Honor 9X, Review em Português

A versão chinesa do Honor 9X é o que deveria ser vendido globalmente, já que representa a verdadeira evolução em relação à Honor 8X. A diferença de desempenho entre os Kirin 810 e 710F é notável, e mais ainda num dispositivo que custa 260 euros. Ainda assim, é um terminal bastante interessante, embora não seja o mais recomendado para esta faixa de preços.
Design
90
Ecrã
70
Performance
90
Autonomia
70
Câmaras
75
Ecossistema
80
Qualidade/Preço
65
O Melhor
Design Premium
Ecrã FHD sem notch
Bom rendimento (Kirin 810)
Grande bateria
Câmaras muito equilibradas
O Pior
Ecrã IPS
Kirin 710F na versão global
Não podemos instalar a Gcam
Carregamento de 10W
77
Bom

Venho usando o Honor 9X (HLK-AL00), a versão chinesa com as melhores especificações, há meses. Este dispositivo é o sucessor do Honor 8X, um dos melhores dispositivos de gama media do ano 2018, mas, por razões políticas, não teve o sucesso que deveria.

Antes de começarmos, é importante mencionar que a versão europeia do Honor 9X tem um processador pior, Bluetooth 4.2 em vez de 5.0 e o leitor de impressões digitais é posicionado na carcasa traseira; no entanto, vem com uma terceira lente grande angular na sua câmara traseira. Caso contrário, é o mesmo terminal, mas como verão abaixo, o processador muda e o preço final não é o mais apropriado.

Design

A primeira coisa que devem saber é que estamos a falar de um dispositivo de ecrã sem qualquer tipo de notch. Sua câmara frontal está localizada na parte superior e se projecta exactamente como a do Mi 9T. Os seus marcos laterais são de alumínio e a carcasa traseira é de vidro. Tem três cores, um azul/vermelho com uma espécie de “X” que será visto dependendo da luz, e um preto que é o que analisamos.

Review Honor 9X carcasa trasera

Como seria de esperar, este dispositivo dá a sensação de ser premium e sólido nas mãos. A carcaça traseira é um pouco curva nos lados, o que melhora a sua ergonomia. O facto de a câmara traseira sobressair um pouco é a única desvantagem que posso colocar nesta secção, mas não será um problema ao utilizar uma carcaça.

Review Honor 9X cámara frontal

Ecrã e som

Uma das melhores coisas sobre este terminal é sem dúvida o seu ecrã. Não tendo qualquer tipo de notch, os seus 6,59 polegadas são impecáveis para ver vídeos. No entanto, o painel utilizado poderia ser um pouco melhor, especialmente se o estiverem a vender por 250/300 Euros, uma vez que a Xiaomi, Realme e Samsung já oferecem isto nesta faixa de preços.

Review Honor 9X Pantalla

Não é um mau ecrã, só não está ao mesmo nível que outros que custam o mesmo ou um pouco menos. Sua maior vantagem é o design completo e despercebido que possui, mas se se preocupam com a qualidade, existem alternativas melhores. Quanto à qualidade de áudio, não me surpreendeu, estando um pouco por debaixo, em termos de qualidade, do Redmi Note 8 Pro.

Desempenho

O Honor 9X da China vem com o Kirin 810, o processador que a versão europeia deveria integrar uma vez que representa uma evolução real para o 710 que tínhamos no Honor 8X. Este processador é poderoso, completo e capaz de executar qualquer jogo ou programa actual sem problemas.

Review Honor 9X Benchmarks

A razão pela qual Honor não manteve este processador na sua versão global é porque tiveram de passar o 9X por um Huawei P Smart Z a fim de instalar todos os serviços do Google. No entanto, o Kirin 710F não é tão bom. Vá lá, no AnTuTu ganha 100.000 pontos de diferença e nos outros benchmarks também.

Ainda falando sobre o desempenho, temos uma grande bateria de 4.000 mAh com a qual não consegui resultados consistentes. Às vezes tenho 5 a 6 horas de ecrã aceso, enquanto em outros dias, quando uso o telemóvel de uma forma menos exigente, 11 horas. O pior de tudo é a velocidade de carregamento de 10W, que é inferior aos 18W que vemos em muitos dispositivos de gama media.

