zIcKpnF6bUI

Os vidros dos novos telefones não se riscam e não se partem. Será mesmo assim? E o vidro Gorilla Glass? E o Dragontrail? E o de Safira? E o iPhone? E o Apple Watch?

Recentemente vimos as principais vantagens de usar um protetor de ecrã e uma delas é protegê-lo de riscos. Há uns anos nos primeiros telefones com ecrã tátil, esses ecrãs não tinham grande qualidade, riscavam-se facilmente, via-se mal, acumulavam muitas dedadas, o toque não era muito suave, para limpar também não era fácil, até que apareceu o vidro Gorilla Glass, que era melhor em tudo.

Andar com o telefone no bolso com chaves e moedas deixou de ser um problema porque o Gorilla Glass não se riscava. Primeiro apareceu nos telefones mais caros, mas hoje está presente em muitos modelos, de muitas marcas, desde o iPhone até ao Moto E, de 100€, que analisámos recentemente.

E com isto, as películas deixaram de ser assim tão importantes e começou a surgir a ideia de que os telefones com Gorilla Glass não precisavam de película e que não se iriam riscar. Mas infelizmente, não é bem assim. E para entender melhor isto, temos de falar da Escala de Mohs.

Print

De uma forma muito simples, a escala de Mohs é uma escala de dureza relativa, que vai de 1 a 10, e cada material tem a sua dureza. O que significa que, por exemplo, o vidro, que tem uma dureza de 5,5 conseguirá riscar todos os que estão abaixo na escala, ou ao mesmo nível, mas não vai riscar os que estão acima.

O Gorilla Glass é um vidro alterado e que tem uma dureza entre 6 e meio e 7 e por isso não é riscado por moedas, nem chaves, nem unhas, o que é fantástico.

O mais duro de todos é o diamante, com uma dureza de 10 e ele risca todos, mas o único capaz de riscar o diamante, é o diamante.

O Gorilla Glass é um vidro alterado e que tem uma dureza entre 6 e meio e 7 e por isso não é riscado por moedas, nem chaves, nem unhas, o que é fantástico. No entanto, há um grande inimigo deste vidro, a areia. E um dos constituintes da areia é o Quartzo que tem uma dureza de 7, que é superior ao Gorilla Glass e que por isso risca este vidro. Claro que não basta pousar um grão de areia para riscar, mas se pousarmos o telefone virado para baixo numa superfície com areia, ou se tivermos areia nos bolsos e pusermos lá o telefone, isso pode riscar ou até mesmo a limpar com um pano, se esfregarmos a areia no ecrã, vamos riscá-lo, por isso o ideal é primeiro soprar para tirar esses grãos e só depois passar o pano com cuidado.

Haverá uma melhor opção?

Mas será que não há uma solução melhor? Há. A safira é um mineral com uma dureza de 9 na escala de Mohs, e que por isso não se risca tão facilmente. Aliás, há relógios que têm Safira que é o que lhes permite durar tantos anos, mas então porque é que não usam nos telefones? Bom, em primeiro lugar, existe uma marca de luxo que vende telefones com ecrãs de Safira, a Vertu, mas custam milhares de euros. Em segundo lugar, a Safira reduz o problema dos riscos, mas continua a ser frágil nas quedas e pode partir-se tal como um vidro Gorilla Glass.

O ano passado, por esta altura, falava-se que a Apple iria lançar o iPhone 6 com Safira, o que seria excelente, e estava praticamente confirmado, mas na altura isso não aconteceu, por vários motivos. Era mais caro e o fornecedor não conseguiu produzir a quantidade massiva necessária e com a qualidade que a Apple queria. No entanto, já há alguns anos, a câmara traseira do iPhone tem Safira a proteger, bem como o botão de menu com leitor de impressões digitais, o Touch ID, a partir do iPhone 5S. Também o Apple Watch tem vidro de Safira, exceto o modelo mais barato, o Sport, que tem dureza de cerca de 8 e por isso é mais fácil de riscar, mas mesmo assim parece ser um pouco melhor que o Gorilla Glass.

Em conclusão

O vidro Gorilla Glass risca-se? Sim, mas é melhor que muitos outros e tem vindo a melhorar em cada geração e já vai na 4ª.

Mas mesmo assim continua a ser relativamente fácil de se partir numa queda. E a consequência é que esteticamente não é bonito e não deixa ver bem o conteúdo do ecrã. E se tiver vidros soltos podemos cortar-nos. Tal como aconteceu com este Nokia, que se vê no vídeo, numa queda só, e tem Gorilla Glass.

A recomendação, independentemente do vidro que têm, é de usar uma película protetora, e mais especificamente uma de vidro temperado, que é um pouco mais cara, mas normalmente tem um toque mais suave e é mais resistente a riscos. Além disso, se o telefone cair, vai partir esta película de vidro, que se pode substituir facilmente por outra e manter assim o ecrã do telefone intacto. E claro não se esqueçam de usar capa também. E isto é válido tanto para o Gorilla Glass como para o dragontrail que são idênticos e para todos os outros vidros.

Se quiserem saber mais sobre este tema vou deixar links, no final deste artigo, com informação sobre a escala de Mohs, a dureza dos materiais, constituição e processo de fabrico do Gorilla Glass, porque é que os vidros partem, Apple Watch, etc.

E vocês, depois disto vão começar a usar película, ou preferem não pôr nada sobre o ecrã? E porquê? Partilhem connosco as vossas opiniões nos comentários, gostava de saber qual é a vossa ideia sobre este tema.

 

Links úteis:

Como é feito o Gorilla Glass? http://www.corninggorillaglass.com/en/technology/how-its-made

Película da Corning no Gorilla Glass: http://www.corninggorillaglass.com/uploads/kcfinder/files/WP_Easy_to_Clean_Surfaces.pdf

Vídeo de queda do Samsung Galaxy Alpha com Gorilla Glass 4: https://youtu.be/LT9B5buxcXU?t=2m28s

Vídeo com mais detalhes sobre o vidro Gorilla Glass: https://www.youtube.com/watch?v=9FJUD5WB_ko

Vídeo da Corning a explicar porque é que o vidro parte: http://www.corninggorillaglass.com/en/videos/21

Gorilla Glass 4 resiste 2x mais a quedas: http://www.corninggorillaglass.com/en/videos/85

Gorilla Glass tende a rachar menos à volta de um risco: http://www.corninggorillaglass.com/en/videos/22

Escala de Mohs: http://www.oakton.edu/user/4/billtong/eas100lab/hardness.htm

Vertu: http://www.vertu.com/pt/en/home

Vidro do Apple Watch: http://www.consumerreports.org/cro/news/2015/04/the-science-behind-smartwatch-scratch-resistance/index.htm#mohs

Artigo da ZTE, Gorilla Glass vs Sapphire: http://wwwen.zte.com.cn/endata/magazine/mobileworld/2014/4/articles/201409/t20140903_426941.html

No more articles