hearts of iron 4

Hearts of Iron 4 – A Caminho do Dia-D – Parte 11

Este vai ser o penúltimo dos nossos diários antes do lançamento do novo jogo de estratégia da Paradox Interactive: Hearts of Iron 4.  Como já referimos, haverá apenas mais um artigo no próximo domingo e podemos desde já anunciar que no dia 6 de Junho, no dia do lançamento, iremos lançar em primeira mão a análise deste jogo.

No dia 6 de Junho publicaremos a nossa análise de Hearts of Iron 4

Mas antes desse dia, falaremos dos 4 diários de desenvolvimento prometidos na semana passada e que são: “Mods” (52), “Arte 2D” (53), “AI” (54) e “Garantir a Qualidade” (55). Para quem quiser ver os nossos artigos anteriores sobre Hearts of Iron 4 e ainda não o fez pode fazê-lo nos links em baixo:

Parte 1                              Parte 2                              Parte 3                              Parte 4                             Parte 5

Parte 6                              Parte 7                              Parte 8                              Parte 9                          Parte 10

Mods

A Paradox disse, desde os primeiros momentos, que queria que Hearts of Iron 4 fosse o jogo mais modável de sempre, ou seja, com código o mais simples possível (o que não era verdade em Hearts of Iron 3). Isto foi ainda mais significativo porque forneceram a ferramenta que esta produtora usa para os produzir. Foi também adicionado um sistema de erros para quando existem problemas com o código.

Hearts of Iron 4 vai ser o jogo da Paradox mais modável de sempre

Uma das alterações que podemos fazer é a criação de novos estados. Para validar as alterações e guardá-las no tipo de ficheiro certo são necessários apenas alguns cliques. Algo novo e, por acaso, bastante engraçado, foi a adição do Error Dawg” que é um ícone no canto inferior direito que dá informação instantânea sobre erros e problemas no jogo.

hearts of iron 4 mods

Quando o mod estiver acabado estamos a um único clique de partilhá-lo na Workshop da Steam e estar disponível para todos os utilizadores. Algo que também foi alterado é que agora podemos mudar partes do código e com o jogo ligado e vemos as alterações ao vivo para confirmar que está tudo bem.

Podemos ver algumas alterações do código sem ter de reiniciar o jogo

Os scripts do AI também foram alterados em parte porque não havia um conhecimento muito profundo dos algoritmos usados anteriormente na Paradox e porque não funcionavam muito bem. Mesmo assim, o AI continua a ser facilmente modável. Para perceber um pouco mais sobre este assunto temos de ler o diário sobre a Inteligência Artificial do jogo.

Arte 2D

Uma das principais prioridades para Hearts of Iron 4 era mudar a interface em relação ao jogo anterior e aproximá-la um pouco do que já existia em Europa Universalis 4: ícones e avisos em vez de páginas do excel cheias de texto. O mais importante era diminuir o número de cliques para chegar aos locais importantes, mostrar mais informação no mapa e melhores alertas.

hearts of iron 4 icones

Uma prova da dimensão de Hearts of Iron 4 é analisando os números: mais de 1200 tecnologias, ideias e focos, 420 imagens de líderes e mais de 1600 de outros elementos de interface. Felizmente para os produtores deste jogo, a Segunda Guerra Mundial foi um conflito muito bem documentado e é, desta forma, bastante simples encontrar basicamente todo o equipamento usado pelos países envolvidos.

Hearts of Iron 4 tem milhares de ícones diferentes

Outra alteração em relação ao lançamento anterior é em termos de aspecto. O jogo vai ter uma luminosidade menor e mais saturada de forma a que os ícones se notam melhor nas imagens de fundo da interface.

AI

Na produção deste jogo houve duas alterações fundamentais na implementação do AI:

  • Garantir a plausibilidade histórica do comportamento do AI, mesmo estando a falar de um jogo deste tipo,
  • Fazer com que os planos de batalha desenhados sejam sólidos o suficiente para que se note que é vantajoso usá-los.

O facto de este jogo se passar num conflito bastante recente e cronologicamente compacto faz com que os seus jogadores esperem que o AI se comporte mais ou menos de acordo com o que aconteceu historicamente. Como o jogador tem capacidade de tentar alterar este facto, o AI tem de estar preparado para reagir a eventos que não aconteceram realmente.

É muito importante que o AI saiba responder tanto a eventos históricos como a eventos causados pelo jogador

O sistema de desenhar as frentes de batalha não podia ser um mecanismo que garantidamente ganhava uma guerra, sendo o trabalho do jogador tentar descobrir potenciais pontos de ataque estratégicos. Temos de ter então em conta que este sistema funciona bem melhor em batalhas em que um pequeno detalhe não é crítico e que o tratamento destes detalhes deve ser sempre feito pelo jogador.

hearts of iron 4 ai

Um bom indicador do quão bom é o AI é através de jogos que os seus criadores fazem. É-nos dito neste diário que um dos criadores, a jogar com a Alemanha, foi surpreendido por um ataque conjunto dos EUA e do Reino Unido na Espanha e na Itália que lhe dificultou em muito o seu trabalho ao ponto de o fazer perder. Este é, sem dúvida, um bom sinal da qualidade do AI.

Pelo que nos é dito o AI parece ser bastante inteligente

Garantir a Qualidade

Este departamento é dividido em dois grupos: os Analistas Embebidos, que fazem parte da equipa de desenvolvimento e o grupo de Garantia de Qualidade Central que saltam entre os diferentes jogos. O segundo grupo é mais generalista e sabem um pouco mais sobre a totalidade das funcionalidades enquanto que os Analistas Embebidos são os primeiros a testar novas funcionalidades e a balancear tudo.

Para garantir a qualidade do jogo existem dois grupos que fazem o teste das funcionalidades

Os Analistas Embebidos em Hearts of Iron 4 são completos mestres nas suas áreas. Isso significa que quando algo novo é implementado, estes experimentam essas alterações, verificam se há problemas e se são divertidos para os jogadores. É portanto bastante comum ter um destes analistas a verificar os jogos e a confirmar que tudo está a funcionar como devia.

hearts of iron 4 qa

Todas as semanas é marcado um jogo Multiplayer entre os produtores do jogo, de forma a garantir que esta componente ainda funciona mesmo com a implementação das novas funcionalidades. Fazer parte desta equipa é então uma mistura de encontrar bugs e não deixar por detectar problemas num jogo tão vasto como este.

Existe uma história engraçada em que numa guerra civil, os dois lados lançaram imensas bombas nucleares um contra o outro. Não é preciso dizer que o uso destas armas pelo AI foi alvo de um controlo mais apertado depois desse episódio.

Para a Próxima Semana em Hearts of Iron 4 – A Caminho do Dia-D

Na última semana desta nossa série sobre Hearts of Iron 4 vamos falar sobre os últimos 3 diários de desenvolvimento: “Pequenos Detalhes” (56), “Polónia: Unida e Pronta” (57) e “Tutorial e Wiki” (58).

More Stories
NewEsc-Review-Razer-Broadcast-Studio
Review Razer Broadcast Studio – Razer Kiyo e Razer Seiren X