Melhores animes de desporto capa

Os 10 melhores animes de desporto de sempre

O Japão é um país com uma cultura desportiva bastante diversificada, muito devido à ocidentalização pela qual passou e que introduziu bastantes desportos novos, que rapidamente foram absorvidos pela população e pela cultura. Sendo o anime uma forma de arte, é normal que existam animes com o desporto como temática. Existem muitos mas aqui fica uma lista com 10 dos melhores animes de desporto que não podes perder. Apenas como nota, não é uma lista por ordem do melhor para o pior, mas sim uma lista de recomendação.

Hajime No Ippo

Estúdio: Madhouse

Hajime no Ippo segue o jovem Makunouchi Ippo, um rapaz com dificuldade em fazer amigos e vítima frequente de bullying por ajudar os seus pais na companhia de pesca. Um dia encontra Takamura, um campeão de boxe que o treina e o torna num lutador capaz de se tornar também campeão.

É considerado um dos melhores animes de luta já feitos, o manga em que se baseia ultrapassou os 1000 capítulos. A animação é soberba, ou não fosse feito pela Madhouse, a história de amizade, rivalidade e superação agarra qualquer um, e não é incomum imitarem os golpes que os personagens desferem na vida real para verem a sensação.

 

Kuroko no Basket

Estúdio: Production I.G.

É estranho, num país com uma média de alturas relativamente baixa, que um desporto como o Basquetebol seja tão popular.

Em Kuroko no Basket, seguimos a história de Tetsuya Kuroko, um jovem jogador que pertencia à equipa de basquetebol da escola Teikou, na qual jogavam 6 prodígios chamados “Geração dos Milagres“. Agora na escola secundária cada um seguiu o seu caminho para que se possam enfrentar em escolas rivais.

Agora na escola Seirin, Kuroko, juntamente com Taiga Kagami, um jovem também bastante talentoso, tenta ganhar o campeonato inter-escolas.

Kuroko no Basket é provavelmente o anime de desporto com as melhores cenas de animação que já vi. Os personagens são muito carismáticos, os jogos bastante intensos, a banda sonora adequa-se perfeitamente e a sensação de velocidade é perfeita. É por isso que deve estar nesta lista de animes de desporto.

 

Slam Dunk

Estúdio: Toei Animation

Outro anime de basquetebol, desta vez feito nos anos 90, Slam Dunk é um daqueles animes que por mais tempo que passe, continua sempre bom.

Conta a história de Hanamichi Sakuragi, um arruaceiro que foi rejeitado consecutivamente por 50 raparigas diferentes (ouch). Quando um dia, uma rapariga chamada Haruko Akagi se aproxima dele, sem fazer a mínima ideia do arruaceiro que é, e lhe pergunta se gosta de basquetebol devido à sua altura, Sakuragi fica com a ideia errada e apaixona-se por ela. Para a impressionar diz que gosta de basquetebol e a sua vida muda completamente.

Para azar dele, Haruko é a irmã do capitão do clube de basquetebol que se recusa imediatamente a aceitá-lo no clube, visto que a sua experiência no desporto é nula, mas devido à sua altura e capacidades físicas quase sobre-humanas, acaba por se integrar no grupo.

A história é muito boa, a animação igualmente, adorei especialmente a evolução do Sakuragi enquanto jogador e membro da equipa.

 

Major

Estúdio: Hibari

Basebol é um desporto muito popular no Japão. Um manga que ajudou a impulsionar essa popularidade foi Major. Eventualmente foi adaptado a anime e conta com 6 temporadas.

Segue a história de Gorou Honda, um jovem lançador que tem o sonho de seguir as pisadas do seu pai, um batedor que procura ascender-se na Major League.

É um anime que viu uma grande evolução na animação ao longo da temporada e explora bastante a parte emocional dos personagens, mostrando de forma bastante realista o desporto e as suas regras, mas mantendo a intensidade de um anime shounen.

Chihayafuru

Estúdio: Madhouse

Um anime de desporto diferente do normal, este envolve um esforço mais mental que físico. Estou a falar de Karuta, um jogo no qual existe um baralho de cartas, no qual cada carta contém uma frase. O objectivo é apanhar a carta que completa uma parte de um poema antes do oponente. Requer bastante concentração e conhecimento de bastante texto para que seja possível antecipar-se ao adversário.

Neste anime seguimos Chihaya Ayase, uma jovem sem sonhos para o futuro. Ao experimentar Karuta, fica rapidamente viciada no jogo, o que a leva a desenvolver o desejo de competir no campeonato nacional.

O anime consegue ser bastante intenso, muito devido à animação fenomenal a que a Madhouse já nos habituou e a história é muito boa, com um desenvolvimento de personagens notável. Além disso já inspirou um filme live action, pelo que o seu sucesso é inquestionável.

