Melhores Jogos de Estratégia da Década – 1980 a 1989

Nesta pequena série de 4 artigos iremos percorrer cada uma das décadas desde 1980 e procurar aqueles que foram os melhores jogos de estratégia, que mais marcaram a indústria dos jogos de computador e que deram origem à grande variedade de temas que temos nos dias de hoje. No primeiro artigo iremos focar-nos na década de 80, que marca o início dos primeiros jogos de estratégia realmente funcionais e conhecidos e, com eles, muitos dos sub-tipos que foram originados nesses jogos e que continuaram até hoje.

“A década de 80 marca o início de jogos de estratégia realmente funcionais”

Estes primeiros jogos que falaremos, podem ser desconhecidos da maioria das pessoas mais novas, mas certamente será um momento de nostalgia para aqueles que jogaram e se lembram destas pérolas. Para todos os outros, é muito interessante conhecer estes jogos e perceber de que tipo de jogos surgiram as nossas séries favoritas e o quanto elas avançaram desde estes tempos iniciais.

Será difícil analisar qual o melhor destes jogos, mas também pensamos que o objectivo desta série não é esse. Além de que, graficamente, são jogos muito antigos, é difícil avaliar um jogo sem conhecer a época em que foi jogado e os seus antecedentes. Como tal, faremos uma lista daqueles que pensamos ser os jogos mais marcantes de cada década, ordenados pela data do seu lançamento.

“Ordenámos os jogos pela data de lançamento e não pela qualidade”

Computer Bismark

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Este jogo foi desenvolvido no ano de 1980 e é provavelmente um dos primeiros, senão o primeiro, jogo de estratégia produzido com algum sucesso. Este é um jogo de guerra publicado pela Strategic Simulations, Inc. (SSI) e é baseado na última batalha de um navio de guerra da Alemanha Nazi que foi perseguido e atacado pela Força Aérea Britânica. É um jogo por turnos em que os seus gráficos ainda são a duas dimensões.

“Este é o primeiro jogo de estratégia a ser produzido com algum sucesso”

Apesar de haver algumas dúvidas acerca do sucesso de um jogo baseado em guerra, este jogo teve bastante êxito e é, sem dúvida alguma, uma boa parte da razão pela qual os jogos baseados em guerras existem. O objectivo é controlar a Aviação Britânica contra este navio e as tropas Alemãs. As forças nazis podem ser controladas por outro jogador ou também pelo computador que cria um jogador chamado “Otto von Computer”. Passa-se no Atlântico Norte, em que as letras do mapa representam unidades militares, aeroportos e portos, cada uma delas com as suas estatísticas que definem o seu ataque, mobilidade vulnerabilidade, etc.

“Este jogo é a razão pelo qual os jogos de guerra existem”

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O jogador ganhava pontos conseguindo destruir as unidades do inimigo e o jogo chegava ao fim após um certo número de turnos, ou afundando o navio Bismarck. Este jogo foi muito bem recebido tanto por jogadores como pela crítica, sendo que até foi considerado um grande passo na criação de jogos de estratégia. Como não podia deixar de ser, o pai dos jogos de estratégia tinha de estar na nossa lista dos Melhores Jogos de Estratégia de 1980.

Utopia

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Este jogo foi criado em 1981 pela Mattel e é o primeiro jogo de construção de cidades que existe, como também é um dos primeiros jogos de estratégia em tempo real. Foi relançado mais tarde em 2010 pela Microsoft para a sua consola Xbox 360. Este jogo foi feito para ser jogado por dois jogadores, em que cada um controla uma ilha e, embora não tenha componente de AI, pode ser jogado em modo single player ignorando a existência da outra ilha e tentando alcançar uma pontuação máxima.

“Utopia é o primeiro jogo de construção de cidades”

O objectivo deste jogo é, dentro de um certo tempo que se define no início, tentar fazer mais pontos que o adversário, construindo uma variedade de edifícios, que vão desde casas e escolas a hospitais e fortes. Podem também construir barcos de pesca, ou financiar a actividade de rebeldes na outra ilha. O objectivo do líder da ilha é a de dar casa, alimentação e manter a população feliz enquanto se tem de ter em conta a actividade dos rebeldes que tentam diminuir a nossa pontuação e até destruir edifícios. As construções são feitas através de barras de ouro, que se ganham ao longo do tempo, ou através de barcos de pesca e da produção das fábricas.

