Cada vez mais utilizamos utilizamos os dados móveis no nossos telemóveis, mas mesmo assim continua a ser um recurso escasso que sempre queremos controlar e poupar. Para isso, é necessário encontrar outra forma de entrar em Internet, e esta forma é conectando-se às redes Wi-Fi. O que Instabridge permite é que possamos saber quais são os pontos da nossa cidade onde podemos encontrar redes Wi-Fi gratuitas, ou mesmo que não sejam gratuitas, que estejam partilhadas pelos seus donos através da aplicação.

Wi-Fi gratis, sejá público ou privado

A primeira parte desta aplicação, isto é, que é uma aplicação que recompila Wi-Fi abertas não é nada novo. Contudo, há uma grande novidade, e é que cada utilizador, se conhece a password, pode partilhar. Isto pode criar polémica, porque podemos saber a password, mas o verdadeiro dono pode não querer partilha-la.

Instabridge

 

Evidentemente os programadores desta aplicação tinham de defender-se de alguma forma de querer criar uma aplicação que viole esta privacidade, e é por isso que indicam que quem publica a password tem de ter a licença do dono para publicar a password. Sendo assim, não se trata de uma aplicação que faça um “hack” em routers, se não que apenas guarda as passwords dos routers.

Instabridge 2

É por isso que prometem, e cumprem, em que podes levar contigo mais de 300.000 passwords de redes contigo para conectar-te automáticamente a essas redes Wi-Fi. Em Lisboa e no Porto existem já umas quantas que podemos aceder. Seguramente algumas podem estar desatualizadas, mas se quiseres, tu mesmo podes comprovar.

Instabridge 3

Uma forma fácil de partilhar a rede Wi-Fi de casa com os teus amigos

Além disso, esta aplicação tem um sistema de notificações quando estamos perto de redes e permite partilhar as que queiramos. Tem também um gestor que nos dá a informação da velocidade da rede e dos dados que consumimos ao largo da sessão. É uma boa solução, para que se queremos partilhar a Wi-Fi da nossa casa com amigos, já que podemos escolher quem se pode conectar a ela e quem não, sem ter que dar-lhes a password cada vez que venham a casa.

A aplicação está disponível para iOS e Android:

iOS App Store

Google Play Store

 

+ info | Instabridge