 

Haikyuu

Estúdio: Production I.G.

Confesso que sempre detestei voleibol. Talvez por me ter sido impingido nas aulas de educação física quando preferia futebol. Depois de ver Haikyuu, comecei a adorar voleibol.

Haikyuu segue a história de Hinata Shouyou, um rapaz bastante pequeno, que ganha uma adoração por voleibol depois de ver um jogador apelidado por “Pequeno Gigante” na TV. Isto faz com que acredite que um jogador pequeno pode ser bem sucedido num desporto para pessoas geralmente altas.

Após bastante treino, chegado à escola secundária de Karasuno, onde o “Pequno Gigante” tinha jogado, dá de caras com Kageyama, um antigo adversário mal humorado. Agora juntos, partilham o sonho de chegarem ao campeonato nacional junto com os seus companheiros.

Do mesmo estúdio que nos trouxe Kuroko no Basket, é mais uma obra prima no género de animes de desporto, com animação soberba, personagens cómicos e carismáticos e jogadas de cortar a respiração. Confesso que no penúltimo episódio da 2ª temporada, passei metade do tempo quase sem respirar.

 

Eyeshield 21

Estúdio: Gallop

Eyeshield 21 foi o 1º anime de desporto que vi, quando comecei a ver animes regularmente pela Internet em vez de pela TV. Na altura não me passava pela cabeça como é que um anime de futebol americano podia ser bom. Também não me passou pela cabeça o quão enganado estava.

Eyeshield 21 segue a história de Kobayakawa Sena, um rapaz bastante frágil e magro, que ganhou grandes habilidades de corrida por passar o tempo a fugir de rufias. Ao chegar à escola secundária, é imediatamente “raptado” por Hiruma Yoichi, o presidente e capitão do clube de futebol americano que o obriga a jogar com eles. Como Sena está constantemente a ser protegido pela sua amiga de infância Mamori, tem de usar um capacete que lhe esconda a identidade.

Ao longo da série encontramos personagens memoráveis, alguns dos jogos são tão intensos que quando derem por vós, viram uns 7 ou 8 seguidos e são 4 da manhã e têm aulas ou trabalho no dia seguinte, mas não se vão culpar porque aquilo que viram no dia anterior valeu bem a pena.

 

Baby Steps

Estúdio: Pierrot

Provavelmente dos poucos animes que o Pierrot não estragou (ainda vai a tempo), juntamente com Yu Yu Hakusho e Urusei Yatsura, Baby Steps é um dos melhores animes de desporto que já vi. Em vez de ser bastante exagerado e over the top, consegue reproduzir de forma muito boa, a evolução de uma pessoa enquanto jogador.

Segue a história de Maruo Eiichiro, um rapaz bastante metódico e organizado, que encontra uma paixão inesperada no ténis. Fazendo uso da sua enorme capacidade de observação, consegue reproduzir num caderno todas as jogadas, fazendo uso da sua metodologia e assim, aprender com os erros. Tal como o título do anime, Baby Steps significa os pequenos passos de evolução que Eiichiro dá enquanto jogador, para que se torne num grande atleta.

 

Yowamushi Pedal

Estúdio: Toho Animation

Quem diria que um anime de ciclismo podia ser tão interessante?

Em Yowamushi Pedal, seguimos a história de Sakamichi Onoda, um jovem que se tenta juntar ao clube de anime da sua escola, apenas para descobrir que este foi encerrado. Sem sorte em conseguir novos membros para o clube, decide fazer a sua visita semanal de 90 quilómetros a Akihabara na sua velha bicicleta.

Pelo caminho encontra Shunsuke Imaizumi, um ciclista que treina regularmente numa subida bastante inclinada. Ao ver a facilidade com que Onoda sobe a rampa com uma bicicleta tão velha, desafia-o para uma corrida.

É um anime surpreendentemente bom, dada a temática, e consegue ser bastante intenso. Além disso a relação entre os personagens é bem conseguida e estamos constantemente a torcer por eles.

 

Captain Tsubasa

Estúdio: Tsuchida Productions

A maioria de vocês já viu este anime, mas se querem nostalgia, nada melhor que rever Captain Tsubasa ou Super Campeões como era chamado em Portugal.

É o anime de futebol que pôs uma geração inteira a gostar de futebol, e quem não se lembra do Mark Landers quando um jogador na TV faz um remate bomba que o guarda redes não consegue defender? É um anime memorável, talvez não tão bom quanto outros que aqui estão, mas se nunca viram, shame on you e vão ver isto.

Esperamos que tenhas gostado desta lista. Se achas que existe algum outro anime que deveria estar na lista, não hesites em deixá-lo nos comentários.

Se quiseres, também podes ver outra lista que fizemos para ti:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...