Hearts of Iron 4 – A Caminho do Dia-D – Parte 4

Já estamos a menos de 2 meses da data de lançamento daquele que será, certamente, o jogo de estratégia da Segunda Guerra Mundial mais completo e exacto no mercado aquando o seu lançamento. Já passámos por 15 diários de Hearts of Iron 4 onde tivémos algumas noções importantes sobre o jogo e pudemos ver algumas das ideias principais em acção. Este vai ser um jogo que a Paradox Interactive decidiu alterar um pouco para tornar o jogo mais user friendly (amigo do utilizador) e mais bonito em termos gráficos. Mas, para podermos ver o resultado final, é preciso esperar por dia 6 de Junho!

“A Paradox quer um jogo mais amigo do utilizador e mais bonito em termos gráficos”

Esta semana vamos analisar os diários 18 a 22, “Planeador do Exército” (18), “Árvore Tecnológica de Infantaria” (19), “União Soviética e Comunismo (20), “Combate Terrestre” (21) e “Companhias de Suporte” (22) e aproxima-mo-nos do meio da lista de diários que já foram lançados que, neste momento, conta com 51.

Planeador do Exércitohearts of iron 4 army planner

Como já foi discutido em diários anteriores de Hearts of Iron 4, a forma como criamos as nossas divisões foi alterada em relação aos jogos antigos da série. Neste jogo combinamos o equipamento que produzimos das nossas linhas de produção com o treino que damos às nossas tropas. No mesmo sítio onde produzimos as nossas divisões (Planeador do Exército), escolhemos também a prioridade de Reforços, Melhoramentos, Lend-Lease (dar equipamento a outros países) e também a prioridade do próprio treino das divisões.

“No menu do Planeador do Exército escolhemos também a prioridade de Reforços, Melhoramentos, Lend-Lease e também a do próprio treino das tropas”

Esta “produção” é feita escolhendo um dos modelos que criámos e quantas linhas de produção queremos para treinar estas divisões, ou seja, podemos treinar em série e/ou em paralelo. Quando a produção chega a 100%, as divisões são automaticamente colocadas no terreno, embora possamos definir onde queremos que elas sejam posicionadas, desde que exista um caminho directo para a capital do país. Já foi dito que podemos colocar as tropas no terreno mais rapidamente, ou seja, antes de acabar o treino ou de terem todo o equipamento necessário, o que implica que não temos de esperar necessariamente pelo finalizar da produção.

“As divisões podem ser Reservas, Normais ou Elites”

hearts of iron 4 elite

No Modelo das Divisões podemos definir se queremos que sejam Reservas, Normais ou Elites. A diferença entre as 3 é a prioridade com que recebem o equipamento necessário, sendo que as Elites receberão sempre o melhor equipamento antes das Reservas. Os ícones que aparecem no mapa a simbolizar as divisões que criámos foram também alterados, dando-nos até a hipótese de os podermos mudar segundo uma lista criada para este efeito. Para os fãs dos símbolos da NATO estes também foram adicionados após vários pedidos da comunidade de jogadores.

“Para os fãs dos símbolos da NATO estes foram adicionados”

Árvore Tecnológica de Infantaria

Já falámos inúmeras vezes de equipamentos nesta série, embora nunca tenhamos sido muito específicos de onde é que eles vêm. Para termos acesso a novos equipamentos estes têm de ser pesquisados e, neste diário, falaremos do sítio onde faremos as pesquisas para as nossas divisões de infantaria.

“neste diário falaremos do sítio onde faremos as pesquisas para as nossas divisões de infantaria”

A primeira coisa importante de que este diário fala, é acerca de artilharia. Quando desenhamos as nossas divisões, existem duas formas de colocar peças de artilharia nestas ultimas (este pensamento vai ser válido também para anti-aéreas e anti-tanques). Existe Artilharia de Suporte que tem um total de 8 peças de equipamento e também Brigadas de Artilharia que usa equipamentos de maior calibre e cujas peças são rebocadas pelo resto da companhia de forma a que a velocidade destas seja igual à da divisão.