Review Honor 9X Resultados de Bateria

Câmara

A câmara é uma das secções que mais me surpreendeu. O Honor 8X já era bom como podem ver nesta comparação, mas o 9X é um pouco melhor na faixa dinâmica e também na nitidez.

Review Honor 9X Fotos Generales

Desde que tenham uma boa iluminação, os resultados serão positivos. O foco automático também é rápido e inteligente, portanto, não terão nenhum problema a esse respeito.

Review Honor 9X Baja Luminosidad

Quando a iluminação é baixa, podem escolher a opção de fotografia nocturna – as duas imagens da direita foram feitas nesse modo. Os resultados que obtemos são bastante bons na verdade, mas não se comparam aos que podem conseguir com a câmara do Google, que não podem instalar neste dispositivo.

Review Honor 9X con y sin IA

Claro, esta câmara também tem IA, que normalmente satura as cores um pouco mais. Melhorou em relação às versões anteriores, mas ainda assim a diferença é notável quando comparada com a Gcam, para dar um exemplo.

Review Honor 9X Cámara frontal

Adorei a câmara frontal de 16MP, estando no mesmo nível ou acima de outros dispositivos que custam um pouco mais, como o Mi 9T Pro. No entanto, mesmo diminuindo o efeito de beleza, mantém sempre um certo nível.

Review Honor 9X vs Mi 9T Pro 1

Quanto ao modo de vídeo, é capaz de gravar a apenas 1080p a 60fps com estabilização electrónica, mas não a 4K. Talvez com a atualização à EMUI 10 isto mude nesta versão chinesa, mas duvido que o coloquem na versão com o processador Kirin 710F, que não tem sequer estabilização electrónica.

O pior é que não podemos instalar a Gcam, algo que não é necessário se tirarem fotos sempre com boa iluminação. Mas, se gostam mais do perfil de imagem realista da Gcam e pensam em fazer muitas fotos em ambientes com pouca luz, então devem dar uma chance a algum dispositivo com um processador Qualcomm, como o Realme X2 ou o Mi 9T.

Sistema

O EMUI é um sistema muito elegante que funciona maravilhosamente neste terminal. O único GRANDE problema que temos agora é que têm de instalar os serviços do Google manualmente se tiverem a versão chinesa – o que não é difícil para ser justos. Caso tenham a versão Global com o Kirin 710F, estas apps já vêm pré-instaladas e todos os menus do equipamento estarão em português, ao contrário do que vemos na versão chinesa.

Neste momento tem o Android 9 no EMUI 9.1. No início de Dezembro, alguns utilizadores puderam testar o EMUI 10 numa beta com o Android 10, pelo que podemos esperar que em breve ele será actualizado via OTA para esta versão.

Review Honor 9X EMUI 9

É um sistema com muita personalização e também integra algumas configurações interessantes, como Application Lock, Safe, Digital Balance, Application Duplication, entre outras coisas. Também gosto do seu sistema de navegação por gestos, mas espero que com o EMUI 10 melhore um pouco mais, permitindo alternar entre aplicações como podemos fazer no Google Pixel 4.

Veredicto e Alternativas

Não tenho dúvidas de que o Honor 9X é um excelente dispositivo. Não tive nenhum problema com seu sistema, seu desempenho é impecável, suas câmaras também estão actualizadas, tem uma óptima bateria e eu adoro seu design. No entanto, não é perfeito de forma alguma e, em comparação com a concorrência, fica um pouco para trás. O pior é que não há nada, absolutamente nada, em que vença os demais.

A versão global, que é a vendida em Portugal, custa entre 250 e 300 euros. Para este preço, existem melhores alternativas no médio prazo. Além disso, por menos têm o Redmi Note 8 Pro, que eu acho que é melhor. É por isso que penso que a Huawei deveria vender o Honor 9X por 200 euros com o Kirin 810 e um painel OLED para tentar ser competitiva, caso contrário não vão chamar a atenção.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ecrã
Performance
Autonomia
Câmaras
Ecossistema
Qualidade/Preço
Final Score