Counter Strike GO, League of Legends e Overwatch são, de longe, os jogos mais famosos e jogados hoje em dia. A sua popularidade atingiu níveis astronómicos e atrevo-me a dizer que não existe ninguém, que conheça um mínimo de jogos e nunca tenha ouvido falar, ou até experimentado, pelo menos um deles.

Vê aqui as melhores opções para PC Desktop ou portátil para jogares os teus jogos favoritos!

No entanto, estes jogos altamente competitivos podem tornar-se eventualmente cansativos, uma vez que requerem que passem horas e horas a fazer praticamente a mesma coisa. Assim, existem aqueles que de vez em quando gostam de mudar um bocado de ares, mas não querem algo drasticamente diferente.

Se conhecem outros, partilhem nos comentários para que possamos testar!

Neste artigo partilhamos com vocês algumas alternativas bastante interessantes a estes três pilares dos eSports.

Alternativas a Overwatch

Team Fortress 2

Team Fortress 2 foi um dos pioneiros do género que inspirou Overwatch e, mesmo hoje em dia, ainda tem uma base de jogadores bastante sólida.

Possui também a vantagem de ser gratuito e existir bastante conteúdo na Workshop do Steam. Além disso, tal como em Counter Strike, possui itens que podem vender no mercado.

Em termos de jogabilidade, é bastante familiar para quem está habituado a Overwatch, bastante rápida e fluída, com alta sinergia entre os diversos personagens e modos de jogo bastante interessantes.

Battleborn

Battleborn cometeu o erro de ter sido lançado na mesma janela de lançamento de Overwatch e, possuir uma premissa parecida. No entanto, não é um mau jogo, sendo que até inclui um modo single player com história.

Apesar de ser bastante parecido com Overwatch, o seu estilo de jogo aproxima-se mais de um MOBA, ao contrário de Overwatch que possui um estilo mais próximo de um arena shooter baseado em classes.

Nos primeiros tempos era necessário comprar o jogo, mas a falta de popularidade levou a Gearbox a torná-lo quase Free to Play, introduzindo um modo free trial que vos permite experimentar o jogo, apesar de ainda poderem comprá-lo para receber diversos bónus.

Quake

Quake é o pioneiro dos arena shooters online e, um dos jogos que ajudaram a criar o mundo dos eSports tal como os conhecemos hoje em dia. Se gostam deste género, podem experimentar o Quake 3 Arena  que ainda é jogado por muita gente e é uma excelente experiência.

No entanto, o novo título da série, Quake Champions, assume-se como um Overwatch a 1000 à hora, introduzindo personagens e classes, mas mantendo aquela velocidade característica de Quake.

Apesar de não ter ficado muito satisfeito com a Alpha, devido aos elementos quase Pay-to-Win do jogo, a verdade é que a jogabilidade é bastante precisa e divertida, e as classes distinguem-se umas das outras.

Paladins

Paladins é um jogo que apareceu quase do nada, e ganhou bastante popularidade de forma quase instantânea. A razão é o facto de ser praticamente uma versão Free-to-Play de Overwatch.

Apesar de possuir algumas diferenças na jogabilidade, o sistema de combate é praticamente o mesmo, muitos dos personagens são “cópias” de personagens de Overwatch, mas o jogo conseguiu manter a sua própria identidade e isso atraiu muitos jogadores.

Splatoon

Apesar de não parecer, Splatoon é um shooter baseado em classes e objetivos. Apenas possui um gameplay bastante diferente.

Além disso, se possuem uma Nintendo Switch, o Splatoon 2 está aí a chegar e tem a vantagem de o poderem jogar fora de casa. Também conta com diversas novidades, como um modo de história.

Alternativas a CS:GO

Insurgency

O título da New World Interactive, é uma excelente alternativa a Counter Strike. Possui o mesmo motor de jogo, mas mecânicas mais modernas, diversos modos de jogo e montes de DLC gratuitos.

Também foi anunciado um novo título, Insurgency Sandstorm que vai contar com um modo história, um novo motor de jogo e será lançado nas consolas.

Também podem optar por Day of Infamy, do mesmo estúdio, que tem por cenário a 2ª Guerra Mundial, mas mantém os mesmos elementos Hardcore.

Insurgency é um jogo praticamente obrigatório e podem obtê-lo quase ao preço da chuva, visto que está frequentemente em promoção.

