hearts of iron 4

Hearts of Iron 4 – A Caminho do Dia-D – Parte 12

Este vai ser o último dos nossos artigos sobre os diários de desenvolvimento de Hearts of Iron 4, o novo jogo de estratégia da Paradox Interactive, que vai ser lançado amanhã, dia 6 de Junho. Vamos então, no dia de amanhã, lançar um artigo extra fazendo a review deste lançamento em primeira mão.

No dia de amanhã (6 de Junho), vamos lançar a análise de Hearts of Iron 4

Para o último artigo temos 4 diários de desenvolvimento para analisar e que são: “Pequenos Detalhes” (56), “Polónia: Unida e Pronta” (57), “Tutorial e Wiki” (58) e “Dia-D” (59).

Pequenos Detalhes

Nesta altura o jogo já tinha sido aprovado e já só havia pequenas alterações para fazer como, por exemplo, alguns bugs para corrigir e melhorar a relação de poder entre os países envolvidos. Neste diário vamos analisar pequenas coisas que o jogo tem e que são importantes conhecer porque fazem muitas vezes a diferença entre vencer uma guerra ou não.

É importante conhecer todos os aspectos do jogo porque podem ser a diferença entre ganhar ou perder

Canais e Estreitos

Cada canal e estreito em Hearts of Iron 4 tem regras diferentes, de acordo com o que aconteceu historicamente, em vez de todos terem de cumprir a mesma lista de permissões. Para poder dizer que controlamos um estreito, temos de controlar um conjunto de províncias e dependendo desse número as regras vão ser diferentes:

  • Amigável – Nós e os nossos aliados controlamos todas as províncias,
  • Contestado – O controlo das províncias é misto entre nós e o nosso inimigo, bloqueando os dois,
  • Inimigo – O inimigo controla todas as províncias bloqueando-nos completamente, embora alguns deixem passar submarinos,
  • Neutral – Controlado por alguém que não é amigo nem inimigo. Na maioria dos casos deixam passar tudo, mas no caso do Canal do Panamá e do Estreito Turco, estes só deixam passar comércio.

hearts of iron 4 estreitos e canais

Podemos confirmar as regras durante o jogo, passando com o rato no caso que queremos confirmar e somos informados das permissões da passagem de exércitos, navios, submarinos e comércio.

Mão de Obra, Anti-Aéreas e Batalhas Navais

Para modelar um pouco melhor o uso histórico da mão de obra, a partir deste momento, a Força Aérea e a Marinha utilizam um pouco desta quantidade de pessoas para garantir o funcionamento das equipas em terra e na costa. Podemos, com isto, fazer algo bastante interessante, por exemplo, se ficarmos sem mão de obra, não podemos colocar no terreno mais navios e aviões.

Se ficarmos sem mão de obra não podemos colocar no terreno mais aviões e navios

Em relação às armas anti-aéreas estáticas também foram feitas algumas alterações, por exemplo, estas agora diminuem o efeito dos bombardeamentos no estado onde elas estão colocadas, adicionando ao facto de ainda abaterem aeronaves. Se fizermos algum investimento nestas armas, juntamente com o caminho da Indústria Dispersa, conseguimos quase remover completamente os efeitos dos bombardeamentos.

Com algum investimento em anti-aéreas e Indústria Dispersa, os efeitos dos bombardeamentos são quase nulos

Para as batalhas navais foi adicionado uma pequeno extra que pode ser visto no relatório e que nos informa dos detalhes do combate como, por exemplo, do dano que cada embarcação sofreu e quem o executou.

Polónia: Unida e Pronta

Depois do adiamento do lançamento do jogo, algumas das pessoas envolvidas neste projecto ficaram sem trabalho para fazer. Desta forma, aproveitaram esse facto para poder dar mais um pouco de profundidade a um dos países mais interessantes da guerra: a Polónia. O que contém então este DLC gratuito?

  • Uma árvore de Focos Nacionais,
  • Arte 2D para tanques e aviões, juntamente com os seus nomes,
  • Arte 2D para os ministros, generais e líderes do país,
  • Arte 3D para a infantaria e alguns dos tanques e aviões mais conhecidos,
  • Alguns achievements e eventos.

Em relação à árvore de focos nacionais, o mais importante é que esta não fosse pior que a genérica. Isto foi feito garantindo que os mesmos benefícios estão presentes nesta nova árvore, mas de uma forma um pouco diferente. A industrialização da Polónia é feita através do Plano dos Quatro Anos, que é uma série de investimentos de curto prazo em indústria e infraestrutura.

hearts of iron 4 arvore focos poloniahearts of iron 4 arvore focos polonia 2

Esta nação era a que tinha trabalho mais avançado na desencriptação da máquina de codificação alemã Enigma. Para mostrar isto, temos focos especiais que dão bónus em computação e desencriptação. Diplomaticamente, a Polónia tem um trabalho muito complicado, cercada por dois países que a querem conquistar. Não os podendo parar, podem tentar juntar-se a um dos lados (Eixo ou Comunismo) para se tentar defender.

Além dos bónus de computação e desencriptação, a Polónia pode defender-se tentando juntar-se ao Eixo ou Comunismo

Como esta nação não esteve muito activa na pesquisa de novos equipamentos após 1939, não foi propriamente fácil criar novos nomes para um país que quase parece novo após o DLC, então, por vezes, foi preciso inventar as novas pesquisas tecnológicas. Por exemplo, a Polónia apenas teve alguns destruidores e submarinos, portanto ter de fazer toda a árvore da Marinha foi uma mistura de criatividade e seguir a convenção de nomes que existia até então.

Criar equipamentos que não existiram é uma mistura de criatividade e de seguir a convenção de nomes que existia até onde há registos

Tutorial e Wiki

Embora Hearts of Iron 4 ainda seja muito complexo e hardcore, a Paradox tentou implementar o melhor tutorial possível para dar ao novo jogador uma entrada mais simples e suave. Se fizermos esta iniciação, vamos jogar com a Itália, onde cada aspecto vai ter um link directo para a Wiki.

hearts of iron 4 tutorial

Este é um dos melhores países para começar porque começa imediatamente em guerra com a Etiópia, o que nos dá logo uma forma de experimentar as mecânicas de batalha. A Itália é também um país com bastante liberdade de seguir o seu próprio caminho na guerra o que é sempre bom para o novo jogador que não quiser seguir o caminho histórico.

Com a Itália começamos o jogo em guerra, o que nos permite experimentar logo à partida as novas mecânicas

Como os jogos da Paradox são bastante complexos, ter uma Wiki actualizada é uma parte importante da curva de aprendizagem. Para simplificar ainda mais isto, podemos aceder a esta ferramenta directamente através do jogo. Para quem quiser jogar sem ligação à internet, o jogo vem com uma versão da Wiki offline.

Dia-D

Este foi o último dos diários de desenvolvimento de Hearts of Iron 4 e foi focado em basicamente fornecer aos seus seguidores uma lista de tutoriais de iniciação que também colocaremos neste artigo:

Review de Hearts of Iron 4

Não se esqueçam que amanhã temos a análise deste jogo! Após tanto tempo de espera todos se perguntam se o jogo vale mesmo a pena e nós estamos cá para responder.

More Stories
Review a Noctua NH-U9DX i4