lg-g6-4579

O LG G6 tem um problema: o seu processador

Os smartphones modulares não tiveram sucesso, e isso a LG sabe melhor que qualquer outra marca por culpa do LG G5. É por isso que, este ano, decidiram fazer um smartphone mais simples, mas ao mesmo tempo completo e atrativo. Contudo, na minha opinião, talvez tivesse sido melhor esperar um pouco mais, para ter então o melhor smartphone do ano.

[atualização] Vejam a nossa review / análise !

O LG G6 tem um dos melhores design que vi nos últimos tempos. O seu ecrã de 5.7” QHD é muito bem aproveitado, de tal forma que, ao lado de outros phablets, os deixa mal vistos. A sua construção também foi melhorada: unibody em alumínio, com vidro na parte de trás com Gorilla Glass 5 e Gorilla Glass 3 na frente, resistente à água (IP68) e com as arestas redondas.

A questão relativamente à escolha do Gorilla Glass 3 na frente é algo dificil de perceber, e a LG não parece ter uma resposta muito lógica quanto ao uso de uma tecnologia com quatro anos e ultrapassada.

LG G6 MWC camara

A sua câmara traseira, de duplo sensor de 13 MP, também parece estar recebendo boas criticas, assim como as melhorias do seu software com Android Nougat. O G6 parece ter tudo o que se precisa num smartphone: leitor de impressões digitais, NFC, Jack 3.5mm, USB Tipo C, 32 GB de armazenamento, leitor de microSD, carregamento rápido… e o processador?

O processador do LG G6 pode ser um problema

O LG G6 é um smartphone muito completo, mas, na minha opinião, o seu processador pode ser um problema. Atenção, que a nível de rendimento, será muito parecido ao Samsung S8 ou outros flagship que contam com o Snapdragon 835. Mas mesmo assim, será um ponto no qual perderá em relação a outros smartphones.

O LG G6 é um telemóvel caro, é um flagship. Quando uma pessoa pensa em gastar mais de 600€, quer o melhor, e em dois meses, o LG G6 já não vai ser o melhor. Talvez até esteja enganado, mas se a Samsung não lançar outro “smartphone explosivo”, o S8 será melhor.

LG G6 diseño apps

Não há nada no LG G6 que o S8 não venha a ter: Alias, o S8 pode trazer ainda mais novidades: escáner de íris, ecrã curvo, Snapdragon 835…

Mas, o que aconteceria se a LG esperasse um pouco mais? Em primeiro lugar, podia lançar um smartphone mais potente, mais completo e com mais possibilidades. Além disso, em comparações diretas da concorrência, não perderia a nível de rendimento. É certo que se o firmware estiver bem otimizado, o processador pode não fazer diferença, mas o 835 será muito mais potente.

Snapdragon 835 Snapdragon 821
Node 10nm FinFET (LPE) 14nm FinFET (LPP)
CPU Four 2.45GHz Kryo 280 cores
Four 1.9GHz Kryo 280 cores
Two 2.35GHz Kryo cores
Two 1.6GHz Kryo cores
GPU Adreno 540
(OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.0, Vulkan 1.0, DirectX 12)
Adreno 530
(OpenGL ES 3.1, OpenCL 2.0, Vulkan 1.0, DirectX 11.2)
Memoria Dual-channel LPDDR4X
1866MHz
29.8GB/s
Dual-channel LPDDR4
1866MHz
29.8GB/s
Armazenamento eMMC 5.1
UFS 2.1
eMMC 5.1
UFS 2.0
Câmara Dual ISP up to 32MP
16MP dual camera
Dual ISP up to 28MP
Modem X16 gigabit LTE
Download até 1000Mbit/sec
Upload até 150Mbit/sec
X12 LTE
Download até 600Mbit/sec
Upload até 150Mbit/sec
Bluetooth Bluetooth 5 Bluetooth 4.2
Wi-Fi 802.11ad multi-gigabit Wi-Fi 802.11ac gigabit Wi-Fi
Carregamento Quick Charge 4.0 Quick Charge 3.0

Vale a pena ou não comprar o LG G6?

Se leste o artigo até aqui, pensarás que não gosto da LG e sou um fã da Samsung. Nem um nem outro. Alias, gostei imenso do LG G6. É o regresso da LG com um smartphone espectacular e, na minha opinião, potente em todos os aspectos: ecrã, câmara, bateria, design e software. O rendimento, também é bom, mas podia ser melhor, e saber isso mesmo irrita um pouco.

O processador é um dos componentes mais importantes num smartphone, e saber que em dois meses, pelo mesmo preço, terás opções mais potentes, fazer-te-a reconsiderar as tuas opções, mesmo que gostes do LG G6 tanto como eu.

Vimos o LG G6 no MWC, mas esperamos tê-lo em breve para umas provas mais profundas de rendimento. Mas agora, para acabar, queremos perguntar-te: Não achas que tivesse sido melhor a LG esperar pelo Snapdragon 835?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *