeiro, cada estrela pode ter mais que um planeta, o que permite que vários jogadores partilhem um sistema, dando origem a hipóteses interessantes. Existem um total de 13 raças pré-definidas que podemos escolher, mais 1 que podemos customizar à nossa escolha, dependendo dos pontos que cada estatística fornece ou retira.

Master of Orion II é mais complexo e completo que o primeiro jogo da série, tendo mais oportunidades interessantes

melhores jogos de estratégia best strategy games master of orion 2 combate

Algo único neste jogo é a existência de um sistema chamado Orion (daí o nome do jogo), protegido por uma criatura extremamente poderosa, o Guardião. A destruição da criatura e colonização dos planetas do sistema não garante a vitória no jogo, mas sim a possibilidade de colonizar um planeta incrivelmente bom, garantir tecnologias especiais e uma nave única. Tal como o Guardião de Orion, existem outras criaturas menos poderosas pelo espaço, que nos podem atacar ou que simplesmente estão a defender um sistema.

A destruição do Guardião de Orion não garante a vitória no jogo, mas dá algumas vantagens para quem o faz

A tecnologia é algo muito interessante em Master of Orion II, existem mais de 200 possíveis escolhas mas, algo novo, não as podemos pesquisar todas, sendo que em cada ramo teremos 2 ou 3 opções e podemos escolher unicamente uma; as outras temos de as roubar através de espionagem ou trocar diplomaticamente. Este sistema garante que dificilmente teremos dois jogos iguais, porque é difícil dizer qual daquelas 2 ou 3 tecnologias será melhor, pelo que num jogo vamos escolher uma, mas noutro podemos escolher outra.

Uma árvore de tecnologias grande com um sistema brilhante que garante sempre dois jogos diferentes

melhores jogos de estratégia best strategy games master of orion 2 planeta

Master of Orion II é um jogo muito completo para a altura, desde a escolha de líderes, microgestão dos trabalhadores de cada planeta, customização de naves, espionagem, batalhas com grande teor estratégico, e uma árvore tecnológica incrivelmente complexa. Isso faz deste jogo uma lenda dos jogos de estratégia no espaço e é, sem dúvida, um dos Melhores Jogos de Estratégia da Década de 1990.

Age of Empires II : Age of Kings

Este jogo não precisa de grande apresentação. Age of Empires é provavelmente a série de jogos de estratégia mais bem conhecida e das mais bem sucedidas da nossa história. O primeiro jogo da série foi criado em 1997, sendo que o expoente máximo destes jogos foi, sem surpresa para ninguém, Age of Empires II: The Age of Kings. O segundo jogo da série foi lançado pela Ensemble Studios e é, ao mesmo tempo, um jogo simples que qualquer pessoa pode jogar, e incrivelmente completo e interessante, tendo material para jogos mais intensos.

Age of Empires II passa-se na Idade Média, onde vários jogadores tentam recolher recursos usados para construir edifícios e soldados, criar um bom exército e destruir o nosso inimigo. Podemos escolher 1 de um total de 13 civilizações, cada uma com a sua especialidade e estão disponíveis tanto em modo single player como multiplayer.

13 civilizações no lançamento inicial tendo sido este valor aumentado com expansões

melhores jogos de estratégia best strategy games age of empires muralhas

Quando juntamos os recursos necessários, podemos evoluir para uma nova era (existem um total de 4: Dark Age, Feudal Age, Castle Age e Imperial Age). Evoluir para uma nova era desbloqueia novos edifícios, unidades e tecnologias. As tecnologias dão vantagens, tal como, melhores armaduras, ou produção mais rápida de recursos, por exemplo. Existem um total de 4 recursos: comida, madeira, pedra e ouro que são usados para fazer basicamente tudo no jogo.

Existem 4 eras, cada uma com as suas unidades, edifícios e tecnologias

As campanhas disponíveis aquando do lançamento do jogo eram: As Invasões de Gengis Khan, A Defesa da Terra Santa por Saladin, A Cruzada de Barbarossa, Joana D’Arc e William Wallace. Neste jogo foi criado um dos botões mais simples mas, no entanto, mais importantes dos jogos de estratégia, o botão de idle, que nos permite verificar se existem trabalhadores que não estão a fazer nada e que evita que tenhamos de verificar todo o nosso território por preguiçosos. Quando somos atacados, os nossos trabalhadores podem esconder-se em torres, castelos e no town center para não serem atacados por tropas inimigas.

