iberanime lx 2016 header

Iberanime LX 2016

Mais 1 ano, mais um Iberanime em Lisboa, e apesar do temporal que assolou a cidade, foi sem dúvida nenhuma, um excelente fim-de-semana de cosplays, animes e jogos. Para quem não sabe o que é o Iberanime LX 2016, é um evento de cultura japonesa onde podemos ver desde lojas com produtos dos nossos animes favoritos, a jogos como League of Legends e Super Smash Bros. a serem jogados ao vivo tanto por equipas como por membros da assistência.

Apesar do temporal que assolou a cidade foi um excelente fim-de-semana

Entrada no Meo Arena

Uma das partes favoritas de muitos de nós é a fila de entrada no Meo Arena, isto porque este momento sempre pareceu uma passadeira de cosplays. Era uma boa altura para poder tirar algumas fotografias e encontrar alguns dos cosplays mais espectaculares que já vimos. Este ano, infelizmente, isso não foi possível um pouco por falta de organização, mas também porque quando chove não há grande coisa que possamos fazer.

Este ano por causa da chuva não pudemos tirar as habituais fotografias a cosplays enquanto estamos na fila

A abertura das portas estava programada para as 10:30, o que sinceramente acho que só aconteceu por volta das 11:00 ou até depois. Isto quando se está encharcado na rua com bastante vento e chuva torna-se bastante desagradável. Quando a fila começou finalmente a andar, ainda demorámos bastante tempo a chegar a quem recolhia os bilhetes, isto porque havia apenas duas pessoas a verificar uma fila que tinha pelo menos 700m de comprimento (isto quando chegámos à porta do Meo Arena).

Havia apenas duas pessoas a verificar os bilhetes de uma fila que tinha pelo menos 700m de comprimento

Espaço Interioriberanime lx 2016 lojas

Eventualmente entramos no recinto e, pelo menos no interior, estava tudo bastante mais bem organizado com apenas algumas excepções. Foi bastante óbvio para todos que o interior estava aquecido o que foi bem-vindo depois de mais de 1 hora à chuva. O espaço total do Meo Arena estava dividido em três partes principais:

  • A parte em volta das bancadas que tinha pequenas lojas, bares e exposições das mais variadas coisas,
  • O palco principal para a maior parte dos eventos como a final do Cosplay World Masters e o Concurso de AMV (Anime Music Video),
  • A zona das lojas que vendiam absolutamente tudo o que possam imaginar e onde havia também um zona onde se jogava League of Legends e Super Smash Bros..

As duas primeiras funcionaram bem sem qualquer tipo de problema, mas a zona das lojas foi um caos total. Foi bastante óbvio que o espaço que reservaram era muito pequeno para o número de bilhetes que venderam. Havia apenas duas entradas para este local, que tinham filas constantes tanto para quem queria entrar ou sair. Tanto numa direcção como na outra fazíamos o pequeno percurso de 20 ou 30 metros em 10 ou 15 minutos.

iberanime lx 2016 lojas

O interior estava tão mau como as entradas. Andar entre as lojas era muito complicado e nem sequer havia espaço para poder ver o que estava exposto nas mesas sem ter que parar o movimento de toda a gente e ficar à espera que as 4 ou 5 pessoas à nossa frente decidissem passar à frente. Eram 15:00 quando decidimos tentar comer qualquer coisa no bar de noodles mas rapidamente desistimos porque era completamente impossível tentar chegar ao balcão.

Tanto tentar chegar ao bar de noodles como ver as lojas era uma tarefa digna do filme Missão Impossível

Para o próximo ano esta questão tem de ser resolvida porque o número de presentes aumenta em cada nova edição. Se não puderem mudar o espaço ou colocar a secção dos jogos noutro local, terão de reduzir o número de lojas ou de bilhetes (o que não acredito porque os bilhetes esgotaram com vários dias de antecedência). Depois de ficar à chuva durante uma hora custa bastante ficar preso no trânsito das lojas porque não existe uma única direcção em que as pessoas estejam a fluir.

iberanime lx 2016 cosplay

Se ignorarmos esta questão, conseguimos ver artigos bastante engraçados e, como em todos os anos, continua a ser um desafio não tirar a carteira e despejar o interior numa das nossas lojas favoritas. Esta foi a melhor altura do evento para tirar algumas fotografias, incluindo a alguns dos participantes do Cosplay World Masters que passearam por lá por algum tempo.

Apesar das filas, as lojas tinham artigos engraçados e continua a ser um desafio não despejar o conteúdo da carteira numa delas

Eventos

Uma das principais razões pelo qual fomos ao Iberanime é por causa dos cosplays. É sempre engraçado ver desde alguns amadores (mas que não deixavam de estar bem feitos) a outros que têm de certeza semanas ou meses de trabalho e que são absolutamente espectaculares. O expoente máximo foi no Cosplay World Masters (CWM) onde havia alguns absolutamente impressionantes.

iberanime lx 2016 cosplay world masters

Para quem não conhece, o CWM é um concurso onde pessoas de todo o planeta vêm competir com outros e descobrir quem tem é o melhor. O vencedor deste ano foi Samui San do Brasil com um cosplay de Pulsefire Ezreal que tinha várias partes que mexiam e deitavam luz. Não foi fácil escolher o vencedor deste ano porque quase todos trouxeram cosplays de grande qualidade e que deixaram todos impressionados.

O vencedor deste ano do Cosplay World Masters foi Samui San do Brasil com um cosplay espectacular

Durante a tarde houve outro evento que estávamos muito interessados em ver, o Concurso de AMV. Neste concurso os participantes editam alguns pedaços de animes com edição de música e fazem assim um vídeo. Estes vídeos são então avaliados por um júri para determinar qual o melhor. Embora tenha sido interessante de início, tornou-se um pouco repetitivo ao fim de 1 hora e 45 minutos a ver vídeos. Penso que deveriam ter reduzido um pouco o tempo total e assim darem um espectáculo melhor para o público.

O Concurso de AMV foi interessante de início mas tornou-se repetitivo ao fim de 1 hora e 45 minutos a ver vídeos

Algo que estranhamos foi o foco dado a League of Legends que além de não ser um jogo feito no Japão (nem na Ásia sequer) ocupava um grande pedaço do espaço e dos cosplays. Compreendo que existe uma grande legião de fãs deste jogo, mas num evento destes poderia ser usada parte desse espaço para dar mais espaço às lojas e podermos circular mais facilmente pelo recinto.

iberanime lx 2016 blasted mechanism

No palco principal houve ainda um painel com 4 youtubers portugueses: SirKazzio, Miss Mushrooms, Tiagovski e Fer0m0nas onde falaram um pouco sobre eles e os seus canais e onde no final se pôde pedir autógrafos e tirar fotografias. No domingo e para acabar em grande o Iberanime LX 2016 houve um concerto dado pelos Blasted Mechanism com uma sessão de autógrafos que foi dada depois.

Conclusão do Iberanime LX 2016

Foi mais uma boa edição deste evento mas com algumas falhas de organização como falámos atrás. Devido à dimensão que está a ganhar penso que deviam começar a pensar em mudar para outro espaço, de forma a evitar alguns dos problemas que encontrámos este ano. Não deixou de ser por isso divertido e ficamos sempre com vontade de começar a pensar no próximo ano!

More Stories
Ofertas-Flash-Gearbest
Ofertas Flash a não perder na GearBest