Rainbow Six Siege

O título da Ubisoft teve um início algo atribulado, mas o constante apoio do estúdio e lançamentos de conteúdo frequentes, dispararam a popularidade de R6 Siege para níveis inesperados.

Os seus modos de jogo são os mais parecidos a Counter Strike, mas possui uma jogabilidade mais moderna, cenários altamente destruíveis e várias classes diferentes para escolher.

No entanto, não comprem a versão Starter, visto que torna a progressão demasiado lenta e, é comum o jogo estar em promoção, pelo que podem obter a versão normal praticamente ao mesmo preço.

Rising Storm 2

Rising Storm 2 possui vários elementos de jogabilidade parecidos com Insurgency, boa comunicação como Counter Strike, mas é ainda mais assimétrico e a com uma escala maior.

Podem ler aqui a nossa análise a este título.

Counter Strike requer boa coordenação entre uma equipa de 5 jogadores, mas Rising Storm 2 requer boa coordenação numa equipa de até 32 jogadores, divididos por esquadrões. Aliás, é gritante a diferença de performance de uma equipa bem coordenada e de uma mal coordenada, mesmo que tenha melhores jogadores.

PlayerUnknown’s Battleground

PUBG é o novo jogo que está a fazer furor no Steam e, apesar de não ser propriamente do mesmo género que Counter Strike, é um jogo hardcore altamente competitivo, que requer boa comunicação caso joguem em grupo.

Com o anúncio do novo modo que pode ser jogado apenas em primeira pessoa, vão poder desfrutar de rondas altamente tensas, nas quais podem ser abatidos de qualquer lado, combinado com os elementos de sobrevivência, que requerem um bom conhecimento do mapa.

PUBG apenas possui a desvantagem de precisar de uma máquina bem mais poderosa, que a necessária para CSGO.

Alternativas a League of Legends

Dota 2

O eterno rival de League of Legends, Dota 2 assume-se como uma experiência bastante diferente, um pouco mais difícil para iniciantes, mas com uma curva de aprendizagem igualmente acentuada.

Tal como Team Fortress 2 e CS:GO, podem obter itens que poderão ser vendidos no mercado da Steam, pelo que possui um incentivo extra, face a LoL, assim como utilizar diversos itens da Workshop.

No entanto, é necessário um PC relativamente mais poderoso que aquele necessário para correr LoL. Dota 2 é uma boa alternativa se querem experimentar mecânicas diferentes, mas não se importam de aturar uma comunidade igualmente tóxica, mas em russo.

Smite

Smite é um MOBA bastante popular, feito pelos criadores de Paladins, mas que altera dramaticamente a jogabilidade, uma vez que passa para uma perspetiva na 3ª pessoa.

É uma boa alternativa a LoL, visto que possui os mesmos elementos MOBA, mas as mecânicas são tão diferentes, que não vos vai diminuir as habilidades quando voltarem para LoL. Além disso, é um jogo capaz de correr numa boa gama de máquinas.

Heroes of the Storm

O MOBA da Blizzard, desde o inicio que se quis distanciar de LoL e Dota 2, assumindo-se como uma experiência mais casual, para aqueles que não gostam tanto ou se querem afastar dos MOBA tradicionais.

Além disso, possui um fantástico suporte, com personagens novos a aparecerem frequentemente, assim como a possibilidade de ganhar itens noutros jogos da Blizzard, como Overwatch e Hearthstone.

Awesomenauts

Awesomenauts é um MOBA 2D, completamente diferente dos que referi acima.

Possui um aspeto mais cartoon e jogabilidade muito mais rápida, mas não deixa de ter uma profundidade incrível, com diversas combinações de personagens que colaboram em equipas de 3 jogadores.

É bastante fácil de começar a jogar, o que é ideal para iniciantes, mas possui uma boa curva de aprendizagem, se se quiserem tornar mais hardcore.

Alternativa a … todos

Rocket League

Rocket League é a melhor alternativa para qualquer jogo competitivo que costumem jogar. Os seus controlos e mecânicas são completamente únicos, o que significa que nunca vão perder o vosso skill, quando voltarem à rotina habitual.

Além disso, é extremamente divertido se jogarem com amigos e uma excelente opção para quando os vossos jogos de CS, Overwatch ou LOL vos correm mal.

No more articles