“As brigadas de artilharia usam equipamentos de maior calibre e são rebocados pelo resto da companhia”

hearts of iron 4 infantry

Uma coisa interessante do equipamento é que, na falta dele, as nossas brigadas lutam de forma menos eficaz e, quando tentarem trazer novos equipamentos para substituir os estragados ou destruídos, vão sempre tentar buscar o melhor possível, embora isso dependa da prioridade que as nossas divisões tiverem.

“Quando precisarmos de novos equipamentos nas divisões vão sempre tentar buscar os melhores”

Olhando então para a árvore tecnológica de infantaria em Hearts of Iron 4, vemos que existem rectângulos de maiores dimensões, que representam Novas Tecnologias, e rectângulos mais pequenos que são Avanços para os equipamentos. A primeira linha de avanços representa Armas de Suporte que aumentam o avanço das tropas no terreno, tal como a sua defesa. A segunda linha representa Armas para as Divisões de Infantaria. Existe um total de 4 possíveis equipamentos, sendo que a mais recente é sempre melhor que a anterior; existe também um ramo nessas armas que representam melhorias nas capacidades de destruir tanques.

“Os equipamentos mais recentes são sempre melhores que os mais antigos”

A terceira linha tem novos Equipamentos para Divisões Motorizadas, onde podemos construir Camiões e Unidades Mecanizadas. O último bloco tem as Forças Especiais, onde podemos pesquisar Marines (tropas especializadas em ataque pelo mar e rios), Tropas de Montanha (especialistas em terrenos montanhosos) e Paraquedistas (unidades aerotransportadas). Finalmente uma coisa interessante só para espicaçar o nosso interesse – foi-nos mostrado o que acontece em Hearts of Iron 4 se conseguíssemos passar o Reino Unido de um regime Democrático para um regime Fascista. Vejam com atenção a bandeira.

“Deram-nos uma imagem onde vemos o exemplo de um Reino Unido que aderiu ao Regime Fascista”

hearts of iron 4 united kingdom fascist

União Soviética e Comunismo

Este vai ser o primeiro diário acerca de um país em específico mas, em diários posteriores, falaremos de todos os outros países principais que combateram neste conflito. A União Soviética começa o jogo com dois eventos chamados Risco de Conspiração Trotskista (Risk of Trotskyite Plot) que dá -20% de União Nacional e Casa da Revolução (Home of the Revolution) que dá +50% de defesa contra influência não comunista. Sendo eles comunistas, não terão eleições.

“A União Soviética começa o jogo com Risco de Conspiração Trotskista e Casa da Revolução”

hearts of iron 4 staline soviet union

A União Soviética começa em Hearts of Iron 4 com 138 divisões em 1936, sendo a grande maioria infantaria com algumas divisões mecanizadas, que são basicamente tanques ligeiros e camiões. O exército soviético é bastante aceitável no início e, devido à sua doutrina, têm uma hipótese de reforço das suas tropas maior que os outros países. Como se pode ver, os produtores do jogo tiveram algum cuidado para mostrar todos os detalhes sobre as divisões de forma a conseguir perceber-se bem os detalhes de cada uma.

“O exército soviético é bastante aceitável no início do jogo”

A árvore de Focos Nacionais da União Soviética é, sem dúvida, interessante; podemos escolher 5 caminhos diferentes para melhorar o nosso país: Plano de Cinco Anos (Five Year Plan) que melhora as infraestruturas e indústria do país, Constituição de Estaline (Stalin Constitution) que, entre várias outras coisas, melhora a pesquisa tecnológica, Diplomacia Anti-Fascista (Anti-Fascist Diplomacy) que nos permite mover as fronteiras e eventualmente atacar a ideologia Fascista, Diplomacia Anti-Capitalista (Anti-Capitalist Diplomacy) que é um foco no Mediterrâneo e também naval e finalmente A Grande Purga (The Great Purge) que nos dá vantagens mais tarde das penalidades iniciais.

