Huawei Watch 2 em análise, será o Watch a ter em conta?
Ecrã AMOLEDInterfaceLeve para o tamanho/aspectoBateria que dura e dura e dura...
Muito largoNão trazer outra banda para trocar
83%Overall Score
Design75%
Ecrã86%
Sistema80%
Bateria90%
Reader Rating 1 Vote
87%

Na MWC em Barcelona podemos ver pela primeira vez os novos Huawei Watch 2 da gigante chinesa! E depois de a companhia ter surpreendido com o primeiro Huawei Watch, as diferenças saltaram logo à vista.

Mesmo, o desenho é completamente diferente. Não completamente, já que o mostrador continua redondo… mas de resto, mudou muito.

Mas a desenho à parte, a pergunta que interessa é: será este o smartwatch que queremos no nosso dia-a-dia?

Unbox e primeiras impressões

Temos de concordar numa coisa logo à partida, nos últimos anos todas as marcas melhoraram bastante a apresentação dos produtos, apostando nas linhas mais simples e modernas, e a Huawei é um dos melhores exemplos disso.

Less is more!

Recebemos o nosso Huawei Watch 2 numa caixa bastante simples, com um design na linha do Huawei P10, apenas com o nome e logo da companhia chinesa. Juntamente com umas linhas bem pensadas, ficamos com uma uma vontade enorme de abrir a caixa, algo que há coisa de 10 anos apenas a Apple conseguia dar aos consumidores simplesmente com a apresentação dos produtos.

huawei watch 2 newesc sinlord teixeira

Já no interior da caixa, temos o relógio em destaque, em volto de laranja que bem agrada à vista. Além do relógio, temos uma caixa com os vários documentos do dispositivo e o cabo para carregamento do nosso Huawei Watch.

Olhando ao relógio, à primeira vista, não parece pesado e, como já tínhamos visto, tem um design bastante desportivo. Alguns poderão queixar-se que é grande, mas ao pôr no pulso mal se nota.

O principal material deste Huawei Watch 2 é borracha, como seria de esperar numa versão desportiva. Desde a banda dele ao o mostrador do relógio, que parece bem protegido para resistir aos choques do dia-a-dia, nas portas do metro, nos cantos das mesas etc…ou é só a mim?

Resumo das Especificações
  • Modelo: Huawei Watch 2;
  • Dimensões: 48.9 x 45 x 12.6 mm;
  • Peso: 57g;
  • Ecrã: 1,2″ IPS;
  • Resolução: 390 x 390 (326 ppp);
  • Sistema: Android Wear 2.0;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon Wear 2100;
  • RAM: 768 MB;
  • ROM: 4 GB;
  • Conectividade: Bluetooth 4.1, LE; Wi-Fi 802.11 b/g/n; GPS/A-GPS, GLONASS;
  • Outros: Resistente a água, sensor frequência cardíaca, acelerómetro, pedómetro, barómetro;
  • Bateria: 420 mAh (até 48h);
  • Cores disponíveis: Dynamic Orange, Carbon Black e Concrete Grey.

Design

Como vimos, em termos de materiais, encontramos facilmente borracha neste relógio. Mas merece uma especial nota para a moldura que é em cerâmica e lhe dá um aspecto bastante bom. A cerâmica é de bastante boa qualidade, sendo 8 vezes mais resistente que ferro.

huawei watch 2 newesc sinlord teixeira

Atrás encontramos a parte em metal que estará em contacto com o nosso pulso, onde está o sensor para medir a nossa frequência cardíaca. Temos também a área para carregar o relógio.

As bandas são de borracha, e condizem em cor com o corpo principal do Huawei Watch 2. Mas para aqueles que não gostam, podem comprar extras de outras cores e trocar em casa, é bastante fácil.

O mostrador do relógio tem uns números, como que a imitar alguns relógios clássicos, infelizmente este não gira sobre o relógio, não servindo para muito mais do que enfeite.

huawei watch 2 newesc sinlord teixeira

Olhando para o relógio, temos dois grandes botões do lado direito. O de cima serve para aceder rapidamente ao menu principal e o de baixo é personalizável para aceder a diferentes aplicações. De origem, este botão serve para iniciar atividades físicas, como correr ou andar de bicicleta.

Ao colocar o relógio no pulso alguns podem ficar surpreendidos ao sentir o leve que é, com pouco menos de 60g, apesar da sua dimensão.

No dia-a-dia

Mas o que importa é como se porta no dia-a-dia. O dispositivo conta com uma série de funcionalidades que podemos controlar pelo ecrã AMOLED de 1,2″, mas a experiência nem sempre é a melhor.

huawei watch 2 newesc sinlord teixeira

A interacção entre o meu smartphone com o relógio durante o dia foi consistente e sem grandes demoras.

Desde chamadas a notificações de todas as aplicações, podia ver tudo no Huawei Watch 2. E o melhor? A interface destas ficou mais fácil no software deste relógio, com Android Wear 2.0.

Com um simples toque podemos navegar pelas notificações e até aceder a elas, momento em que acedemos também às diferentes acções de resposta.

huawei watch 2 newesc sinlord teixeira

Se tivermos headphones com microfone, com ou sem fios, podemos facilmente atender e fazer chamadas pelo relógio sem tirar o telemóvel do bolso. Tal como controlar a música que estamos a ouvir.

Como percebemos facilmente pelo desenho do relógio, que mudou muito para o antecessor, este é bastante focado no desporto.

Com algumas aplicações previamente instaladas, como o Google Fit, podemos facilmente monitorizar a nossa atividade física. Desde algum exercício especifico ou simplesmente a atividade atividade diária, com o contador de passos, a medição da frequência cardíaca e monitorização do sono!

huawei watch 2 newesc sinlord teixeira

A bateria é um dos pontos altos! Dura facilmente dois dias, se desativarmos algumas opções relacionadas com o movimento do pulso e mantendo o ecrã sempre ligado – o smartwatch será ativado quando interagirmos com ele.

Caso a bateria chegue à reserva, ele entra em modo de ultra poupança em que apenas serve de relógio e perde todas as restantes funcionalidades.

huawei watch 2 newesc sinlord teixeira

 

Vale a pena?

O design pode ser um dos pontos fracos, mas quem pretender um relógio menos desportivo pode considerar trocar a bracelete ou subir a parada e adquirir o Huawei Watch 2 Classic.

De resto, temos um relógio bastante versátil com o Android Wear 2.0 e uma boa interface geral, leve no pulso, com bastante bateria, por um valor em torno dos 329€.

huawei watch 2 newesc sinlord teixeira

Seria bom que num futuro relógio a Huawei desse alguma função à moldura deste, como outras companhias fazem.

E algo que faria conquistar a admiração de muitos, seria o relógio vir acompanhado de duas braceletes de qualidade, uma desportiva e uma mais clássica, em pele.

De certeza que para quem produz e vende milhares de dispositivos, não significaria um aumento notório do preço final do produto.