“Um bom jogo de construção e destruição do inimigo”

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O jogo consiste em movimentar os nossos barcos de pesca em busca de alimento, a construção de edifícios no início de um novo turno e da movimentação de barcos de ataque para destruir os barcos de pesca inimigos. O jogo foi considerado um dos melhores jogos da década de 80 pela GameSpy em 2004, sendo muitas vezes considerado como um jogo muito complexo para a sua época e até como “Civilization 0.5”. Este jogo foi pioneiro para séries como Civilization e SimCity. Como foi um jogo muito importante para o futuro de outros jogos de destaque merece, sem dúvida, o seu lugar na lista dos Melhores Jogos de Estratégia de 1980.

“Este é o jogo pioneiro para séries como Civilization e SimCity”

Nobunaga’s Ambition

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Este jogo foi dos primeiros a juntar dois géneros que antes só existiam em separado, Estratégia e Role-Playing Games (RPG). Foi criado por uma empresa Japonesa, Koei, em Março de 1983, e passa-se no período feudal japonês, e o nosso principal objectivo é conquistar e unir o Japão. Não somos, no entanto, obrigados a escolher o Comandante Militar Oda Nobunaga, sendo possível escolher de uma lista de vários Comandantes daquela época. O último jogo da série foi lançado em 2013, o que torna esta série extremamente bem sucedida, que já conta com 14 jogos ao longo deste 30 anos.

“Este jogo é uma mistura de RPG e Estratégia, algo inédito na altura, que deu uma série que já dura há 30 anos”

Neste jogo podemos escolher entre 4 campanhas, que começam em 4 alturas diferentes da história e do conflito. Em cada um destes cenários temos de alocar recursos para recrutar um exército maior e ainda promover uma economia saudável que suporta uma expansão militar e civil. Temos também de dar apoio aos nossos cidadãos para manter elevado o seu respeito e lealdade. Para vencer este jogo podemos ir por vários caminhos: forçar o inimigo a retirar, matar o seu comandante, vencer uma força invasora ou prolongar uma batalha até esgotar os mantimentos do inimigo.

“Um jogo de estratégia onde não é necessário matar todos os soldados inimigos para ganhar”

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O elemento RPG deste jogo aparece em muitas escolhas que aparecem ao longo da campanha, onde podemos inclusivamente casar-nos, espiar rivais, dar alimento às nossas tropas ou cidadãos, recuperar de doenças, etc. Para um jogo lançado em 1983, é extraordinariamente complexo e foi, sem dúvida, um grande passo em frente na produção de um bom jogo de estratégia. Esta série foi obviamente bem sucedida, basta ver a quantidade de jogos que foram lançados em 30 anos e essa é uma razão importante que nos levou a colocá-lo na lista dos Melhores Jogos de Estratégia de 1980.

“O elemento RPG permite-nos casar, espiar rivais, dar alimentos às tropas e cidadãos, recuperar de doenças, etc.”

Reach for the Stars

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Este foi o primeiro jogo criado do género 4x (eXploreeXpandeXploiteXterminate), jogo este que foi produzido SSG em 1983. O jogador interpreta o papel do líder de um planeta que se expande pela galáxia colonizando outros planetas, construindo naves de batalha e pesquisando novas tecnologias. Embora o jogo graficamente não fosse tão bom como os outros jogos que já referi, o seu ponto forte estava na enorme quantidade elementos tácticos e estratégicos de desenvolvimento dos planetas e do combate espacial.

“O primeiro jogo 4x de sucesso, cujo ponto forte fosse a enorme quantidade de elementos tácticos e estratégicos”

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O jogo começa com o controlo de um planeta e de tecnologia inicial de nível 1, onde podemos produzir três tipos de naves: scouts, transportes e naves de batalha. Este jogo teve pela primeira vez, aumento de população, produção de naves de batalha e de outros edifícios planetários, pesquisa de tecnologias, exploração, colonização e conquista. Podemos ver que, desde este jogo, os jogos 4x não mudaram assim tanto na sua ideia principal. Esta é a principal razão pela qual refiro este jogo nos Melhores Jogos de Estratégia de 1980, além da grande possibilidade de novos e diferentes jogos que Reach for the Stars proporcionava.