“A União Soviética tem 5 caminhos de Focos Nacionais: Plano de Cinco Anos, Constituição de Estaline, Diplomacia Anti-Fascista, Diplomacia Anti-Capitalista e A Grande Purga”

hearts of iron 4 soviet union national focus

Em Hearts of Iron 4, as acções de países comunistas têm menor impacto na Tensão Mundial quando declaram guerras ou expandem a sua facção. Podem controlar Países Fantoche (Puppet Countries) através de guerras e não estão limitados na quantidade de forças expedicionárias que podem enviar.

“As acções de países comunistas têm menor impacto na Tensão Mundial”

Combate Terrestre

Há coisas que ainda não mudaram em Hearts of Iron 4 quando comparado aos antigos jogos da série, como por exemplo: Ainda há movimento no ataque, ainda existe um tamanho (width) da batalha e as divisões ainda têm modificadores quando estão a lutar umas com as outras. Mas, no entanto, há coisas que mudaram; agora quando temos um grupo de divisões seleccionado, podemos ver o progresso das batalhas em que estão inseridos e até seleccionar uma dessas batalhas para ver o que está a acontecer na mesma.

“Quando seleccionamos um grupo de divisões, podemos ver o progresso das suas batalhas”

Quando olhamos para o conflito, sobre o que aconteceu historicamente acerca de Apoio Aéreo e depois para Hearts of Iron 3, vemos que este último não representa com exactidão o quão essencial era este apoio para o resultado das batalhas no terreno. Ao contrário do passado, neste jogo existe Superioridade Aérea que limita a capacidade de defender das forças inimigas, assim como diminuindo a sua movimentação. Os aviões podem agora juntar-se à batalha, ao contrário do que acontecia no jogo anterior, onde a força aérea tinha a sua batalha separada contra unidades terrestres.

“Neste jogo, ao contrário do que acontecia no passado, os aviões podem juntar-se às batalhas terrestres em vez de terem a sua batalha separada”

hearts of iron 4 air superiority

Embora as divisões inimigas possam ter armas anti-aéreas, para retirar o efeito da Superioridade Aérea, temos de enviar os nossos aviões. Como aconteceu na expansão Their Finnest Hour de Hearts of Iron 3, foram adicionadas Tácticas de Combate para dar mais alguma profundidade ao jogo. Quando uma batalha começa, o líder das nossas tropas escolhe uma táctica para esse dia e, dependendo desta, pode haver bónus e desvantagens nesse dia. Estas tácticas são escolhidas tendo em conta a nossa doutrina, o terreno, a composição das divisões e das estatísticas do comandante. Um com nível alto e melhor Reconhecimento terá mais facilidade em escolher estas tácticas.

“As Tácticas de Combate foram adicionadas para dar mais alguma profundidade ao jogo”

O Reconhecimento é também um novo conceito de Hearts of Iron 4, tal como a criação de Companhias de Reconhecimento, que podemos colocar nas nossas divisões. Estas são 1 de 11 no total que podemos adicionar às nossas divisões para um total máximo de 5 espaços, pelo que pode ser importante pensar bem quais queremos colocar nos nossos modelos.

“As Companhias de Reconhecimento são 1 de 11 que podemos colocar num máximo de 5 espaços”

hearts of iron 4 tactics

Na imagem que temos disponível, Sikorski escolheu uma táctica de Choque (Shock), que dá um modificador de -25% de ataque para as tropas atacantes (suas inimigas). Como von Rundstedt tem maior nível e as divisões de tanques têm uma Companhia de Reconhecimento na sua composição, conseguiram escolher a táctica de Backhand Blow que contraria a táctica de Choque, anulando o seu efeito e dando ainda um de -20% de ataque para as unidades de defesa.

