hearts of iron 4

Hearts of Iron 4 – A Caminho do Dia-D – Parte 8

Nesta semana vamos percorrer os diários de desenvolvimento 38 a 42 de Hearts of Iron 4, o novo jogo da Paradox Interactive, que será lançado no dia 6 de Junho (já falta menos de um mês!) e que são respectivamente: “Submarinos” (38), “Rádio” (39), “Regiões e Indústria” (40), “Exército e Teatros” (41) e “Japão” (42). Para quem perdeu os artigos anteriores, pode vê-los nos links exactamente em baixo.

Parte 1                                               Parte 2                                               Parte 3                                               Parte 4

Parte 5                                               Parte 6                                               Parte 7

Submarinos

Os submarinos em Hearts of Iron 4 vão ter a mesma função que tiveram historicamente, procurar e afundar os barcos de carga inimigos, sem ter enfrentar a frota inimiga directamente. Isto é especialmente importante para a Alemanha contra o Reino Unido, que defronta uma marinha muito mais poderosa. Cada um dos países do jogo tem ao seu dispor 4 submarinos, em que os mais recentes são mais poderosos e mais difíceis de detectar.

Os submarinos mais recentes vão ser sempre mais poderosos e mais difíceis de detectar

Através das variantes podemos melhorar o seu ataque, furtividade, velocidade e fiabilidade. Tal como o resto dos navios, os submarinos também têm um ramo da árvore de focos dedicada a eles em Interdição de Comércio (Trade Interdiction). Neste ramo melhoramos a detecção de outras embarcações, a organização e finalmente a coordenação de ataque. Este último factor é muito importante porque representa a rapidez com que, depois de detectado um inimigo, os outros submarinos convergem ao local.

hearts of iron 4 submarinos

Em Hearts of Iron 4, quando os nossos transportes são atacados, aparecerá um indicador no mapa onde a batalha ocorreu. Isto é importante para podermos perceber onde o inimigo tem os seus submarinos e podermos eliminá-los. Pode ser, no entanto, prudente colocar alguns dos nossos navios de combate a escoltar estas embarcações de carga, de forma a evitar que os submarinos ataquem as nossas rotas.

Existem várias formas de eliminar os submarinos inimigos, por exemplo, podemos procurá-los directamente ou escoltar os nossos barcos de carga

A maioria dos navios não são capazes de procurar de forma eficiente os submarinos inimigos, por isso é tão importante ter destruidores e cruzadores ligeiros, embarcações estas que são as melhores a fazer este trabalho. Os submarinos também podem ser detectados por aviões, portanto manter superioridade em certas zonas pode ser importante.

Rádio

Em Hearts of Iron 4 existe uma tecnologia chamada Rádio que simula as invenções feitas nesta área, tal como a expansão do uso dos rádios FM. Se virmos com maior detalhe, observamos que esta tecnologia dá +10% de hipótese de chegarem reforços. Obviamente esta tecnologia é necessária para a produção de Companhias de Comunicações (Signal Companies). Cada uma destas também aumenta a iniciativa da nossa companhia em +5%, aumentando ainda a velocidade de planeamento.

As Companhias de Comunicações dão: +5% de iniciativa, maior velocidade de planeamento e ainda maior probabilidade de reforçar as linhas da frente

Porque é que esta hipótese de reforçar as linhas da frente é assim tão importante em Hearts of Iron 4? As frentes de combate têm um tamanho máximo que quando atingido, as restantes divisões são colocadas nas reservas. No entanto, existem eventos como tácticas que aumentam esse tamanho, ou alguma divisão que saiu da frente, que deixa um espaço livre para a entrada de uma nova divisão. É aí que entra essa hipótese. A cada hora o jogo confirmará se uma nova divisão entra ou não e, sem rádio, isto pode demorar dias!

hearts of iron 4 radar

Com esta tecnologia podemos também construir Radares no mapa. Em Hearts of Iron 4 esta construção dá os seguintes bónus:

  • Aumenta a nossa linha de visão,
  • Dá informação sobre as unidades inimigas numa área. Com melhor desencriptação em relação à encriptação inimiga, mais informação conseguiremos ver,
  • Aumenta a hipótese de detectar e interceptar aviões e navios inimigos.

Regiões e Indústria

Neste diário foi-nos fornecida a informação de que o cálculo do número de espaços para indústria foi alterado. O sistema actual é bastante mais claro que o anterior, visto que cada região tem um certo tipo que define o número de fábricas que pode construir. Existem também em Hearts of Iron 4 vários focos nacionais que aumentam este valor, tal como existem também algumas tecnologias que fazem o mesmo.