“O primeiro jogo a reunir todos os elementos de um bom jogo 4x no espaço, mas em 1983”

The Ancient Art of War

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Este jogo foi lançado em 1984 pela Evryware e é reconhecido como um dos primeiros jogos de estratégia real-time (sem ser por turnos, ou seja, tempo contínuo) e táctica real-time. Sendo um simulador do campo de batalha, o objectivo é vencer uma série de conflitos usando 4 tipos de tropas: CavaleirosArqueirosBárbarosEspiões.

Usa um algoritmo de balanço do tipo pedra-papel-tesoura: os Cavaleiros ganham aos Bárbaros, os Bárbaros vencem os Arqueiros e os Arqueiros têm vantagem sobre os Cavaleiros. Os Espiões, ao contrários dos outros não lutam, mas sendo as unidades mais rápidas do jogo, e tendo uma linha de visão o dobro das outras unidades, podem ser muito úteis. Neste jogo podemos jogar ao todo 11 campanhas, que incluem missões do tipo Batalha e Capture the Flag (que é basicamente roubar artefactos do inimigo e fugir com eles).

“Usa um algoritmo do tipo pedra-papel-tesoura para definir quem ganha a quem entre Cavaleiros, Arqueiros e Bárbaros”

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Como o terreno não é sempre o mesmo, isso tem várias implicações estratégicas para o jogador defender e atacar. O que este jogo não tem, em relação aos jogos posteriores do tipo é: gestão económica, como construção e recolha de recursos, que se tornou algo indispensável para os jogos de estratégia em tempo real. O que este jogo tem é: fortes, cidades, pontes, montanhas, florestas e, por incrível que pareça, tácticas para os soldados, o que é muito bom para um jogo com 30 anos. Este é, sem dúvida, um excelente jogo e o predecessor de jogos conhecidos como Age of Empires e a série Total War, que só apareceram muitos anos mais tarde, razão essa pelo qual este jogo merece estar na lista dos Melhores Jogos de Estratégia.

“Um jogo com imensos tipos de terreno e, ainda tácticas para os soldados, o que é incrível para um jogo com 30 anos”

SimCity

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Embora este jogo esteja definido como um jogo de simulação, na nossa opinião tem uma grande componente estratégica e, por isso, escolhemos colocá-lo nesta lista dos Melhores Jogos de Estratégia de 1980. Este foi o início de uma longa série de jogos de construção de cidades produzido pela Maxis, em 1989. Podemos ver um dos seus antecessores que referi antes, Utopia, e ver o quanto a indústria avançou nos 8 anos que separam os dois jogos.

“Podemos olhar para Utopia e SimCity e ver o quão a indústria avançou em 8 anos”

O objectivo do jogo é a de criar uma cidade funcional, administrar os seus recursos e tentar evitar a falência da mesma. A sua criação teve como ideia chave o ser um jogo para um único jogador, com um conceito muito simples, mas que é, no entanto, necessário uma boa quantidade de estratégia para que consigamos vencer o jogo. Este jogo foi totalmente inovador, porque criou uma nova série de jogos onde a ideia era “controlar” algo, neste caso uma cidade.

“Com este jogo nasceu uma nova forma de jogar, a ideia de ‘controlar’ algo”

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Embora o jogo não fosse um sucesso inicial, após a reportagem de uma revista, a Newsweek, as vendas do jogo dispararam para níveis que ninguém esperava. Para quem conhece a série SimCity, o jogo inicial era basicamente o mesmo que os seguintes, tirando os óbvios avanços gráficos, onde já existia as famosas barras (Residencial-Comercial-Industrial), centrais eléctricas, esquadras da polícia, entre muitas outras opções que existem actualmente. Já nessa altura, para tirar alguma da rotina, podíamos causar desastres como incêndios, furacões, monstros, entre outros.

“Já nessa altura podíamos causar desastres como incêncios, furacões, monstros, entre outros, para quebrar a rotina”

Este foi o início dos jogos de simulação e, por isso, também está na lista dos Melhores Jogos de Estratégia de 1980.

Na Próxima Semana em “Os Melhores Jogos de Estratégia da Década”

Na próxima semana vamos analisar os jogos da década de 90. Estamos a aproximar-nos de jogos mais recentes e que são baseados em alguns dos que referimos. Quais as vossas ideias para os Melhores Jogos de Estratégia da Década de 90?

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