“Como von Rundstedt tem maior nível e Companhias de Reconhecimento, conseguiu escolher uma táctica que contraria a do seu inimigo”

O Tamanho das frentes de combate (width) é agora mais detalhado em Hearts of Iron 4, sendo que cada divisão tem um tamanho específico, dizendo-nos quantas divisões cabem na frente de combate para combate activo. Para se poder aumentar o tamanho da frente e colocar mais divisões em batalha activa é necessário atacar de várias direcções. Este tamanho da frente depende também do tipo de terreno e de certas tácticas. As divisões que não entram na zona de combate activa, ficam nas reservas, onde têm uma certa percentagem de hipótese de entrar na zona de combate activo. Essa hipótese aumenta com a existência de Companhias de Comunicações.

“As Companhias de Comunicações aumentam a probabilidade de reforçar a zona de batalha activa”

Companhias de Suporte

Em Hearts of Iron 4 foi criado um novo tipo de equipamento, os Equipamentos de Suporte, que representam coisas tão variadas como rádios, jeepspontoonsque são barcos pequenos para atravessar rios, equipamento médico, pás, entre muitas outras coisas. Para produzir de forma eficiente estes objectos absolutamente necessários, é preciso acesso a Alumínio e Ferro. Foi também adicionada uma árvore de pesquisa de Equipamentos de Suporte, onde se pesquisa os diversos equipamentos e melhorias aos mesmos.

“Equipamentos de suporte representam coisas tão variadas como rádios, jeeps, pontoons, equipamento médico, pás, entre muitas outras coisas”

hearts of iron 4 support companies

As Companhias de Suporte que podemos colocar são:

  • Anti-Aérea (Anti-Air) que dá baterias anti-aéreas para abater aviões inimigos (usa Equipamento Anti-Aéreo), 
  • Anti-Tanque (Anti-Tank) com baterias anti-tanque dando a capacidade de destruir veículos deste tipo (usa Equipamento Anti-Tanque),
  • Artilharia (Artillery) com baterias de artilharia que dão apoio às divisões com mais algum ataque (usa Equipamento de Artilharia),
  • Artilharia de Rockets (Rocket Artillery) uma variante mais recente da artilharia que dá mais algum movimento às nossas divisões, embora sejam menos precisas (usa Equipamento de Artilharia de Rockets),
  • Reconhecimento (Recon) dão reconhecimento sobre a movimentação do inimigo e possíveis formas de contrapor essa movimentação (usa Equipamento de Infantaria e de Suporte),
  • Engenheiros (Engineers) ajudam a atacar fortes e a atravessar rios, tal como a fazer melhor entrincheiramento e a defender fortes e rios (usa Equipamento de Infantaria e de Suporte),
  • Hospitais de Campanha (Field Hospital) aumenta a mão de obra que se reganha após as batalhas, representando soldados feridos que foram tratados devidamente e que podem voltar a lutar. Reduzem também a experiência perdida após perda de soldados (usa Camiões e Equipamento de Suporte),
  • Logistica (Logistics) reduz o consumo de mantimentos de toda a divisão (usa Camiões e Equipamento de Suporte),
  • Polícia Militar (Military Police) aumentam a supressão de revoltosos de forma a manter os insurgentes inactivos (usa Equipamento de Infantaria e de Suporte),
  • Manutenção (Maintenance) aumentam a fiabilidade dos equipamentos de uma divisão, fazendo que com seja mais improvável que seja perdido ou destruído (usa Equipamento de Suporte),
  • Comunicações (Signal) dá coordenação entre as divisões, fazendo com que planeiem os ataques mais rápido e que seja mais provável reforçarem as linhas da frente de batalha (usa Camiões e Equipamento de Suporte).

Para a Semana em Hearts of Iron 4

Na próxima semana na série A Caminho do Dia-D iremos falar de mais 5 Diários de Desenvolvimento de Hearts of Iron 4. Iremos falar de: “Preparação Industrial” (23), “Comércio” (24), “Funcionamento da Política” (25), “A Marinha” (26) e “Itália” (27).

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