Apple aproveitou a Keynote para falar da próxima atualização do sistema operativo iOS. O iOS 9 tem algumas características exclusivas para os novos iPhones, como  Siri sempre ouvindo (tal como acontece com o Apple Watch), graças ao novo Chip M9, ou os novos acessos diretos  e a multi-tarefa graças ao 3D Touch.

Melhorias únicas para o iPad

Grande parte das novidades estão destinadas ao iPad, que agora conta com três funcionalidades muito interessantes:

  • Splitview: permite utilizar duas aplicações ao mesmo tempo.
  • Slide Over: permite aceder rapidamente a outra aplicação deslizando desde a parte lateral;
  • QuickType: Outra das novidades que também incorpora o iPad é o seu novo teclado, que permite seleccionar o texto, mover o cursos, copiar, colar e mudar o formato do texto graças a uma barra extra.

iPad ios 9

Atualização de aplicações:

Algumas aplicações nativas do sistema iOS também serão melhoradas com esta atualização:

  • Notas: agora é possível criar listas de tarefas, fazer uma nota com uma fotografia ou desenhar com a ponta dos dedos. Além disso, é possível criar notas sem sair da app na que estivermos.
  • Mapas: Agora incorpora também informações sobre os transportes públicos (de algumas cidades do mundo), e uma lista de categorias dos bares e restaurantes que existem por perto da nossa localização.
  • Cloud Drive: agora tem uma aplicação própria que permite aceder aos seus ficheiros desde iOS como se estivéssemos no “Finder”.
  • Mail: agora permite ter mais acessos diretos com os gestos da nossa mão.
  • Apple News: uma nova aplicação muito parecida a Flipboard.

iPhone iOS 9

Mais rápido, mais leve e com maior autonomia

Outro dos pilares do iOS 9 é a optimização. Isto não significa apenas melhorias nas velocidades, mas também na optimização dos recursos e na poupança de bateria. Segundo a Apple com esta atualização a bateria do nosso dispositivo iOS durará mais uma hora. E se isto não bastasse, foi incluído um modo de poupança de energia, que é capaz de dar mais 3 horas extras de bateria.

Uma atualização leve que procura trazer estabilidade ao sistema

As novidades desta atualização são menores tendo em conta as anteriores atualizações. Contudo, parece que muitas destas melhorias são efetuadas sem que o utilizador as vejas, mas que efetivamente as sinta na velocidade, na estabilidade e também no armazenamento. Com esta atualização apenas será necessário 1,3 GB de memória interna, e não os 4,58 do iOS 8! Isto permite poupar imensa memória a todos os dispositivos, principalmente àqueles que apenas contam com 8 ou 16 GB de memória interna.

Siri melhorada e o Spotlight funcional

A Siri aprendeu alguns truques, e agora é capaz de ajudar-nos com pequenos detalhes… Mas tudo isto em outro idioma que não seja o Português… Será que algum dia poderemos utilizar esta assistente virtual no 6º idioma mais falado do mundo?

Mas o Spotlight também foi melhorado, e agora permite fazer procuras dentro de aplicações. O seu desenho também foi melhorado, e agora inclui informação contextual.

iOS 9: Lançamento e dispositivos

O iOS 9 estará disponível para a sua atualização a partir do dia 16 de Setembro. A lista de dispositivos que podem ser atualizados à última versão de iOS é a seguinte:

iOS 9 dispositivos compativeis