Neste jogo foi inventado o botão mais simples e mais útil dos jogos de estratégia, o botão de idle

melhores jogos de estratégia best strategy games age of empires combate

Cada uma das civilizações tem acesso a uma ou duas unidades especiais que nenhuma outra terá e que tem sempre alguma vantagem em relação às unidades que todos podem produzir. Mais tarde, em 2012 foi criado um remake em HD deste jogo, que teve alguns problemas, desde lag dos servidores em jogos multiplayer, graficamente não se nota grande diferença do jogo antigo e não implementaram nada novo a não ser modelos nas novas expansões, mas que admito que estão muito mais bonitos que os modelos antigos.

O remake não trouxe melhorias, pelo contrário, mas admito que os modelos das novas expansões estão extremamente bonitos

Este jogo é uma lenda dos jogos de estratégia e é obrigatório para todos os fãs de estratégia conhecer esta obra de arte. Um jogo com um impacto tremendo, que vendeu milhões de cópias e que ganhou inúmeros prémios, tendo chegado a ser o jogo mais vendido em 7 países diferentes. Por estas e muitas mais razões está na nossa lista dos Melhores Jogos de Estratégia da década de 90.

StarCraft

Este é outro jogo de estratégia em tempo real produzido pela Blizzard Entertainment em 1998. Ganhou o prémio de Lançamento mais Vendido de 1998 e também o Melhor Jogo de Estratégia para Computador do Ano. Foram vendidas umas incríveis 11 milhões de cópias pelo mundo, sendo especialmente popular na Coreia do Sul, onde existem campeonatos e competições inclusivamente transmitidos na televisão. Apesar de ter sido ultrapassado tecnologicamente, ainda é jogador no modo multiplayer e ainda existem servidores que o suportam.

Ainda nos dias de hoje é jogado em modo multiplayer e ainda existem campeonatos, que até são transmitidos na televisão

StarCraft é um jogo que se passa num futuro bastante longínquo, no meio de uma guerra entre três espécies: Terrans, Zergs e Protoss. Existem um total de 3 campanhas, cada uma delas com 1 das 3 raças que podemos escolher. No modo multiplayer podíamos jogar contra mais 7 jogadores, sendo que podia haver uma mistura de jogadores em rede local ou pela Internet através do servidor da Blizzard.

Existem 3 campanhas, cada uma delas com 1 das 3 raças com que podemos jogar melhores jogos de estratégia best strategy games starcraft base

Uma das grandes vantagens deste jogo é que, apesar de haver 3 raças, cada uma delas tem unidades e construções diferentes, todas muito equilibradas, o que garantia que não havia aquela escolha que nos faria de certeza ganhar. Como em muitos jogos de estratégia, o objectivo deste é bastante semelhante, temos de controlar recursos que são essenciais para produzir as nossas forças de ataque.

Embora este jogo possa ser jogado em modo single player, a componente multiplayer é mais importante porque, pelo menos para jogadores mais avançados, o AI deixa de ser desafiante o suficiente e portanto é necessário defrontar outros jogadores. Mais tarde foi criada uma opção inovadora: a oportunidade de gravar repetições dos jogos que podem ser vistos por qualquer um que tenha o StarCraft.

Neste jogo tivemos pela primeira vez a oportunidade de gravar repetições dos nossos jogos

melhores jogos de estratégia best strategy games starcraft protoss

StarCraft é dos jogos mais bem sucedidos de sempre, vendeu milhões de cópias e ganhou os mais variados prémios ao longo dos anos. As suas notas em sites de avaliação de jogos rondam sempre os 9/10, sendo muitas vezes ainda superiores a este valor. Em termos de jogabilidade é dos melhores jogos de estratégia e está muito bem balanceado. Por todas estas razões, está na nossa lista dos Melhores Jogos de Estratégia da Década de 90.

Sid Meier’s – Alpha Centauri

Este jogo foi criado quando dois dos principais produtores dos melhores jogos da série Civilization saíram da Microprose, se juntaram à recém-criada Firaxis Games e criaram um jogo 4x de ficção científica em 1999. Este lançamento aproveitou o que estava bom em Civilization II (Civ II) e melhorou basicamente todas as secções do jogo tornando Alpha Centauri na sequela que, pelo menos mentalmente, Civ II merecia.

Alpha Centauri foi, pelo menos mentalmente, a sequela que Civilization II merecia

Em termos de jogabilidade é muito parecido ao jogo anterior, mas os nomes foram alterados para não serem iguais à da série Civilization: construímos bases em vez de cidades, construímos projectos secretos em vez de maravilhas e por aí fora. Neste jogo, novas tecnologias dão novos componentes em vez de novas unidades, dando ao jogador maior controlo sobre as suas unidades. Podemos também terraformar terrenos de forma a serem mais rentáveis, ou a serem melhores em termos de combate. Foi adicionada vida e estruturas extraterrestres que dão desvantagens ou que atacam os jogadores de forma a tornar o jogo mais interessante.

Alpha Centauri é, resumidamente, Civ II melhorado, no espaço

melhores jogos de estratégia best strategy games alpha centauri mapa

O jogador pode escolher 1 de 7 (ou 14 depois da expansão) facções onde pode jogar em modo single player ou multi-player contra outros jogadores através da Internet. Este jogo foi recebido de forma fantástica, com as suas novas ideias e a preocupação em melhorar ainda mais um jogo que já tinha sido um êxito na sua época. Com Alpha Centauri vemos que mesmo um bom jogo pode ser melhorado para tentar ir um pouco mais além. Além da grande variedade de prémios que recebeu, as suas notas em sites de avaliação de jogos rondam os 90% para cima. Por todas estas razões, está na nossa lista dos Melhores Jogos de Estratégia da Década de 90.

Homeworld

Este foi o último jogo de sucesso lançado nesta década; foi lançado tão tarde que pode quase ser considerado da década de 2000. Homeworld foi posto à venda no dia 28 de Setembro de 1999, foi produzido pela Relic Entertainment e foi o primeiro lançamento para tempo real a 3 dimensões.

Homeworld foi o primeiro jogo de estratégia em tempo real a 3 dimensões

As naves podem viajar nas 3 possíveis dimensões embora existam elementos que dificultam a viagem como asteróides, nuvens de gás e radiação intensa. O jogador pode escolher entre duas raças: Kushan e Taiidan, as duas disponíveis online e em modo single player. Algo que é uma pena, é que as diferenças entre as duas raças são puramente visuais, embora o jogo já fosse tão grande que os produtores tiveram de escrever os seus próprios algoritmos de compressão para o jogo caber num CD de 650MB.

Um jogo quase perfeito mas cujas melhorias eram praticamente impossíveis porque já quase não cabia num CD de 650MB

melhores jogos de estratégia best strategy games homeworld combate

O modo single player inclui 16 missões e foca-se em conseguir manter um grupo de naves. Por exemplo, apenas as naves que sobrevivem na missão 1 passam para a missão 2, o que traz um conceito muito interessante de tentar manter toda a nossa força em vez de enviar tropas para a morte só porque podemos fazer mais. A missão é feita num mapa específico sendo que, quando acabarmos todos os objectivos, podemos saltar para o hiperespaço e passar para a missão seguinte.

Apenas as naves que sobrevivem passam para a missão seguinte, portanto nada de mandar naves para a morte

O jogo chegou a ter 18 000 jogadores inscritos com dezenas de clãs activos; embora já so exista uma mão cheia de clãs, o jogo ainda está vivo e ainda é jogado embora já tenha 17 anos e já tenham sido lançadas várias sequelas. O jogo é excepcionalmente bom na banda sonora, tendo um total de 5 horas de áudio gravadas. Desde o início recebeu excelentes notas, tendo recebido 5/5 estrelas pela AllGame e 9/10 pela GameSpot. Desde os gráficos quase como um filme, grandes batalhas, excelente história e uma interface em 3D revolucionária é, sem dúvida, merecedor do top dos Melhores Jogos de Estratégia da Década de 90.

Na Próxima Semana em Melhores Jogos de Estratégia da Década

Na próxima semana falaremos dos jogos que marcaram a década de 2000. A década de 90 pode ter sido o crescimento e aparecimento dos bons e melhores jogos de estratégia de sempre, mas a década de 2000 também teve muitos jogos de grande qualidade. Quais aqueles que vocês acham os Melhores Jogos de Estratégia dos Anos 2000?

More Stories
S6 vs iPhone 6
Samsung Galaxy S6 vs iPhone 6 – Qual tem melhor câmara?