Genshin cover

Genshin Impact – O problema da Original Resin que está a afastar os jogadores

Genshin Impact é sem dúvida uma das surpresas do ano, para mim. Já meti muitas dezenas de horas no jogo e simplesmente não me consigo fartar.

Infelizmente, apesar das primeiras 30-40 horas serem absolutamente incríveis, quando atingem o rank 35 da vossa conta, o jogo puxa o travão de mão e limita o vosso grind de forma quase ridícula.

O problema encontra-se no material chamado Original Resin que de certa forma funciona como um sistema de energia, algo comum em jogos Gacha, mas que me parece muito mal implementado em Genshin Impact ainda por cima quando tudo no jogo dá a entender que podem jogar o quanto quiserem.

O conceito deste material é que têm 120 para gastar e vai recarregando ao longo do tempo. Precisam de cerca de 8 minutos para recuperar 1 Original Resin.

Infelizmente, tudo no jogo que sirva para progredir os personagens requer quantidades astronómicas de Original Resin. Vejamos alguns exemplos:

Recentemente consegui adquirir o Diluc na banner permanente. Sendo um personagem de 5 estrelas, obviamente que quis adicioná-lo rapidamente à minha equipa. Como a partir de nível 35 o World Level sobe para 4, a maioria dos inimigos encontram-se acima de nível 50 e os bosses acima de nível 60.

Genshin Diluc

As primeiras ascensões foram bastante fáceis, ainda tinha muitos materiais básicos guardados visto que deixei de progredir com a maioria dos personagens que tinha, tendo-me focado em 4 ou 5 principais nas últimas semanas.

O evento do Elemental Crucible foi excelente para obter livros de experiência e colocar os personagens que mais uso a nível 60 e ainda sobraram alguns para o Diluc.

No entanto surgiu aí o primeiro obstáculo. Fiquei sem Mora, o dinheiro do jogo. Não há problema, pois existe um desafio que permite obter uma boa quantidade de Mora. Agora tenho Mora com fartura, mas não tenho livros de experiência. Não há problema porque também existe um desafio que permite obter este material.

Cada desafio destes custa 20 Original Resin para receber as recompensas, portanto no meu nível consigo 264,000 Mora ou no máximo 18 livros roxos de experiência e 42 livros azuis.

genshin resin 5

Se focar um dia inteiro para estes dois materiais, consigo o suficiente para subir o meu personagem para o nível que quero.

O problema vem a seguir. Para ascender um personagem, não precisam apenas de chegar ao nível certo, precisam de materiais para tal. O total são 4 materiais diferentes e 2 deles podem ser obtidos sem problema no mundo de jogo, sem necessitar de Original Resin. No entanto os outros 2 são uma história diferente.

genshin resin 3

Para ascender o Diluc para a próxima fase, preciso de 3 cristais dos personagens de Pyro e 8 Everflame Seed. Ambos são itens que podem obter ao derrotar o boss Pyro Regisvine, mas infelizmente precisam de 40 Original Resin para obter as recompensas e se tiverem sorte conseguem logo um cristal da raridade certa e mais que uma Everflame Seed, mas no pior caso vão ter de derrotar 8 vezes este boss.

Isto significa, que nesse caso, vão precisar de pelo menos 320 Original Resin, ou seja cerca de 2 dias e meio apenas para obter este material.

Genshin Resin 6

Para ajudar, se quiserem tornar o vosso personagem ainda mais forte, não basta ascendê-lo. Têm de aumentar os níveis das vossas armas. Para tal, precisam de obter materiais que estão bloqueados aos vários Domínios. Estes domínios mudam diariamente e precisam de 40 Original Resin para obter cerca de 2-3 materiais da raridade que precisam.

genshin resin 4

Esta espada precisa de 3 Myst Veiled Gold Elixir, que apenas pode ser obtido na versão de nível 59 do Domain of Forgery. Isto significa ter de dedicar toda a Original Resin de um único dia exclusivamente para esta arma.

Além de ascender o personagem e as armas, ainda existem os talentos de cada personagem, que podem subir sempre que os ascendem a uma nova fase.

Genshin resin 8

Cada talento requer livros específicos e a única forma de obter estes livros, é em domínios tal como acontece com os materiais das armas.

Genshin Resin 7

Este problema acentua-se quando os personagens que mais usam usam todos os mesmos livros de talentos ou materiais das armas. Para piorar as coisas, o custo de ascender armas e personagens, ou subir os níveis dos talentos aumenta a cada fase, o que significa semanas para progredir com um único personagem.

Se estão a tentar progredir no vosso Battle Pass ao máximo, existem duas missões semanais que envolvem derrotar 2 bosses especiais. O problema, é que cada um destes bosses requer 60(!) Original Resin para recolher as recompensas.

Genshin resin 2

Obviamente que podem não recolher as recompensas e simplesmente derrotá-los para obter a missão, mas sejamos francos, ninguém vai derrotar os dois bosses mais difíceis do jogo sem receber nada em troca.

Para colmatar este problema, de certa forma claro, existe um material chamado Fragile Resin que permite recuperar 60 Original Resin por cada uso. Infelizmente, apenas recebem este material (e apenas 1 de cada vez) sempre que sobem o vosso Adventure Rank. Caso contrário, se quiserem recuperar Original Resin, têm de entrar com Primogems, e o custo aumenta cada vez que o façam.

É aqui que está a jogada. Se gastarem primogems em Original Resin, não o podem gastar em Wishes para obter novas armas ou personagens, pelo que terão de gastar dinheiro real para o fazer.

No entanto, esta mentalidade está errada (por vários fatores) principalmente porque a maioria dos jogadores simplesmente vai abandonar o jogo pois vai ser quase impossível progredir com os personagens. De que adianta fazer Wishes e obter personagens e armas, se depois não os posso evoluir?

No meu caso, tenho alguns personagens que ainda nem lhes toquei, simplesmente porque não tenho recursos para os evoluir.

Como melhorar este sistema?

Sinceramente, este sistema de Original Resin podia pura e simplesmente ser retirado do jogo. Com a quantidade de personagens disponíveis atualmente e dado os custos de os evoluir, assim como as armas e talentos, podia jogar este jogo quase 24 horas por dia e demoraria semanas a ter os personagens a nível máximo.

Entretanto surgiriam novas banners com personagens e o ciclo continuaria.

Como isto não parece ser opção, diria que a alternativa seria reduzir para metade ou um terço o custo atual de Original Resin, o custo de a recuperar usando Primogems devia ser fixo nos 50 (o valor inicial) e os bosses do jogo deviam ter uma probabilidade de dar Fragile Resin nas suas recompensas.

Com estas mudanças, o grind seria muito menos opressivo e os jogadores provavelmente teriam maior probabilidade de gastar dinheiro em Wishes, sabendo que poderiam evoluir qualquer personagem nova que recebessem.

Your email address will not be published. Required fields are marked *