Dependendo do tipo de região, é diferente o número de fábricas que podemos construir

Sem a intervenção de focos e tecnologias, o máximo que podemos construir por tipo de terreno é o seguinte:

  • Região Megalópole – 12,
  • Região Metrópole – 10,
  • Região Urbana Densa – 8,
  • Região Urbana – 6,
  • Região Urbana Dispersa – 5,
  • Região Rural Desenvolvida – 4,
  • Região Rural – 2,
  • Região Pastorícia – 1,
  • Enclave – 0,
  • Ilha Pequena – 0,
  • Região Despovoada – 0.

hearts of iron 4 tipos regiao

Por exemplo, em Hearts of Iron 4, o Amazonas é uma Região Despovoada (0), Londres é uma Região Megalópole (12) e Gibraltar é um Enclave (0). Foi também adicionado um novo modo à lista de mapas onde podemos ver de diferentes cores os tipos de terreno. Foi também alterado o sistema de Tensão Mundial, que até agora era um simples valor no canto superior direito do monitor. Agora este sistema tem uma interface onde nos é explicado detalhadamente o que teve impacto neste valor.

Exército e Teatros

Em Hearts of Iron 4, cada unidade militar básica é chamada Divisão e pode ser constituída por 1 a 30 batalhões. As Divisões podem ser agrupadas em aquilo que chamamos de Exército que é a entidade que interage com os planos de batalha e que tem um comandante para as liderar. Os Exércitos podem ser agrupados em Teatros que é um forma importante de agrupar divisões de acordo com as nossas necessidades.

Um Exército é um conjunto de Divisões com um comandante. Um Teatro é um conjunto de Exércitos agrupados de forma a servir as nossas necessidades

Estes servem essencialmente para dar acesso rápido a um conjunto de tropas. Podemos também dar prioridades de reforço diferentes a cada um destes Teatros, se pensamos que um deles tem maior necessidade. Os comandantes têm traços que podem ser ganhos em batalha e que dão vantagens ás suas tropas. Contudo, cada comandante só pode ter 5, portanto não os poderá ter a todos. Existem dois tipos de comandantes: Generais e Marechais de Campo.

hearts of iron 4 comandantes

A maior diferença entre cada um destes comandantes, é o número de tropas que cada um pode comandar. Um General pode comandar até 12 divisões enquanto que um Marechal de Campo não tem limite no número que pode ter. Um General pode, no entanto, ser promovido a Marechal de Campo mas perderá todos os seus traços tal como um nível na sua habilidade.

Japão

O Japão é uma ilha, tal como o Reino Unido, mas ao contrário destes não tem um império colonial onde retirar recursos. Em Hearts of Iron 4, se não quisermos passar a ser uma democracia e aceitar o pouco que temos, então é absolutamente necessário expandirmo-nos. O seu principal problema é a falta de petróleo que precisará para alimentar a sua indústria, principalmente na produção de uma marinha forte de forma a combater os outros países.

O Japão é uma ilha sem colónias nem petróleo com necessidade de se expandir

No que toca a expansão podemos seguir vários caminhos. Podemos expandirmo-nos para sul, para o sudeste da ásia e ilhas do pacífico, entrando em guerra contra os países coloniais europeus e os EUA, podemos também expandirmo-nos para norte em direcção à União Soviética e podemos também escolher invadir a China, onde nos podemos aproximar da Alemanha ou da Indochina Francesa e do Sião.

No que toca a expansão podemos ir para norte (União Soviética), para sul (Sudeste Asiático e Ilhas do Pacífico) ou para a China

O Japão como país é muito diferente dos países europeus, com a sua devoção ao imperador, espiritualismo e auto-sacrifício para com o estado. Em Hearts of Iron 4, quiseram ter isso em conta; o Japão começa com o espírito nacional State Shintoism que os faz mais resistentes a bombardeamentos, tal como aumentando a moral dos soldados. Na sua árvore de focos têm uma parte bastante única chamada Mobilização Espiritual, que dá bónus nas pesquisas e aumentando a moral dos soldados, desbloqueando missões kamikaze e mais tarde também mísseis suicida, muito difíceis de interceptar.

hearts of iron 4 japao

O Japão tem uma das marinhas mais poderosas do mundo, uma força aérea também boa e um exército razoável, embora com necessidade de ser modernizado. O jogador japonês precisará de ter cuidado com as batalhas navais que quer lutar porque, por exemplo contra os EUA, a perda de grandes navios de combate implica um maior problema do que para o inimigo, visto que não temos a capacidade industrial deste país da américa para voltar a reconstruir a nossa marinha.

Como a nossa indústria é mais fraca que a dos EUA temos de escolher com cuidado as batalhas que queremos lutar

Na próxima semana de Hearts of Iron 4 – A Caminho do Dia-D

Na próxima semana vamos discutir mais alguns diários de Hearts of Iron 4. Vamos falar de “Acções Diplomáticas” (43), “Gerir Território Ocupado” (44), “Reino Unido” (45), “China” (46) e “Guerra Anfíbia” (47).

More Stories
A primeira experiência de RV